Conecte-se conosco

Geral

Com a Missão Operação Gota, governo leva vacinação às comunidades isoladas no Acre

Publicado

em

Ofertar às populações residentes de áreas ribeirinhas, quilombolas e indígenas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação é um desafio, principalmente por estarem localizadas, na maioria das vezes, em áreas de difícil acesso geográfico.

Nas regiões extremas do Juruá e do Baixo Acre o acesso por via terrestre é inexistente. Foto: Luan Martins/Sesacre

Buscando reforçar a imunização dessas comunidades, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem realizando, durante todo o mês de julho, mais uma edição da Missão Operação Gota. A estimativa é que, até o final da operação, mais de 3 mil pessoas sejam vacinadas.

“Retomar as altas coberturas vacinais é prioridade do governo. Trabalhar a prevenção, mesmo em comunidades isoladas, é imprescindível para a manutenção da saúde pública. Não estamos levando apenas vacinas para essas pessoas, mas cidadania e qualidade de vida”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinas estão sendo disponibilizados durante a missão. Foto: Luan Martins/Sesacre

A iniciativa é uma estratégia do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Sesacre, em parceria com as secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS), além da cooperação do Ministério da Defesa (MD), por meio de um termo de cooperação técnica, para utilização de horas-voo.

Durante a operação, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoará cerca de 50 comunidades de difícil acesso, nos municípios de Sena Madureira, Capixaba, Tarauacá, Feijó, Jordão, Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Atualmente, a ação abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá e Pará. Foto: Luan Martins/Sesacre

“A ação é importante para prevenir doenças e impedir que voltem a circular novamente aquelas que já foram erradicadas. O nosso esforço, somado ao das prefeituras e das Forças Armadas, é para que essas populações sejam atingidas pelo esquema vacinal”, destaca Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

MPAC obtém condenação de réu por homicídio na zona rural de Sena Madureira

Publicado

em

Lucas Gomes Vaz foi sentenciado por matar Antônio Assunção da Silva com golpes de machado em 2022

O Ministério Público do Estado do Acre, por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira, obteve a condenação de Lucas Gomes Vaz pelo crime de homicídio simples contra Antônio Assunção da Silva.

De acordo com a denúncia apresentada pelo MPAC, o crime ocorreu na madrugada de 11 de setembro de 2022, na zona rural do município. Réu e vítima ingeriam bebida alcoólica quando o acusado atacou a vítima com golpes de machado, que resultaram na morte.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público, reconhecendo a materialidade do crime e a autoria por parte do réu, afastando a possibilidade de absolvição. Também foi fixada indenização aos familiares da vítima.

O promotor de Justiça Wanderley Barbosa atuou no plenário na condução da acusação.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende suspeito de tráfico e impede tentativa de estupro contra menina de 12 anos em Rio Branco

Publicado

em

Homem de 19 anos foi detido em casa abandonada no bairro Tancredo Neves e autuado por estupro de vulnerável

A Polícia Militar do Acre prendeu na noite desta quinta-feira (12), em uma casa abandonada no Conjunto Jorge Lavocat, bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, um homem de 19 anos procurado por tráfico de drogas. Os policiais chegaram a tempo de impedir uma tentativa de estupro contra uma menina de 12 anos.

Com o suspeito foram apreendidos dinheiro e uma quantidade considerável de entorpecentes. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e tráfico de drogas.

A ação ocorreu por volta das 21h, enquanto uma guarnição das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realizava patrulhamento de rotina na região. Os policiais foram abordados por um morador, que repassou informações e apontou uma casa abandonada na Rua Xangai.

As equipes montaram cerco no local e, durante a aproximação, perceberam a tentativa de abuso. O imóvel foi invadido e o suspeito acabou preso. No interior da residência, os militares localizaram e apreenderam 25 invólucros de pasta-base de cocaína, além de dinheiro e outros itens.

Após a prisão, o homem foi encaminhado à Defla, onde permanece à disposição da Justiça.

Com informações de AC24horas

Comentários

Continue lendo

Geral

Sesacre informa dias e horários de funcionamento das unidades de saúde durante o Carnaval

Publicado

em

Nesse período de carnaval, o governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) reforça o compromisso do atendimento à população nas unidades de saúde.

As unidades de pronto atendimento (UPAs) do Segundo distrito, Sobral e Cidade do Povo mantêm atendimento 24 horas.

UPA Segundo Distrito. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) funcionará em horários normais, das 7h às 18h, exceto no domingo, 15.

Hemoacre. Foto: Larissa Paiva/Hemoacre

O Pronto-Socorro de Rio Branco continuará com seu fluxo normal, nos atendimentos de urgência e emergência. Casos de menor complexidade devem ser encaminhados para as UPAs

Pronto Socorro de Rio Branco. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Pronto Socorro de Rio Branco. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo funcionará apenas com os serviços internos (enfermarias, cirurgias de urgência e de pacientes internados). As demandas laboratoriais e consultas com as especialidades médicas entrarão em recesso durante o período carnavalesco.

Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A Maternidade Bárbara Heliodora funcionará normalmente, com os serviços essenciais de urgência e emergência, nos atendimentos de obstetrícia e na Clínica da Mulher. 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo