fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas – Política, economia atualidades

Publicado

em

“A medicina é a arte de ouvir, compreender e trazer alívio ao sofrimento, ser médico é abraçar a responsabilidade de fazer a diferença na vida de cada pessoa que precisa e busca atendimento”

Feliz Dia do Médico

Não Virá

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta sexta-feira (18/10), que não participará da cúpula do G20 que ocorrerá no Brasil entre os dias 18 e 19 de novembro.

Mandado de prisão

O anúncio foi feito, quatro dias depois de o procurador-geral da Ucrânia solicitar às autoridades brasileiras que cumprissem o mandado de prisão contra Putin expedido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023.

Em resposta ao PT

Uma nota foi divulgada nesta sexta-feira (18) pelo MDB assinada pelo presidente da Executiva Estadual do partido no Acre, ex-deputado Flaviano Melo.

“Óleo e água não se misturam”

A nota iniciou falando sobre o resultado das eleições no estado do Acre, importante salientar que há poucos dias, pestistas se manifestaram citando aliança feita com o MDB.

Tem consciência

O prefeito Sérgio Lopes sabe que com os votos que tirou nas urnas nas eleições de 2024 em Epitaciolândia, a responsabilidade com a população aumentou

A diferença é grande

No primeiro mandato, Sérgio, talvez tenha enfrentado algumas dificuldades para entender que a cadeira de um prefeito é diferente da cadeira de um delegado, ambos são servidores públicos, mas, exercem funções diferentes

Mais experiente

É fato que na administração pública e, em uma gestão, a experiência fala mais alto, “erros arbitrários” podem e devem ser evitados, isso faz total diferença no resultado final

Algumas vezes Menos é Mais

Nas eleições de 2024, a frase ‘menos é mais’ ficou evidente em alguns momentos, ou seja, não adianta montar alianças que na verdade de nada somam, isso ficou claro em Epitaciolândia

Vai com calma (…)

Com números que impressionam, o prefeito atual e reeleito Jerry Correia, vem se destacando e ganhando notoriedade na política acreana, porém, muita calma nessa hora, eventualmente e caso decida deixar a prefeitura para concorrer em 2026, deve ser muito bem pensado(…)

“Não vá com muita sede ao pote!”

Jerry é inteligente, professor formado, conhece a história do pote, está no caminho certo, logo, os próximos passos devem ser analisados com muita cautela e sobretudo sem pressa, afinal, acabou de sair de uma eleição

Ao contrário de muitos

A prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem, mesmo após a campanha, segue em ritmo acelerado de trabalho, isso é bom(…)

O Relógio dela é adiantado

Não vai ser fácil para o Carlinhos prefeito eleito por Brasiléia, seguir o ritmo de Fernanda Hassem, terá que acordar cedo

Bem assim Carlinhos!

Acerte os ponteiros, Carlinhos terá que acordar cedo e dormir tarde, não tem outra fórmula para dar continuidade ao trabalho desenvolvido, o povo quer continuação

Um passarinho me contou

Que após a derrota nas eleições em importantes cidades do Acre, como Rio Branco, Cruzeiro do sul e Brasiléia, o MDB deverá mudar estratégias, de acordo com a fonte, novos nomes serão convidados pela sigla

Mais de 700 cidades

As mulheres são maioria da população e do eleitorado. Mas isso ainda não se reflete nas eleições. No pleito municipal de 2024, apenas 13% das candidaturas foram femininas. Segundo levantamento do Observatório Nacional da Mulher na Política, da Câmara dos Deputados, mais de 700 cidades não cumpriram a cota mínima de 30% de candidaturas femininas. Durante as eleições municipais de 2020 o descumprimento foi ainda maior: quase o dobro do registrado em 2024.

Faróis de milha

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a instalação e o uso de faróis auxiliares em motocicletas. A proposta altera o Código Brasileiro de Trânsito.

Fique atento, mudanças no PIX

A partir do dia 1º de novembro começam a valer as novas regras do Pix. Estabelecidas pelo Banco Central (BC), elas ampliam as formas de segurança para as operações feitas através do sistema de pagamento, limitando a R$ 200 o Pix feito por dispositivos novos. Fica estabelecido ainda a restrição de R$ 1 mil o total diário de envios a partir de celulares e computadores não cadastrados nos bancos. 

Dívida pública

No documento divulgado essa semana, a Instituição Fiscal Independente (IFI) lembrou que a dívida pública atingiu 78,5% do PIB em agosto. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O crescimento do endividamento público foi provocado pelo aumento dos juros. A projeção da IFI é que o país deve encerrar 2024 com a relação entre dívida pública e PIB chegando a 80%. E a tendência é de alta nos próximos anos, segundo a IFI.

“A história do pote!”

Essa frase começou a ser dita baseada na estória de uma pessoa que já havia andado muito pelo deserto e estava morrendo de cansaço e de sede. Chegou o momento tão esperado quando, finalmente, se deparou com um pote de barro cheio de água fresquinha e cristalina. Mas, no desespero, foi com tanta avidez, com tanta pressa e falta de atenção para pegar o pote, que acabou deixando-o cair no chão e se espatifar, não conseguindo beber nenhuma gota daquela água que poderia saciar toda a sua sede.

O desejo de resultados rápidos pode conduzir ao desvio de algumas etapas que poderiam ser cruciais para o sucesso de um processo.

 

Entrevista para coluna do Dimas Gurgel, Doutora Noemi Goes

Doutora Noemi Goes, foi difícil formar em medicina?

Sim, sou filha de pessoas simples, meus pais são agricultores, não foi fácil

Era um sonho?

Sim, desde criança tinha sonho em ser médica

Pensou em desistir?

Não, eu entendo que para coisas fáceis da vida, as filas são grandes. 

Doutora você hoje atua em outro estado, existe alguma diferença na estrutura em relação ao Acre?

Sim, trabalho no amazonas com programa telessaúde, com consultas e diagnostico com médicos especialistas, levando cuidados a saúde para comunidades que ficam distantes dos grandes centros, temos apoio e uma boa estrutura.

Alguns médicos trabalham como “máquinas” e visam o dinheiro, isso é fato?

Sim, não e o meu caso, trabalho 40 horas semanal, para ter um melhor desempenho com meus pacientes e com minha saúde mental

Na sua concepção, trabalhar em vários lugares e várias horas atrapalha no desempenho profissional?

Sim

O que diria para quem sonha em se formar em medicina?

O Segredo é nunca desistir, sonha alto e não esperar cair do céu, corra atrás, lute, todos somos capazes

Como avalia o SUS?

 -Universalidade: O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, oferecendo acesso gratuito a toda a população, sem discriminação.

-Apesar das dificuldades, o SUS é considerado uma conquista fundamental para o Brasil, assegurando o direito à saúde como previsto na Constituição. No entanto, melhorias são necessárias, principalmente em relação ao financiamento e à gestão, para que ele atenda plenamente as necessidades da população de forma eficiente e equitativa.

Doutora fala para nossos leitores de algum momento que ficou marcado na memória desde quando era estudante até os dias atuais…

Familiares que torciam pelo meu sucesso e partiram sem ver minha vitória, se tivesse oportunidade, diria a eles que muitas coisas mudaram

Considerações finais e agradecimentos

“Gostaria de agradecer a oportunidade de participar desta entrevista, foi um prazer compartilhar minha experiência e visão sobre o tema em questão. Acredito que as ideias apresentadas podem contribuir de forma significativa, para muitos que sonham em ser médico (a)’’

Que eu seja o espelho de muitos jovens!

Noemi Goes CRM 3335-AC

Comentários

Continue lendo

Extra

Nota de Pesar – Douglas Richer Queiroz

Publicado

em

A imprensa acreana está de luto. Faleceu na madrugada deste domingo (2) o colunista social Douglas Richer Queiroz, um dos maiores ícones do entretenimento acreano, aos 37 anos e jovem talento de Sena Madureira, descoberto pela ContilNet e reconhecido como uma das grandes promessas do jornalismo de entretenimento no estado.

Com carisma e dedicação, Douglas conquistou a todos, transitando entre diferentes áreas da comunicação, mas se destacando especialmente nas entrevistas – das grandes personalidades às pessoas mais simples, sempre com humildade e profissionalismo.

Seu trabalho também foi compartilhado com o jornal oaltoacre.com, onde, com respeito e amizade, consolidou sua trajetória no meio jornalístico.

