Cotidiano
Com apoio do Estado, acreano Pedro Antunes rompe barreiras e conquista visibilidade no automobilismo nacional
Desde muito pequeno, ele deu sinais de interesse pelo esporte automotivo e atualmente Pedro Antunes, com apenas 17 anos, está ganhando visibilidade no automobilismo nacional.
Alcançando a sexta vitória na última etapa do Campeonato Paulista da Fórmula FVee, realizada no domingo, 18, na pista de Interlagos, em São Paulo (SP), Pedro é líder absoluto da categoria júnior e está em terceiro lugar na competição geral, disputada com pilotos de todas as idades.
Rogério, o pai, conta como tudo começou: “Quando ele tinha dois anos, comprei um carrinho elétrico na Bolívia, entreguei pra ele e saí para trabalhar. Quando voltei, já estava fazendo manobras e foi aí que percebi que o menino tinha futuro”.
Também presidente do Clube de Kart do Acre, Rogério Antunes acompanha o filho em todas as competições e também gerencia sua carreira. “Meu pai sempre investiu muito em mim”, confirma o piloto.

Rogério Antunes sempre incentivou a carreira do filho. Foto: Neto Lucena/Secom
Incentivo do governo
Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Pedro recebe apoio do governo do Acre com o custeio das passagens aéreas para sua participação nas etapas da FVee, em São Paulo.

Piloto acreano é destaque no campeonato paulista. Foto: Fernando Santos/Assessoria FVee
O secretário de Educação, Aberson Carvalho, afirma que o próprio governador Gladson Cameli autorizou o suporte ao atleta. “É muito importante que o Estado garanta a esse jovem competitividade na área automobilística. Ficamos muito felizes com os resultados e estamos na torcida, confiantes de que no fim do ano ele traga o título nacional para o nosso estado”, encoraja Carvalho.

Pedro leva a bandeira do Acre e a logo do governo para suas corridas e vitórias. Foto: Fernando Santos/Comunicação FVee
Pedro conta também com o patrocínio de duas empresas locais. Porém, os recursos ainda são insuficientes para todas os gastos. “Temos despesas com taxa de inscrição, estadia, alimentação e aluguel do carro, entre outras”, contabiliza o pai.

O piloto Pedro, em mais uma etapa da FVee. Foto: Fernando Santos/Comunicação FVee
“Eu tenho o sonho de chegar à Fórmula 1 e sei que é possível, porque muitos pilotos da FVee chegaram ao topo do automobilismo brasileiro”, afirma Pedro Antunes.
História de evolução
Aos seis anos, Pedro começou pilotando kart, em uma pista esportiva de Rio Branco. “Ele tinha que colocar almofadas pra conseguir se adaptar ao kart”, lembra o pai.
Em 2014, aos oito anos de idade e com poucos dias de treino, participou da primeira competição e já subiu ao pódio, ficando em 3º lugar geral no Campeonato Paulista, realizado no kartódromo da Granja Viana, em São Paulo.

Pedro pratica kart em uma pista esportiva de Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom
“Na primeira corrida desse campeonato, estava chovendo muito e nem eu acreditava que ia conseguir, mas quando já estávamos indo embora, chamaram o meu nome para o pódio”, relata Pedro.
A partir dessa primeira conquista, o piloto começou a colecionar troféus em competições por todo o país.

Pedro coleciona troféus de várias competições de kart e fórmula FVee. Foto: Neto Lucena/Secom
Sem muitos recursos, Pedro treina em casa, com um simulador que seu pai mandou fazer. Além disso, ele tem uma alimentação balanceada e pratica atividades físicas regularmente. “Ele é muito focado”, conta Rogério.

O treino é realizado por meio de simulador caseiro. Foto: Arquivo pessoal
Garoto-revelação
Considerado garoto-revelação pelos organizadores do Campeonato Paulista da Fórmula FVee, Pedro vem acumulando vitórias em todas as etapas da disputa.
A FVee é uma competição de menor custo no automobilismo nacional e já revelou talentos como Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. “A FVee é um caminho de chegada para a Fórmula 4”, explica Rogério.

Pedro acaba de estrear seu novo macacão, com as cores da bandeira do Acre. Foto: divulgação FVee
Em julho, haverá uma nova etapa do campeonato, cujo encerramento está previsto para dezembro.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.









Você precisa fazer login para comentar.