Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Política, Economia e Atualidades

Publicado

em

“Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza”

Benjamin Franklin

Tudo na Santa Paz, só que não!

Segundo o pastor Silas Malafaia, Bolsonaro se omitiu e foi “covarde”, por ter tido medo de ser derrotado por Pablo Marçal (PRTB) em São Paulo, caso o ex-coach fosse eleito prefeito. Bolsonaro apoiou a campanha de Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito da capital paulista, com quem tem uma aliança e indicou um vice à chapa

Pastor tá irritado

Para Malafaia, não é papel de um líder se guiar pelas redes sociais. “Que porcaria de líder é esse?”, questionou. Ele ainda disse que enviou “mais de 30 mensagens duríssimas” para o ex-presidente, mas Bolsonaro não o respondeu, já que foi apoiado pelo pastor em momentos como quando “perto de ser preso”, chorou por cinco minutos ao telefone, sem parar, segundo relatou em entrevista.

Os números demonstraram isso

Política é feita de dados, números e equações, ninguém no pleito eleitoral acreano de 2024, saiu mais fortalecido do que Gladson Cameli

Gladson saiu vitorioso

Cameli saiu vitorioso em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri, Brasiléia entre outras cidades acreanas, são os números (…)

Não foi fácil

Se tem um lugar que não estava fácil a campanha para Gladson era em Cruzeiro do Sul, porém, mais uma vez mostrou liderança e conquistou o eleitorado ajudando e muito Zequinha Lima, era uma questão de honra (…)

Escrito nas entrelinhas

Não estava em nenhum texto escrito ou divulgado, porém, tanto em Brasiléia quanto em Epitaciolândia, a população deu um recado contra o velho sistema e velhos caciques

Aprendam e parem de insistir (…)

A população da fronteira não admite caciques da velha política, isso já foi dito em silêncio algumas vezes, contudo, com grande histórico de corrupção

Quem é da aldeia conhece os índios

É se iludir achar que será diferente na política futura, afinal quem é da aldeia conhece os índios, sobretudo na “aldeia acreana”

Bom nome

Merecida a vitória de Cleomar Portela Eduíno para vereador no município de Epitaciolândia, pela experiência, se espera que fará um grande trabalho, o tempo dirá (…)

Irmãos Hassem (…)

Mais uma vez o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) e a prefeita Fernanda Hassem (PP) mostraram na prática, o peso eleitoral que possuem em Brasiléia

Quem sabe, sabe (…)

Parece mesmo está no sangue de Fernanda fazer política, além de ser estratégica, sabe exatamente o momento de agir nos bastidores e encontrar o caminho, que algumas vezes parece difícil

O recado foi nas urnas

O recado da população de Epitaciolândia para a casa do povo e sobretudo para os parlamentares mirins, foi muito claro, tendo em vista a grande renovação da casa

Com Padre, Pastor e tudo que tinha direito

Com Pastor, Padre e tudo que tinha direito, as eleições em Xapuri foram bastante disputadas para prefeito em 2024

Confira o resultado do 1º turno em Xapuri após a apuração:

  • Maxsuel Maia (PP): 3.788 votos, 36,48% dos votos válidos
  • Erivelton Soares (PT): 3.636 votos, 35,02% dos votos válidos
  • Antônio Pedro (UNIÃO): 2.959 votos, 28,50% dos votos válidos

A eleição em Xapuri teve 10.719 votos totais, o que inclui 73 votos brancos, 0,68% dos votos totais, e 263 votos nulos, 2,45%.

Tava desenhado

Desde o início a campanha em Assis Brasil estava desenhada e não deu outra, Jerry Correia, se reelegeu com 75,88% dos votos. Ele conquistou 4.378 votos, superando os candidatos adversários

Auxílio extraordinário de R$ 2.824 para pescadores

A Medida Provisória (MP) 1263/24 cria um auxílio extraordinário de R$ 2.824 para pescadores artesanais da região Norte dos municípios afetados por seca ou em situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Pago em parcela única

O auxílio extraordinário, em valor equivalente a dois salários mínimos, será pago em parcela única, com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura. O benefício será devido ainda que o titular receba auxílios assistenciais ou previdenciários.

Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato

Entre os mais de 3 mil prefeitos que buscaram se reeleger nas eleições municipais de 2024, 80,6% tiveram sucesso no pleito de domingo (6), mostram os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração. Enquanto 590 foram derrotados pelos adversários, 2.444 conseguiram mais quatro anos.

Confira a lista de vereadores eleitos para Xapuri-AC:

ALCEMIR TEODOZIO FERNANDES (UNIÃO)

CELÇO GARCIA (PSDB)

CLEMILTON ALMEIDA DE LIMA (UNIÃO)

ELIAS DO NASCIMENTO MELO (PP)

JEAN CARLOS DA COSTA FERREIRA (REPUBLICANOS)

MARIA FRANCISCA DANTAS DA SILVA (PDT)

RANGEL FERREIRA MENEZES (PP)

REGINALDO DA SILVA DE SOUZA (PDT)

RONALDO COSMO FERRAZ (PSDB)

 

Confira a lista de vereadores eleitos para Epitaciolândia-AC:

ALDEMIR TEIXEIRA SALES (PP)

ALTAMIRO FERREIRA BISPO (PDT)

ANTONIO ROSICLEI OLIVEIRA DA SILVA (SOLIDARIEDADE)

ARI OSVALDO MATOS DA SILVA (SOLIDARIEDADE)

CLEOMAR PORTELA EDUINO (PP)

ELIADE MARIA DA SILVA (PL)

GIRLENE FREITAS TEIXEIRA (PP)

JEZO BATISTA PEREIRA (PL)

JOSE HENRIQUE SILVA BATISTA (UNIÃO)

MARIZETE DE LIMA MATIAS (PP)

ROSIMAR MENEZES DE CASTRO (REPUBLICANOS)

 

Confira a lista de vereadores eleitos para Assis Brasil-AC:

ANTONIA ALVES PEREIRA CAVALCANTE (PP)

FRANCISCO FURTADO DE MOURA (MDB)

GILSANDRO ALEXANDRE DE CASTRO (PL)

GILSON DA COSTA DIAS (PSD)

JESUS SEBASTIAN LOPEZ CARDOSO (PT)

JURACI PACHECO DE MORAES (PP)

JURANDIR RODRIGUES DE ARAUJO (PT)

VERONICE PEREIRA DAS NEVES (UNIÃO)

WENDELL GONÇALVES MARQUES (PP)

 

Confira a lista de vereadores eleitos para Brasiléia-AC:

ALBERTO DANTAS SOARES JÚNIOR (PT)

ALMIR ANDRADE DE LIMA (PP)

DJAHILSON AMÉRICO DE OLIVEIRA SOUZA (REPUBLICANOS)

FRANCISCO JOSEMAR JERÔNIMO DA SILVA (PL)

IZABELLE ARAUJO DO NASCIMENTO (REPUBLICANOS)

LEANDRO LIMA GADELHA (PSD)

LEONIR JOSÉ FURTADO DE CASTRO (PP)

LESSANDRO JORGE ANDRÉ LOPES (UNIÃO)

LUCÉLIA MONTEIRO BORGES (PSD)

MARCOS TIBURCIO DOS SANTOS (PP)

REINALDO DA SILVA GADELHA (MDB)

Informações

Quantas vezes um vereador pode se reeleger?

De acordo com o TSE, os senadores, deputados e vereadores podem se reeleger sem limite do número de mandatos. Ou seja, um vereador pode se candidatar quantas vezes desejar.

Prefeito pode ter três mandatos?

Prefeitos que já completaram dois mandatos em sequência não podem se candidatar novamente. A regra continua valendo para candidatos que queiram disputar a gestão de um município diferente.

É comum que antigos prefeitos voltem a pleitear o cargo depois de um intervalo. Esta, no caso, é uma ação permitida e dentro das normas eleitorais.

Quando há segundo turno para prefeito?

Para uma cidade ter a possibilidade de segundo turno, é necessário ter mais de 200 mil eleitores registrados. Assim, se nesses locais nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, uma segunda fase do pleito é realizada.

O critério da maioria absoluta exige que o candidato tenha mais da metade dos votos válidos (sem contar os votos em branco e nulos) para ser eleito em primeiro turno. Caso não seja atingida a quantidade suficiente de votos por nenhum dos postulantes, haverá segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores registrados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo