fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Coluna – Brasil segue com a melhor seleção de futsal Down do mundo

Publicado

em

País fatura bi mundial e se torna o maior vencedor da competição

A primeira das Copas do Mundo de 2022 em que o Brasil terá de mostrar talento com a bola no pé terminou da melhor forma possível. No último domingo (10), o país conquistou o bicampeonato mundial de futsal para jogadores com síndrome de Down, realizado em Lima (Peru). O título veio de maneira emblemática: com goleada por 5 a 1 sobre a Argentina.

O feito tornou o Brasil o maior vencedor da competição, ultrapassando a Itália, que havia ganhado a primeira edição, em 2018, em Portugal. No ano seguinte, em Ribeirão Preto (SP), os brasileiros levantaram a taça pela primeira vez, também batendo os argentinos na decisão.

“Concentramos dias antes [do Mundial] no Centro de Treinamento Paralímpico [em São Paulo] e a seleção mostrou a diferença de uma concentração, de um treinamento. O Brasil vem crescendo bastante no cenário do futsal Down e estamos muito felizes pela conquista”, disse o técnico Cleiton Monteiro, em vídeo enviado à Agência Brasil ainda em Lima, antes da volta para casa.

 

 

A delegação retornou ao Brasil na segunda-feira (11) à noite, com o troféu carregado pelo capitão Renato Gregório, eleito o melhor jogador da competição em Lima. Outro destaque foi o ala Júlio Silva, responsável por 21 dos 50 gols marcados pelos brasileiros em cinco jogos. Só na final, ele balançou as redes quatro vezes.

Apesar do placar elástico, a final foi a partida mais “complicada” para o time brasileiro, que havia vencido os quatro compromissos anteriores marcando ao menos dez gols em cada um deles. Na primeira fase, as vitimas foram Uruguai (12 a 1), Chile (13 a 2) e Turquia (10 a 0). Na semifinal, novo triunfo por 10 a 0, desta vez sobre Portugal.

O Mundial, inicialmente, seria em 2020, na cidade de Antalya (Turquia), durante o Trisome Games, uma “Olimpíada” para pessoas com síndrome de Down, mas foi suspenso, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O Trisome Games (cujo nome é alusivo à trissomia do cromossomo 21 na célula humana) foi adiado para 2024, novamente em território turco, mas a competição de futebol acabou transferida para Lima e retornará a Antalya daqui dois anos.

 

 

A participação brasileira no Mundial (quando ele ainda seria na Turquia) esteve ameaçada por falta de recursos. Uma vaquinha online foi feita para tentar arrecadar os R$ 256 mil que custeariam passagens aéreas, hospedagem, alimentação e taxas de disputa. Pouco mais de R$ 60 mil foram obtidos na época, o que ainda era insuficiente. Vale lembrar que o futsal Down, embora voltado a pessoas com deficiência, não faz parte do programa paralímpico, tornando a captação de apoio e visibilidade um desafio a mais.

O cenário, felizmente, mudou para a seleção. Cerca de um mês antes do evento em Antalya, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma parceria com a Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), entidade responsável pelo futsal Down, para viabilizar a ida à competição. Pouco antes da pandemia, uma marca de salgadinhos fechou patrocínio com a equipe, assim como uma empresa de lâminas de barbear, há um ano.

Os apoios, segundo Monteiro, foram mantidos, mesmo depois do adiamento da competição e da mudança de sede. Solucionada a questão financeira, o desafio foi manter o grupo ativo em meio às restrições da pandemia. O primeiro treino presencial aconteceu em outubro de 2021, quase dois anos após a última atividade.

“Fizemos os treinamentos online e conversamos muito. Eles estudaram o que é o futsal e quais as novas metodologias de treinamento. Assim que conseguimos retornar aos treinos presenciais, eles colocaram tudo em prática e isso fez bastante diferença. Foi bem legal”, contou o técnico da seleção brasileira, que, antes de buscar o tricampeonato mundial em 2024, terá pela frente a Copa América no ano que vem, em São Paulo.

