Acre
Com Comissão da Saúde, deputada Eliane Sinhasique fiscaliza hospitais do Juruá
A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) está no Juruá, com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para fiscalizar unidades de saúde dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Acompanhada dos deputados Raimundinho da Saúde (PTN) e Jenilson Lopes (PCdoB), Eliane Sinhasique já passou pelo Hospital do Juruá, pelo Hospital Dermatológico e pela Maternidade do Juruá.
Durante visita à Maternidade do Juruá, a parlamentar constatou que material coletado para análises não está sendo enviando para laboratório. “Encontrei aqui um monte de material recolhido para fazer biópsia amontoados num canto da ala cirúrgica que não são enviados para os laboratórios para serem examinados”, declarou a parlamentar.
Eliane considera grave que esse material não tenha sido enviado para exame. “Tem material com até um ano que está aqui. Tumores e úteros que precisam ser examinados para que se diagnostique se são malignos ou benignos, para que essas mulheres possam dar continuidade ao tratamento”.
A deputada pediu também a instalação de um aparelho de Raio X que está há 6 meses encaixotado no Hospital do Juruá. “No momento, há apenas um aparelho. É necessário que se faça a instalação de mais esse aparelho para que a demanda do Hospital seja atendida”.
A parlamentar disse que o Hospital possui uma boa estrutura física, mas carece de profissionais de saúde. “A reclamação dos pacientes é que faltam profissionais de saúde para atender a demanda que é grande. O Hospital do Juruá, que é referência na região, atende os municípios vizinhos”.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.