O jornal oaltoacre.com, na pessoa do editor-chefe Alexandre Lima, expressa profunda solidariedade aos familiares e amigos pela irreparável perda desse profissional que deixou sua marca na imprensa do Acre.

Douglas morreu no Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo, onde estava em tratamento de fibrose pulmonar.

O corpo do colunista será velado em Rio Branco, na Funerária São Francisco, e em Sena Madureira, na Câmara Municipal. Ele será sepultado em Sena, no cemitério São João Batista.

O ContilNet vai divulgar nas próximas horas os horários do velório e sepultamento.

Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e conceda força àqueles que estiveram ao seu lado.

Governador do Acre Gladson Cameli prestou homenagem.


Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, através da página oficial.


Assembléia Legislativa, através do presidente Nicolau Júnior.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, bem como todos os demais parlamentares, vêm a público manifestar condolências aos familiares e amigos do jornalista e colunista social Douglas Richer, que faleceu neste domingo, 2, em São Paulo.

Douglas estava internado desde o dia 6 de janeiro, no Hospital de Base de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, fazendo tratamento para fibrose pulmonar idiopática, tendo apenas 20% do pulmão funcionando. Ele necessitava de um transplante para vencer a doença.

Douglas será lembrado por todos por seu carisma e irreverencia, únicos, e com os quais sempre tratou a todos.

Neste momento de dor, desejamos que os familiares e amigos possam encontrar o refrigério necessário para superar tamanha perda. Que Deus esteja com todos!

Nicolau Júnior
Presidente da Mesa Diretora


 

Nota de pesar

Natural de Sena Madureira, Richer era uma figura carismática e muito querida no cenário social e jornalístico do Acre. Sua partida deixa um vazio imensurável não apenas entre seus amigos e familiares, mas também entre todos que admiravam sua dedicação ao trabalho e à comunicação.

Ao longo de sua trajetória, Richer se destacou pelo talento, pelo bom humor e pela empatia com todos à sua volta, tornando-se uma referência no jornalismo social.

Em seus últimos dias, Douglas estava internado no Hospital de Base de Ribeirão Preto, em São Paulo, aguardando um transplante de pulmão, situação que se agravou nos últimos meses. Mesmo em meio à adversidade, ele demonstrou uma força admirável e continuou recebendo manifestações de apoio de seus seguidores, que o acompanharam com carinho até o fim.

O Sinjac se solidariza com a família, amigos e todos que conviveram com o colunista, desejando força neste momento de dor.

Luiz Cordeiro

Presidente do Sinjac

Comentários

Continue lendo

Extra

Vídeo: Joabe Lira participa da posse de Nicolau Júnior e defende união entre os poderes

Publicado

em

Presidente da Câmara de Rio Branco destaca necessidade de trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (PP), participou nesta quinta-feira (1º) da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante a primeira sessão solene da 3ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura.

A cerimônia marca uma mudança na posse dos integrantes da Mesa Diretora, que, pela primeira vez, ocorre no dia 1º de fevereiro, conforme prevê o artigo 48, §5º, da Constituição Estadual. Até então, a posse era automática, logo após a eleição.

A nova Mesa Diretora será liderada pelo deputado Nicolau Júnior (PP), que assume como presidente da Aleac, tendo Pedro Longo (PDT) como vice-presidente. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ocupará a primeira secretaria, enquanto Chico Viga (PDT) ficará responsável pela segunda secretaria.

Durante o evento, Joabe Lira destacou a importância do momento para o Legislativo acreano e defendeu uma maior integração entre os poderes para atender melhor à população.

“Conversei com Nicolau antes de sua posse e defendi essa tese de andar de mãos dadas. O Executivo, o Legislativo estadual e o municipal precisam trabalhar juntos, pois esse é um desejo da população. Acredito que Nicolau fará um bom mandato, assim como da última vez”, afirmou o presidente da Câmara de Rio Branco.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Nicolau Júnior assume presidência da Aleac e defende união pelo desenvolvimento do Acre

Publicado

em

Momento antes de assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau afirmou que continuará buscando aliança com os poderes em prol da população do Acre – Foto: Alexandre Lima

Em uma cerimônia marcada por discursos emocionados e reforço ao compromisso com o povo acreano, o deputado Nicolau Júnior (Progresssistas), tomou posse neste sábado, 1º de fevereiro, no plenário do parlamento acreano, para mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Durante seu discurso, o parlamentar destacou a importância da independência do Legislativo, mas sempre em harmonia com os demais poderes.