Após a seleção de futsal Down, mais uma equipe brasileira inicia, ainda neste mês, a jornada em outra Copa do Mundo de futebol. A partir do próximo dia 27, em Salou (Espanha), o Brasil disputa o Mundial de futebol de PC (paralisados cerebrais, antes chamado futebol de sete). O time canarinho busca uma conquista inédita na modalidade, depois de dois vice-campeonatos (2003 e 2013). Na última edição, em 2019, realizada em Sevilha (Espanha), o grupo ficou na terceira posição.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF divulga ofício e pede posicionamento dos clubes em relação à paralisação do Brasileiro

Publicado

em

Presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues afirmou que times participantes devem tomar decisão

Ednaldo Rodrigues durante o conselho técnico do Brasileirão Feminino A1 2024. Foto: Joilson Marconne/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um ofício, neste sábado (11), e pediu o posicionamento formal dos clubes em relação à paralisação do Brasileirão.

O motivo é a continuidade do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas. A iniciativa ocorre após a solicitação oficial do Ministério do Esporte, desejando a suspensão temporária das rodadas.

O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, manifestou-se sobre o assunto nesta sexta-feira (10). Após a convocação da Seleção para os amistosos de junho e Copa América, feita por Dorival Júnior, o mandatário enfatizou que a escolha da interrupção da competição nacional deve ser consenso entre as equipes participantes, e não somente da organização.

“A CBF, quando define uma competição, faz reuniões de conselho técnico da Série A, da B , da C, da D, e das de base. Se houve um pedido de uma paralisação, nós vamos dar conhecimento a cada clube, às Séries, para que eles possam se posicionar com relação ao documento do Ministério do Esporte. E, a partir daí, se for necessário, reunir o conselho técnico para que eles possam deliberar”, disse o dirigente.

Por enquanto, apenas os jogos envolvendo clubes gaúchos no Campeonato Brasileiro foram suspensos e adiados. E, mesmo assim, até o dia 27 de maio. Após essa data, a previsão é de retorno das partidas de forma geral. Além disso, a Conmebol também postergou, de modo provisório, confrontos dos times do Rio Grande do Sul na Sul-Americana e na Libertadores.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wanessa Camargo e Dado Dolabella reatam namoro e animam web: ‘Vivendo nossa história’

Publicado

em

Por

Wanessa Camargo e Dado Dolabella aceitaram que “o amor não deixa” que eles fiquem separados e reataram o namoro. A notícia foi confirmada pela própria cantora ao gshow na noite desta sexta-feira (10), antes de apresentação em São Paulo.

“Está tudo bem. Estamos juntos, vivendo nossa história. Queremos fazer nosso caminho. Não precisamos contar tudo”, disse ela, pouco antes de subir ao palco para o primeiro show após ter deixado o BBB 24, no início de março.

“Já tínhamos sido flagrados juntos, mas hoje ele está aqui e todos vão ver que voltamos oficialmente. É uma história de anos”, disse ela ao gshow. “Mas a gente reatou, sim. A gente conversou bastante. E a gente tá tendo mais uma chance pra gente, porque não é uma história de alguns dias atrás. E a gente sempre pode batalhar pelo amor.”  “O amor sempre vence. Ele tem que ser vivido até a última gota”, disse Dado ao chegar no show da amada. Confira: 

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ex-BBB Munik Nunes mostra ensaio newborn da filha, Catarina: ‘Não resisti’

Publicado

em

Por

Quase um mês após o nascimento da filha, a ex-BBB Munik Nunes, de 27 anos, encantou os seguidores nesta sexta-feira (10), com um ensaio de fotos da pequena. Nas fotos, Catarina está com um vestido branco com decorações de flores.

Além disso, ela usou dois modelos de tiaras para completar o look e fez fotos em um balanço e segurando uma boneca de pano. “Não resisti e vim postar o ensaio newborn da Catarina. Ela estava com oito dias quando fez, agora já está com 21. Minha princesinha”, se derreteu a mamãe.

Nos comentários, fãs repararam em um detalhe. “A xerox do teu esposo!” escreveu um. “Cara do pai”, concordou outro. “Um verdadeiro anjinho! Lindinha demais”, disse mais um. Catarina é fruto do relacionamento com Paulinho Simão, de 47 anos. Eles oficializaram a união em uma cerimônia em 2022. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo