Geral
Com a presença do governador Gladson Cameli, mais de mil alunos se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou, nesta sexta-feira, 1.093 alunos de escolas públicas do Acre. A comemoração, que ocorreu na Igreja Batista do Bosque, contou com a presença do governador Gladson Cameli, que fez questão de destacar a importância dessa iniciativa da Polícia Militar do Acre (PM-AC) para as crianças e jovens do estado.

Mais de mil alunos formaram no Proerd nesta sexta-feira, 13. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Não é só reprimir, não é só cobrar. É fazer um trabalho desde a infância, a adolescência, para que a gente possa dizer, de fato, não às drogas, e pensar em um país melhor. Isso é dar oportunidade para esses jovens, pois são o nosso futuro, e o futuro começa a partir do presente”, falou o governador.
O Proerd já formou, desde a sua implantação, mais de 210 mil estudantes em todo o estado. Desta vez, a formação alcançou 17 escolas da rede pública de ensino, totalizando mais de mil alunos que estão finalizando o 5º ano do ensino fundamental I.
A iniciativa da PM é voltada para a prevenção ao uso de drogas e à prática da violência, com atividades educativas e dinâmicas em sala de aula. Originalmente pensado em atender às escolas públicas, a PM decidiu estender o programa, durante a pandemia, também para as escolas particulares.
A tenente-coronel Ana Cássia Monteiro, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, fala do impacto desse programa na mudança social.
“Tem uma importância de prevenção primária. Nós entramos nas escolas como uma estratégia de aproximação da comunidade escolar e educamos e ensinamos crianças e adolescentes a dizer não às drogas, trabalhando dentro de uma perspectiva de parceria com a comunidade”, disse.
Ao longo dos anos, o Proerd se tornou referência no Acre, reconhecido nacionalmente pela atuação preventiva nas escolas e pela função social relevante que desempenha para a sociedade acreana.

Programa aproxima polícia da comunidade, destaca comandante-geral. Foto: Diego Gurgel/Secom
A comandante-geral da PM, coronel Marta Renata Freitas, reforça que o Proerd está inserido dentro de estratégias institucionais usadas para que a PM cumpra seu papel social. “Cuidar das crianças é cuidar do nosso futuro. Nós alcançamos, este ano, 12 municípios. Expandimos também o nosso programa para o ensino médio, que anteriormente nós só tínhamos no ciclo de 5º e 7º anos. Então, essa satisfação é maior para nós quando conseguimos ofertar esse serviço preventivo, de proximidade com a comunidade escolar.
A cerimônia seguiu com a presença do mascote do programa, entrega de medalhas para alunos que fizeram a melhor redação sobre o Proerd.
Para Júlia Gabrielly Barroso, de 11 anos, estudante da escola João Paulo II, foi a oportunidade de aprender mais. “Eu amei todo o programa. Tive muitas informações e aprendi muito sobre a vida”, relatou.
Já Afonso Américo Neto, de 10 anos, demonstrou estar muito feliz e revelou que se tornou fã do programa. “Por mim, eu fazia esse programa a minha vida toda”, completou.
Além dos 12 locais fixos onde as atividades ocorrem, há também o Proerd itinerante, que atende comunidades mais distantes e também indígenas. Para ampliar esse alcance, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) é uma parceira imprescindível.

Governador destacou que o projeto muda vidas e impacta na mudança social. Foto: Diego Gurgel/Secom
Presente na solenidade, o secretário de Educação e Cultura do Acre, Aberson Carvalho, enfatizou a importância dessa conscientização dentro do ambiente escolar. “O Proerd é fundamental na construção dos nossos jovens. A campanha que nós fazemos a favor do Proerd é da ampliação, da extensão das ações do Proerd, para garantir essa melhor formação de cidadãos e das nossas autoridades”, pontuou.
Raiane Bereta, mãe de uma aluna que estava formando, falou que as ações também ajudam os pais.
“Eu fiz o Proerd e falava para a minha filha. É muito importante, não só para as crianças, mas também para os pais, porque nos ajuda a lidar com problemas”, relatou.
O governador foi lembrado como um grande parceiro e incentivador desse projeto. A coronel Marta Renata relembrou, ainda, que as metas estão sendo alcançadas com a ajuda e união de toda a equipe governamental. Após acompanhar todos os relatos, emocionado, o governador se dirigiu às crianças e pediu que se tornassem multiplicadores dos ensinamentos.
“Peço que vocês não deixem de sonhar. A maior fortuna que um pai pode deixar para o filho é as condições de estudar, porque ninguém vai tirar. Agradeço a cada pessoa que se empenhou e se dedicou em promover ações como essa. Cada um de vocês é fundamental para que possamos construir essa ponte de paz, união e melhoria na vida das pessoas”.
A formatura encerrou com os mais de mil alunos cantando junto com o governador: “Proerd é o programa, Proerd é a solução. Lutando contra as drogas, ensinando a dizer não”.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC





















Você precisa fazer login para comentar.