“Com muita humildade, assumo novamente a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e o faço reafirmando o principal valor da nossa gestão: a independência deste poder. Independência com responsabilidade e harmonia com os demais poderes. Independência para divergir, mas também para buscar convergir ideias, pensamentos e projetos, em torno dos interesses maiores do povo do Acre”

Nicolau Júnior agradeceu a confiança dos colegas deputados e enfatizou que o Legislativo acreano continuará atuando como um espaço de diálogo, mediação e construção de soluções para os desafios enfrentados pelo estado.

“Esta é a Casa do Povo. É a Casa do diálogo, do debate aberto e do equilíbrio. Aqui devemos agir com foco na construção de consensos e na garantia da governabilidade. Sem radicalismos e sempre com o espírito desarmado, porque entendo que os poderes constituídos não podem fazer oposição entre si”.

Foto: Alexandre Lima

Parceria com o Executivo e conquistas para o Acre

O parlamentar ressaltou a relação de respeito e cooperação entre a Aleac e o governador Gladson Cameli (Progressistas), destacando projetos importantes aprovados pela Casa, como a CNH Social, que garante carteira de habilitação gratuita para pessoas de baixa renda, e o reajuste salarial de 20,32% para os servidores estaduais.

“Sempre tivemos do senhor governador Gladson Cameli um tratamento cortês, respeitoso e democrático. Esta Casa aprovou projetos de grande relevância e de enorme alcance social, numa clara demonstração do bom relacionamento institucional entre os poderes”, disse.

Outra grande conquista mencionada pelo presidente foi a doação de um terreno de 20 mil m² para a construção da nova sede da Aleac, um sonho antigo do Legislativo acreano.

“A construção do novo espaço da Aleac é de grande significado para nós e para a população em geral, pois trará mais conforto aos servidores, espaço para melhor atender a população e seus representantes, além de dar celeridade às atividades legislativas. Obrigado por contribuir com isso, governador. Esse é um reconhecimento seu para com o valor do Legislativo na vida do nosso povo”, complementou.

Foto: Sérgio Vale

Compromisso com educação e segurança

Nicolau Júnior também destacou o papel da Casa de Leis na promoção da educação e mencionou o sucesso da Escola do Legislativo, que ofereceu cursos gratuitos preparatórios para o Enem, beneficiando mais de 1.200 jovens.

“O parlamento acreano tem compromisso com o nosso futuro. Compromisso com uma educação de qualidade, com melhores estruturas para a saúde e com políticas públicas que aumentem a segurança da nossa população”, enfatizou.

Ele também reforçou a necessidade de união entre os parlamentares para superar diferenças ideológicas e trabalhar em prol do Acre. “Faço um apelo aos colegas deputados pela união dos parlamentares em torno dos interesses maiores da coletividade acreana. Para que seja possível superar as diferenças ideológicas e partidárias em torno da construção de soluções em benefício do povo acreano”.

Foto: Sérgio Vale

Acre: um estado estratégico para o Brasil e o mundo

O presidente da Aleac fez questão de ressaltar a importância do Acre para o Brasil e para o mundo, especialmente no que diz respeito à preservação ambiental. “O Acre não é um peso para o País, nós somos parte da solução dos problemas do mundo. Somos exemplo de preservação para o planeta, somos a reserva do mundo, mas temos que cobrar o preço que valemos e que isso tem nos custado”, destacou.

Finalizando seu discurso, Nicolau Júnior reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do estado e com a melhoria da qualidade de vida da população. “Ser acreano é minha identidade, ajudar a transformar o Acre é minha missão! Vamos trabalhar juntos e unificados para transformar a vida de cada um dos 880 mil acreanos”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Gladson Cameli, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, e representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, além de deputados federais e senadores.

Com mais um mandato à frente da Aleac, Nicolau Júnior reforça seu compromisso de manter um Legislativo forte, atuante e comprometido com as demandas da população acreana.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

VEJA VÍDEO REPORTAGEM

Comentários

Continue lendo