fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

CNJ destaca primeira audiência de projeto de internacionalização da Justiça do Trabalho de RO e AC

Publicado

em

TRT-14 reúne autoridades do Judiciário brasileiro em audiência virtual com corte americana

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destacou em seu portal na internet a realização da primeira audiência telepresencial do Projeto “Na Sala do Mundo”, ocorrido nesta quinta-feira (17), na Justiça do Trabalho dos estados de Rondônia e Acre. A iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) visa a “globalização” de sua justiça e o  intercâmbio de saberes e práticas dos magistrados com outras realidades e sistemas de justiça.

A audiência aconteceu diretamente do estado norte-americano de Maryland, na District Court of Maryland, e foi presidido pelo juiz federal Peter J. Messitte. Além dos juízes e juízas do TRT-14, o encontro contou com  presença do ministro do Lélio Bentes Corrêa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) do desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), do desembargador Marcello Maciel Mancilha, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e do juiz Auxiliar do CNJ, Fábio Ribeiro Porto.

O projeto é executado em meio à discussão para o fomento do Programa Justiça 4.0 e da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). De acordo com a vice-diretora da Ejud14 e juíza auxiliar da Presidência, Fernanda Antunes Marques Junqueira, a iniciativa é um desdobramento do “Direito sem Fronteiras”, programa iniciado em 2020 que estimula a troca de experiências e aportes teóricos. “O projeto “Na Sala do Mundo” tem o condão de acrescer à teoria a vivência prática”, disse.

O “Na Sala do Mundo”, além dos benefícios para os magistrados brasileiros, proporciona aos tribunais e juízes estrangeiros a possibilidade de conhecer o trabalho e os procedimentos do TRT-RO/AC. “O homem não é uma ilha isolada, suficiente em si mesma”, já dizia o poeta inglês John Donne. Tampouco a Justiça, cujo braço desconhece fronteiras. Serve à humanidade, sem distinção de raça, origem, nacionalidade, cor, gênero ou credo”, ressaltou a magistrada que também é titular da Vara do Trabalho de Machadinho d’Oeste (RO).

Para a presidente do TRT-14 e diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, a experiência contribuirá para o reconhecimento do TRT em dimensão global. “Sobretudo, para a formação de nossos juízes e juízas, seja para incrementar os mecanismos de acesso à justiça ou para implementar as boas práticas operacionalizadas pelos diferentes sistemas jurídicos com vistas a dinamizar a entrega do provimento jurisdicional”, completou.

Integrante da comitiva do CNJ que veio à Rondônia recentemente, o juiz Auxiliar da Presidência do CNJ Fábio Ribeiro Porto, destacou a iniciativa “Na Sala do Mundo”. “Achei interessantíssimo. Parabéns! É uma excelente iniciativa e o destaque é mais do que merecido”, registrou.

Secom/TRT14 (Luiz Alexandre)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá terá esquema com 3 zagueiros no duelo contra o Manaus

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Goleiro Pezão tem presença certa no duelo da Arena da Amazônia

O Humaitá enfrenta o Manaus neste domingo, 5, a partir das 14h30 (hora Acre), na Arena da Amazônia, em Manaus, no Amazonas, em um dos confrontos da 2ª rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O time acreano perdeu para o Porto Velho, no Florestão, e vai tentar a recuperação no torneio nacional.

Três zagueiros 

No último treinamento realizado no CT do Nacional, o técnico Kinho Brito resolveu mudar o esquema tático e montou a equipe com três zagueiros.

“Vamos ter a entrada do André no setor defensivo, mas não seremos um time defensivo. Teremos o Anderson e o Caíque atuando pelas extremas e a meta é ganhar o jogo”, afirmou Kinho Brito.

11 anos

O Manaus comemora neste domingo 11anos de fundação. A equipe estreou na Série D com um empate diante do Trem, em Macapá, no Amapá, e quer comemorar o aniversário vencendo a primeira no torneio nacional em casa.

Arbitragem

Ricarle Gustavo Gonçalves, da Bahia, apita Manaus e Humaitá. Alessandro Lira e Whendell Saraiva, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação fará repasse da 1ª cota para Rio Branco e Humaitá na terça

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Rio Branco e Humaitá irão receber 400 mil cada pela participação na 1ª fase

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC), Antônio Aquino, confirmou para terça, 7, o repasse para Rio Branco e Humaitá da 1ª cota referente a participação no Campeonato Brasileiro da Série D no valor de R$ 130 mil.

“Recebemos o dinheiro da CBF e vamos fazer o pagamento dos clubes. Essa vai ser uma ajuda importante para os dois clubes neste início de Brasileiro”, comentou o presidente.

Depósitos divididos

Segundo Antônio Aquino, a CBF fez os depósitos para os representantes acreanos e por isso o pagamento ainda não foi realizado.

“Esse dinheiro não é da federação. Ainda não fizemos o pagamento porque os depósitos foram feitos divididos e a opção foi pelo pagamento de Rio Branco e Humaitá na mesma data”, explicou Antônio Aquino.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco cria pouco e empata com Princesa do Solimões

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Rio Branco e Princesa fizeram um jogo de muita marcação

O Rio Branco empatou com o Princesa do Solimões por 0 a 0 neste sábado, 4, no Florestão, em confronto válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Estrelão marcou o seu primeiro ponto no torneio nacional.

Criou pouco

O time do Rio Branco conseguiu mais tempo com a bola nas duas etapas, mas voltou a falhar na criação das jogadas. Na melhor oportunidade da partida, Dinha fez o passe e Vitor bateu cruzado com muito perigo.

Resultado importante

O técnico Maurinho Fonseca comemorou o ponto conquistado diante do Rio Branco fora de casa.

“Conseguimos um bom resultado contra um adversário difícil. Na Série D é preciso somar e esse ponto vai ser importante na nossa caminhada”, disse o treinador do Princesa do Solimões.

Fala, Gigante!

“Esse é um ponto importante porque não estávamos com uma boa sequência. Agora teremos mais dois jogos em casa e será possível evoluir tanto na parte física quanto técnica”, comentou o goleiro do Rio Branco, Evandro Gigante.

Comentários

Continue lendo