fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Cláusula de desempenho barra sete candidatos do PSL e um do Novo

Publicado

em

Partido de Bolsonaro poderia somar 59 deputados na próxima legislatura

A bancada do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, seria maior se não estivesse em vigor a regra que exige uma votação mínima para eleição de deputado federal. Segundo levantamento publicado no portal da Câmara dos Deputados, a cláusula de desempenho individual barrou oito candidatos a deputado federal, sendo sete do PSL e um do Novo.

A regra, que passou a vigorar nestas eleições, foi aprovada há três anos na minirreforma eleitoral. Conforme a cláusula de barreira, para ser eleito, um candidato a deputado federal, estadual ou distrital precisa atingir no mínimo 10% do coeficiente eleitoral – divisão do total de votos válidos pelo número de vagas de cada unidade da federação no Legislativo federal, estadual ou distrital. Esse é o mínimo de votos que um partido precisa conquistar para eleger um deputado federal, estadual ou distrital.

Segundo o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a cláusula de barreira estabelece um mínimo de representatividade para que o deputado possa exercer o mandato. “É uma regra positiva, pois muitos parlamentares se aproveitavam dos puxadores de votos e assumiam o mandato sem uma votação minimamente razoável. Isso causava um desconforto para os que tinham votação expressiva, mas ficavam de fora”, disse.

Os partidos costumam escolher candidatos bons de votos para eleger maiores bancadas. Nas eleições de 2002, por exemplo, o ex-deputado Enéas Carneiro (morto em 2007) conquistou mais de 1,5 milhão de votos e levou para a Câmara mais cinco candidatos da sua aliança, entre eles Vanderlei Assis, que teve 275 votos.

Sem a cláusula de desempenho individual, o Novo chegaria a nove deputados, e o PSL passaria de 52 para 59. Foram barrados pela regra sete candidatos a deputado federal do PSL, em São Paulo, e um do Novo, do Rio Grande do Sul.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Estadual terá partidas com estreias de favoritos

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O lateral Andrey será um dos titulares do Vasco na Arena da Floresta

A fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20 terá uma rodada dupla nesta terça, 6, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta. Humaitá e Vasco disputam o primeiro jogo e na segunda partida Plácido de Castro enfrenta o Andirá.

Duelo de favoritos

Humaitá e Vasco fazem um duelo de favoritos na abertura da programação. As diretorias das duas equipes realizaram investimentos em contratações e existe a expectativa por um grande jogo.

“Fizemos uma boa preparação e temos um grupo qualificado. O campeonato vai ser bem disputado e o primeiro objetivo é classificar para a segunda fase”, declarou o treinador do Vasco, Erick Rodrigues.

“Montamos um elenco para lutar pelo título. Nossa diretoria entendeu a importância de disputar a Copa São Paulo e vamos em busca da nossa meta”, disse o técnico Humaitá, Kinho Brito.

Andirá como favorito

Depois de dois adiamentos da partida contra o Vasco, o Andirá estreia no Estadual contra o Plácido de Castro como favorito. A diretoria do Morcego montou um grupo caseiro e confiou a missão ao técnico João Paulo Lourenço.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Super Taça Acreana vai ter confrontos importantes no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Equipes entram em quadra lutando por vagas na segunda fase

A primeira fase da Super Taça Acreana de Futsal Feminino vai ter três partidas nesta terça, 6, a partir das 18h45, no ginásio Álvaro Dantas.

Villa e Plácido de Castro fazem o primeiro jogo e na sequência os confrontos são: Juven RB x Calafate e Real Sociedade x Porto Acre.

Partidas para fechar

Segundo o coordenador da Super Taça, professor Marcelo Fontenele, irão faltar dois jogos, Capixaba e Assermurb no dia 13 em Capixaba e Assermurb e Preventório no dia 15, para o fechamento da fase de classificação.

“Estamos trabalhando com a data do dia 17 para iniciar a segunda fase”, explicou Marcelo Fontenele.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Independência realiza treinamento no Marinho Monte

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Atletas do Tricolor terão uma semana mais curta de trabalh

Depois da reapresentação nessa segunda, 5, e um trabalho físico em uma academia de Rio Branco, o elenco do Independência realiza um treinamento nesta terça, 6, no Marinho Monte na sequência da preparação para o confronto contra o GAS, de Roraima. A partida vai ser disputada no sábado, 10, às 16 horas, na Arena da Floresta.

Reforço na área

A diretoria do Independência anunciou a contratação do zagueiro Pablo, ex-Penapolense de São Paulo. O atleta chega na capital acreana nesta terça e deve ser regularizado para o confronto da 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

Jô e Eduardo

O zagueiro Jô, com uma lesão na coxa direita, fez um exame no fim de semana de imagem e segue vetado para o confronto contra o GAS. A novidade deve ser o retorno do meia/atacante Eduardo, recuperado de uma lesão muscular na perna esquerda.

Comentários

Continue lendo