fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Com ajuda da FAB, pacientes do Acre recebem fígados de doadores de Palmas e Goiânia

Publicado

em

Equipes da Fundação Hospitalar do Acre fizeram os procedimentos entre sábado (23) e domingo (24). Órgãos foram trazidos para a capital Rio Branco em voos da FAB. Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado nesta terça-feira (26).

Equipes da Fundação Hospitalar do Acre fizeram os procedimentos entre sábado (23) e domingo (24) — Foto: Arquivo/Fundhacre

Dois pacientes da Fundação Hospitalar do Acre, em Rio Branco, que precisavam de um fígado para sobreviver, saíram da fila de transplante entre o último sábado (23) e esse domingo (24). Os órgãos foram trazidos para a capital do Acre com ajuda das equipes da Força Aérea Brasileira (FAB).

Um dos doadores era de Palmas (TO) e o segundo de Goiânia (GO). Os transplantes foram feitos pelas da Fundação Hospital Estadual (Fundhacre). Os pacientes seguem em recuperação na unidade de saúde.

Os dois pacientes sofriam de cirrose hepática por vírus da hepatite B e Delta (CH VHB). Um deles tem 41 anos, é natural de Boca do Acre, no Amazonas, e está na capital acreana há seis meses em tratamento. O outro tem 35 anos, mora em Porto Velho, e chegou em Rio Branco em estado grave há um mês.

Apenas esse ano, as equipes da Fundhacre já fizeram 14 transplantes de ano. “Foi um final de semana exaustivo, de muito trabalho, mas que compensou imensamente porque a gente ver o resultado de dois pacientes transplantados e indo bem. A equipe está imensamente feliz em fazer dois transplantes de fígado na sequência e com logísticas extremamente difíceis. Foram doadores de dois estados diferentes”, explicou a coordenadora do Programa de Transplantes da Fundhacre, Valéria Monteiro.

Transplantes

 

O primeiro paciente a ser submetido ao procedimento foi o homem de 41 anos. A equipe foi notificada pela Central Estadual de Transplantes, na sexta-feira (22), de que havia um órgão disponível na capital do estado de Tocantins.

Uma equipe da unidade de saúde de Rio Branco foi para Palmas fazer a captação do órgão na madrugada de sábado (23). Os profissionais retornaram para a capital acreana em um avião da FAB nas primeiras horas da manhã de sábado.

“A gente mobilizou toda uma equipe, inclusive um cirurgião de São Paulo que se deslocou para Palmas e, graças ao apoio da Força Aérea Brasileira, conseguiu transportar tanto o médico quanto o fígado para o Acre. Chegaram no Acre nas primeiras horas de sábado e a gente fez o primeiro transplante”, relembrou.

Ainda na manhã de sábado, os profissionais da Fundhacre receberam outra notificação de uma doação de fígado de um paciente de Goiânia. A equipe foi para a cidade goiana em um voo comercial, o órgão foi captado na madrugada de domingo e chegou em Rio Branco pela manhã também em um voo da FAB.

“A gente viabilizou uma terceira equipe para acompanhar, havia um prazo para entrega do corpo [do doador] e tivemos que nos desdobrar. Estávamos terminando um transplante, mobilizamos outra equipe para ir fazer a captação. Tivemos dificuldades para chegar em tempo viável porque o fígado tem um tempo de isquemia de 12 horas, que é o tempo que temos da captação para o implante”, destacou.

O segundo transplante foi concluído às 17h desse domingo. Os dois pacientes se recuperam bem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundhacre. “Os pacientes estão com boa evolução na UTI, com o fígado em sinal de funcionamento, então, apesar de um trabalho árduo, ininterrupto, a equipe está muito feliz. Um transplante para acontecer passa por muitas mãos, desde a equipe de assistência, o apoio, a gestão do hospital que viabiliza o que a gente precisa”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM recupera escavadeira no bairro Alto Alegre

Publicado

em

PM localiza escavadeira por suposto furto, no bairro Alto Alegre, nesta quarta-feira, 30.

Segundo informações repassadas a uma equipe policial do 3º BPM, uma escavadeira estaria sendo furtada em um caminhão prancha. Os militares solicitaram apoio às demais guarnições de serviço, que imediatamente se dirigiram ao local da ocorrência. Ao chegarem, os policiais interceptaram o caminhão prancha e uma camionete Amarok.

Segundo os supostos autores, eles haviam negociado o veículo com outro homem, que garantiu transferir o documento após receber uma quantia em dinheiro que havia sido anteriormente acordado. Diante dos fatos, os policiais levaram as partes à delegacia, para esclarecimento dos fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende assaltante em parada de ônibus

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu um homem durante assalto a um casal que estava em uma parada de ônibus, na Avenida Getúlio Vargas, na manhã desta quinta-feira, 30. Os militares também apreenderam uma arma de fogo de fabricação caseira, utilizada na ação criminosa.

Durante patrulhamento, uma equipe policial do 1 ª BPM foi surpreendida por uma pessoa que transitava na rua. Segundo a denúncia, um homem estaria em luta corporal com uma pessoa vítima de assalto, em uma parada de ônibus nas proximidades do banco Bradesco. Colhidas as informações, os militares dirigiram-se ao local.

Na situação, os militares encontraram o assaltante em luta corporal com a vítima na parada de ônibus. Imediatamente a guarnição deteu o criminoso. Os militares também localizaram uma arma de fogo caseira do tipo garrucha, utilizada pelos criminosos. Segundo o relato das vítimas, um casal se aproximou deles em uma motocicleta e anunciou o assalto. Nesse momento, o homem entrou em luta corporal com o criminoso, enquanto a comparsa fugia do local.

Diante dos fatos, os policiais deram voz de prisão ao criminoso, que foi conduzido à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), com a arma apreendida, para prosseguimentos das medidas legais cabíveis aos fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Detento vai a júri popular acusado de executar adolescente com 10 tiros em Rio Branco

Publicado

em

Juan Alves da Silva responde por homicídio ocorrido em janeiro de 2024; vítima tinha apenas 16 anos

O detento Juan Alves da Silva será julgado nesta quinta-feira, 31, pelo Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar, no Fórum Criminal de Rio Branco. Ele é acusado de assassinar o adolescente Andriel Oliveira da Silva, de 16 anos, em um crime considerado brutal, ocorrido no início de 2024.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, o crime ocorreu na noite do dia 4 de janeiro, no residencial Rosalinda, no 2º Distrito da capital. Andriel foi surpreendido por criminosos em frente à casa de familiares e alvejado com pelo menos 10 tiros à queima-roupa. Juan Alves da Silva foi apontado pelas investigações como o autor direto dos disparos.

Mesmo após ser socorrido por parentes, o jovem não resistiu aos ferimentos. A motivação do crime, de acordo com o inquérito policial, teria sido o término do relacionamento da vítima com uma adolescente que mantinha amizade com o suposto mandante do homicídio.

Juan foi preso cerca de um mês após o crime, durante as diligências da equipe da Delegacia de Homicídios, e aguarda o julgamento detido. O caso gerou grande comoção pela violência e pela idade da vítima, e será agora submetido à análise do Tribunal do Júri.

Comentários

Continue lendo