Extra
Coluna da Maria Coutinho
Escolhas e Tragédias…
O Brasil está imerso em tragédias sucessivas. Os acontecimentos ruins castigam os brasileiros impiedosamente, sem que haja tempo para a recuperação.
É para enlouquecer…
…além das tragédias naturais, os dramas sociais, econômicos, emocionais e a violência, existe na impunidade a certeza do futuro incerto.
Brasília é o descrédito.
Acreditar no que possa vir de bom, da capital brasileira é impossível. Mesmo considerando regras e exceções, a ruina do Brasil começa no Congresso Nacional, a Câmara e o Senado reúne o que há de pior, pensar em Distrito Federal é configurar a podridão.
O descredito e a indignação…
…da nação é extensiva ao Supremo Tribunal Federal, visto que as decisões importantes para o Brasil passam também pelo julgamento dos membros do colegiado. Associar o Supremo ao desrespeito, resume o sentimento de insatisfação de nação.
O Brasil sangra…
…e agoniza aprisionado e escravizado. Os carrascos legalmente instituídos tripudiam. Nada parece frear a maldade “humana”, a destruição ergue o sentimento de reprovação em toda a sociedade.
A grandeza da nação…
…, enfrenta a desigualdade social, tenta reestruturar seus direitos. Mas essa luta contínua não conseguiu vencer a ganancia humana. Os aspectos negativos afiançam o massacre e determina a condição de pobreza no Brasil.
E permanece o conflito.
Para quem ver, ouve e fala, as escolhas políticas parecem erradas. Se percebe que grande parte de nossos representantes são desprovidos de argumentos que justifique tamanha maldade. O acerto de contas da hipocrisia semeada no período eleitoral floresceu rápido.
As coisas estão tão feias…
…para o lado da população que a comunidade de Cruzeiro do Sul uniu força contra o reajuste de 21%, na tarifa de energia elétrica. Um protesto à luz de lamparina e razões de sobra. O ato agregou a promotoria que sinalizou ação contra o aumento.
Em Brasiléia…
…o Vereador Joelson Pontes (PP), se posicionando contra a cobrança da taxa de iluminação pública dos moradores da zona rural, diz ter apresentado uma emenda ao código tributário municipal isentando os colonos do tributo.
Joelson Pontes…
…refere que a emenda não entrou na pauta da ordem do dia 19 do mês em curso. Acena interrogativo ao poder executivo sobre o encaminhamento da emenda idêntica para a câmara, que apreciou e aprovou. Após a sanção da prefeita, entrará em vigor na data da publicação.
Qual o vereador…
…que ver justiça na cobrança da taxa de iluminação pública aos agricultores? Na zona rural de Brasiléia os ramais são trilhas de hally, escuras e perigosas. Cobrar por serviços inexistes é desonesto, é revitimizar o lavrador com renda mínima para sobreviver.
Em Epitaciolândia…
…os colonos já foram isentados de pagar a iluminação pública dos ramais, realidade justa, temos que pagar somente por serviços prestados.
A luz do luar.
Brasiléia cobra a taxa do luar? Curioso e escandaloso, pois o astro rei permanece livre de tutela municipal, iluminando a todos de graça.
E por falar em ramal…
…os moradores do Jarinal reclamam a falta de manutenção dos acessos. A trafegabilidade está se tornando impossível e os acidentes iminentes. Os colonos enfrentam uma verdadeira maratona para cruzar o ramal.
No treze…
…a situação não é diferente, os atoleiros castigam inúmeras famílias que precisam escoar seus produtos. A linha nove é a mais castigada.
No Ramal do Nazaré…
…a população pede solução para o caos. O caminho está quase intrafegável e a ponte comprometida. A lama chega na canela no percurso da travessia.
Comentários
Extra
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão aptas a receber recursos do governo federal por estarem adimplentes no CAUC
Dos 22 municípios do Acre, 20 estão impossibilitados de receberem recursos do governo federal por não cumprirem recomendações do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC).
Apenas Brasiléia e Rio Branco estão adimplentes com esse sistema, atendendo a todas as exigências legais para a celebração de convênios e o recebimento de transferências voluntárias de recursos da União.
Fruto de um trabalho técnico e bem elaborado, Brasiléia voltou a adimplência, depois de anos nessa batalha, o que deixou o prefeito Carlinhos do Pelado bastante animado. “Fechar o ano com o município totalmente regular no CAUC, além de conquistar o Selo Ouro de Transparência e uma certificação nacional em governança, demonstra que estamos no caminho certo. Isso é fruto de muito trabalho, organização e compromisso da nossa equipe com o dinheiro público e com a população de Brasiléia”, afirmou o gestor.
O CAUC é um sistema informatizado, de acesso público e atualização diária, que reúne informações sobre o cumprimento de requisitos fiscais necessários para que estados e municípios possam receber transferências voluntárias da União. Ele consolida dados financeiros, contábeis e fiscais em um único documento, facilitando a verificação da regularidade dos entes federativos.
Entre os pontos avaliados estão o cumprimento dos limites constitucionais e legais, as obrigações de transparência, o adimplemento na prestação de contas de convênios e a regularidade financeira, regularidade no pagamento de precatórios, transparência da execução orçamentária, adoção do SIAFIC, aplicação correta dos recursos do Fundeb do município, dentre outros.
A regularidade no CAUC garante que os municípios continuem aptos a captar recursos, firmar parcerias e investir em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. É um trabalho contínuo, que exige atenção diária e integração entre as secretarias em favor da gestão como um todo.
Comentários
Extra
Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato
A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal
Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.
Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.
No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.
Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.
Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.
Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.
Comentários
Extra
Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco
Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia
Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.
Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.
Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.
“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.
Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.
De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.
O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.
VEJA VÍDEO





Você precisa fazer login para comentar.