Acre
Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas em cruzamento de Brasileia

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos bolivianos deixou feridos no fim da tarde desta sexta-feira (1), no cruzamento das ruas Oscar Meia e Arialdo Bispo Barroso, no bairro Eldorado, em Brasileia. A colisão entre um carro e uma motocicleta mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Segundo relato policial, o condutor de um carro modelo Mitsubishi, de placa boliviana NUA-2325, avançou a preferencial ao sair da rua Arialdo Bispo Barroso e colidiu com uma motocicleta que trafegava na rua Oscar Meia, com dua mulheres de nacionalidade brasileira. No momento da chegada da guarnição, a motocicleta ainda estava sob o automóvel.

O motorista do carro alegou desconhecimento das leis de trânsito brasileiras e afirmou não ter percebido a necessidade de dar preferência. A rua Arialdo Bispo Barroso é classificada como via local, com limite de velocidade de 30 km/h, enquanto a Oscar Meia é uma via coletora, com velocidade permitida de até 40 km/h.
Durante a abordagem, o condutor foi submetido ao teste do etilômetro, que não apontou sinais de embriaguez. No entanto, como o motorista não apresentou a documentação do veículo, o carro foi removido ao pátio do Detran, e um auto de infração foi lavrado.

As vítimas da motocicleta, incluindo uma mulher com suspeita de fratura no ombro e outra pessoa com possíveis fraturas nos membros inferiores, receberam os primeiros socorros no local e foram encaminhadas para atendimento médico no hospital regional Raimundo Chaar, onde receberam os cuidados médicos e ficaram em observação.
O boletim de ocorrência foi registrado para formalização do caso, e as partes envolvidas foram orientadas a buscar seus direitos junto aos órgãos competentes.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.