Acre
Com cerca de 40 mil visitantes, carnaval fora de época em Brasiléia superou expectativas
Alexandre Lima
O Município de Brasiléia comemorou oficialmente nesta segunda-feira, dia 03 de julho, o aniversário de 107 anos de emancipação política. Sob a administração da prefeita Fernanda Hassem, do vice-prefeito Carlinho do Pelado e uma grande equipe, uma nova vida já pode ser vista em seis meses de administração.
A prova de fogo, se pode dizer, ficou a cargo da festa que se iniciou a mais de duas décadas e se tornou uma das maiores realizadas no interior do Estado do Acre, onde se reúne mais de 30 mil pessoas que vem de quase todo o Acre, além de visitantes de estados vizinhos, e países como o Peru e Bolívia.
A econômica local foi aquecida nas mais diversas áreas, como hotéis, restaurantes, bares, barracas de bebidas, taxis e mototaxis, entre outros serviços que geraram renda direta e indireta. Se junta aí, o pagamento do Município com parte do 13º salário, que injetou cerca de R$ 2,2 milhões de reais.
Neste início de ano de 2017, emendas para obras que quase foram perdidas por incompetência administrativa de gestões passadas, retornaram e foram aplicadas em tempo hábil para alegria de munícipes que vinham vivendo entre a poeira do verão e a lama do inverno.
O resgate da cultura local também está recebendo um olhar especial. Como uma simples alvorada, que passou por ruas históricas como a Major Salinas, mais conhecida como “Rua da Goiaba”, onde os moradores foram acordados ao som da banda marcial da Polícia Militar do Acre, até a avenida Manoel Marino Montes, parte alta da cidade.
Importante destacar a parceria com instituições importantes como o SEBRAE, Governo do Acre e empresas privadas, que juntaram forças para que a maior festa popular da regional do Alto Acre, pudesse acontecer da melhor maneira possível.
Segundo foi levantado, por parte da segurança pública, os índices apontam para um saldo considerado positivo, com baixo número de pessoas detidas, grande maioria por causa do alto consumo de álcool. Segundo o Capitão da PM, Velasques, o trabalho conjunto entre PM, Polícia Civil e seguranças particulares, foram o diferencial para anular as intenções de pessoas que visaram o lado negativo, e não a folia.
A estimativa nos três dias de festa, se acredita que o público que passou pela praça Ugo Poli em Brasiléia, pode ter chegado a 40 mil pessoas, superando anos anteriores e quebrando um novo recorde.
Até o momento, nenhum sinistro foi registrado na BR 317 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde mostra que os turistas tomaram a devida precaução, afim de evitar acidentes. Por parte do Departamento de Transito do Acre (Detran), algumas ocorrências corriqueiras por parte programa ‘Álcool Zero’. Mesmo com campanhas de conscientização, alguns motoristas teimaram em dirigir após ingerir bebida alcoólica.
Ouça entrevista com o oficial da PM/Acre, durante entrevista com o Fernando Oliveira.
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.
Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.
O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.
Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.
A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.
Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.
A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.
No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.
Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.
“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.
A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.
Comentários
Acre
Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB
O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.
“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.
Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.























































Você precisa fazer login para comentar.