Conecte-se conosco

Acre

Com cerca de 40 mil visitantes, carnaval fora de época em Brasiléia superou expectativas

Publicado

em

Foto tirada no segunda dia, antes da meia-noite, já mostrava a praça central quase lotada.

Alexandre Lima

O Município de Brasiléia comemorou oficialmente nesta segunda-feira, dia 03 de julho, o aniversário de 107 anos de emancipação política. Sob a administração da prefeita Fernanda Hassem, do vice-prefeito Carlinho do Pelado e uma grande equipe, uma nova vida já pode ser vista em seis meses de administração.

Prefeita Fernanda Hassem resgatou cultura esquecida a décadas em Brasileia.

A prova de fogo, se pode dizer, ficou a cargo da festa que se iniciou a mais de duas décadas e se tornou uma das maiores realizadas no interior do Estado do Acre, onde se reúne mais de 30 mil pessoas que vem de quase todo o Acre, além de visitantes de estados vizinhos, e países como o Peru e Bolívia.

A econômica local foi aquecida nas mais diversas áreas, como hotéis, restaurantes, bares, barracas de bebidas, taxis e mototaxis, entre outros serviços que geraram renda direta e indireta. Se junta aí, o pagamento do Município com parte do 13º salário, que injetou cerca de R$ 2,2 milhões de reais.

Neste início de ano de 2017, emendas para obras que quase foram perdidas por incompetência administrativa de gestões passadas, retornaram e foram aplicadas em tempo hábil para alegria de munícipes que vinham vivendo entre a poeira do verão e a lama do inverno.

O resgate da cultura local também está recebendo um olhar especial. Como uma simples alvorada, que passou por ruas históricas como a Major Salinas, mais conhecida como “Rua da Goiaba”, onde os moradores foram acordados ao som da banda marcial da Polícia Militar do Acre, até a avenida Manoel Marino Montes, parte alta da cidade.

Importante destacar a parceria com instituições importantes como o SEBRAE, Governo do Acre e empresas privadas, que juntaram forças para que a maior festa popular da regional do Alto Acre, pudesse acontecer da melhor maneira possível.

Segundo foi levantado, por parte da segurança pública, os índices apontam para um saldo considerado positivo, com baixo número de pessoas detidas, grande maioria por causa do alto consumo de álcool. Segundo o Capitão da PM, Velasques, o trabalho conjunto entre PM, Polícia Civil e seguranças particulares, foram o diferencial para anular as intenções de pessoas que visaram o lado negativo, e não a folia.

Banda É o Tchan iniciou as festividades…

A estimativa nos três dias de festa, se acredita que o público que passou pela praça Ugo Poli em Brasiléia, pode ter chegado a 40 mil pessoas, superando anos anteriores e quebrando um novo recorde.

Até o momento, nenhum sinistro foi registrado na BR 317 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde mostra que os turistas tomaram a devida precaução, afim de evitar acidentes. Por parte do Departamento de Transito do Acre (Detran), algumas ocorrências corriqueiras por parte programa ‘Álcool Zero’. Mesmo com campanhas de conscientização, alguns motoristas teimaram em dirigir após ingerir bebida alcoólica.

Ouça entrevista com o oficial da PM/Acre, durante entrevista com o Fernando Oliveira.

Com a vocalista da banda Cheiro de Amor, no segundo dia de festa…

Imprensa acreana se fez presente durante o Carnaval 2017.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois assaltos à mão armada em sequência deixam moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Crimes ocorreram em curto intervalo de tempo e levantam suspeita de ligação; motocicletas roubadas foram recuperadas

Uma sequência de assaltos à mão armada registrada na noite deste domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro em estado de alerta, especialmente nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo. As ações criminosas ocorreram em um curto intervalo de tempo e levantaram suspeitas de possível ligação entre os casos. Apesar da tensão, as motocicletas roubadas foram posteriormente recuperadas.

O primeiro caso aconteceu por volta das 20h, na rua do extinto Parque Ecológico, no bairro Thaumaturgo. De acordo com informações, a vítima havia ido até a casa do sogro, que se recupera de um procedimento cirúrgico, para que sua esposa realizasse um curativo. Durante esse período, a motocicleta foi deixada estacionada na beira da rua.

Em poucos minutos, criminosos invadiram o quintal da residência, surpreenderam a vítima e a renderam sob ameaça de arma de fogo, apontada diretamente para a cabeça. Os assaltantes exigiram a chave do veículo e também levaram a carteira com uma quantia em dinheiro. A motocicleta roubada é uma Honda Bros 160, de cor branca com detalhes em vermelho, placa QLZ7G22. Após a ação, os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado.

Pouco tempo depois, por volta das 20h30, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão. Desta vez, os criminosos invadiram a residência de uma professora, onde renderam as vítimas e subtraíram diversos bens. Entre os itens levados estão uma motocicleta Honda Biz de cor branca, um aparelho celular do tipo iPhone, além de outros objetos pessoais.

A proximidade de horário e o modo de atuação dos criminosos aumentaram a preocupação dos moradores e levantaram a hipótese de que os crimes possam ter sido praticados pelo mesmo grupo. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial sobre a ligação entre os casos, nem sobre a identidade dos suspeitos.

Apesar disso, as duas motocicletas roubadas nas ocorrências foram recuperadas, o que traz um alívio parcial às vítimas. Ainda não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias das recuperações.

As autoridades policiais seguem investigando os casos, com o objetivo de identificar e localizar os responsáveis. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas aos crimes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criminosos arrombam supermercado e furtam mercadorias em Tarauacá

Publicado

em

Estabelecimento foi invadido durante a madrugada; prejuízo ainda está sendo calculado pelo proprietário

Criminosos invadiram e furtaram mercadorias do Supermercado Maria Clara, localizado nas proximidades do Mercado Público de Tarauacá, na madrugada desta segunda-feira (23).

De acordo com as informações, indivíduos encapuzados arrombaram o estabelecimento e levaram bebidas e outros produtos. O crime ocorreu com o local fechado, o que facilitou a ação dos suspeitos.

O proprietário do supermercado, identificado como Cleumar, ainda realiza o levantamento dos prejuízos. Até o momento, não há estimativa do valor das perdas.

A Polícia foi acionada e iniciou as investigações para identificar os autores. Imagens de câmeras de segurança da região devem auxiliar no trabalho das autoridades.

O Supermercado Maria Clara já havia sido alvo de arrombamento anteriormente, o que aumenta a preocupação de comerciantes da área central com a recorrência desse tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo