Cotidiano
Cidade do Acre recebe quase meio milhão do Governo Lula para enfrentar desastres; entenda

Rio Acre em Xapuri, em 2024/Foto: Reprodução
O município de Xapuri, no interior do Acre, foi contemplado com o repasse de R$ 464.924,60 por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.
Os recursos serão destinados a ações de resposta a desastres naturais, como inundações e cheias do Rio Acre, que frequentemente afetam a região.
A liberação dos valores para Xapuri faz parte de um conjunto de ações do MIDR em apoio a municípios afetados por desastres em todo o país. É importante ressaltar que os montantes destinados a cada localidade são definidos com base em critérios técnicos da Defesa Civil Nacional. Esses critérios levam em consideração o que foi solicitado no plano de trabalho apresentado pelo município, a magnitude do desastre ocorrido e o número de pessoas desabrigadas e desalojadas, entre outros fatores relevantes.
Para ter acesso a esses recursos, os municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública devem realizar a solicitação através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os planos de trabalho enviados pelos municípios são avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que analisa as metas e os valores propostos. Após a aprovação, os repasses são formalizados por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), garantindo a liberação dos recursos.
Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional também oferece cursos de capacitação a distância para agentes municipais e estaduais de defesa civil. O objetivo desses cursos é qualificar os profissionais para utilizarem o S2iD e para atuarem de forma eficiente em situações de emergência.
Publicidade Luzrouse:
Comentários
Cotidiano
Após derrota, Neném e Felipinho são dispensados do Santa Cruz

Foto Sueli Rodrigues: Felipinho foi dispensado do Santa Cruz sem a diretoria saber
O volante Neném e o meia Felipinho foram dispensados pelo executivo de futebol do Santa Cruz, Ricardo Pereira, após a derrota para o Galvez. Os dois atletas entraram durante a partida contra o Imperador e foram comunicados do desligamento na reapresentação no domingo, 8, no CT do Cupuaçu.
Diretoria não sabia
Ricardo Pereira dispensou os dois atletas sem ter comunicado os dirigentes. A atitude do executivo de futebol não “caiu bem” e a decisão foi bastante questionada.
Tentou a voltar
O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, trabalhou pelo retorno do meia Felipinho e quando assunto parecia contornado, o atleta recebeu uma proposta do Guaporé, de Rondônia, e decidiu não seguir na Capivara.
Comentários
Cotidiano
Independência bate o Vasco e vence a 1ª no Campeonato Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Neste lance, Caíque Gomes marcou o segundo gol do Independência
O Independência bateu o Vasco por 3 a 1 nesta terça, 10, na Arena da Floresta, e conquistou a primeira vitória no Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Caíque Gomes(2) e Diogo marcaram os gols do Tricolor enquanto Leozinho descontou para o Vasco.
Decidido no 1º tempo
Com gols aos 7 e aos 33 marcados por Diogo e Caíque Gomes, o Independência abriu 2 a 0 e foi para o intervalo com um grande vantagem.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Erick Rodrigues promoveu as entradas do lateral Nicolas, do volante Cabeludo e do meia Manga.
O Vasco passou a pressionar, mas em boa jogada pelo de Matheus Lemos, Caíque Gomes escorou e ampliou para 3 a 0.
O Vasco ainda descontou com Leozinho, mas não teve força para empatar.
O cara do jogo
Caíque Gomes foi escolhido o cara da partida. O atacante foi decisivo no primeiro triunfo do Tricolor.
Fala, Mazzuia!
“Conquistamos uma vitória muito importante para a sequência da competição. O resultado vai garantir um pouco de tranquilidade para a reta final do Estadual”, disse o técnico do Independência, Ivan Mazzuia.
Na tabela
A vitória coloca o Independência na 7ª colocação com 4 pontos. O Vasco é 6º também somando 4 pontos.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco vence a Adesg, volta à liderança e garante classificação para semifinal

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Negueba marcou um dos gols da vitória do Rio Branco
O Rio Branco venceu a Adesg por 2 a 0 nesta terça, 10, na Arena da Floresta, e garantiu o retorno a liderança e, por antecipação, uma vaga na semifinal do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Negueba e Léo marcaram os gols do Estrelão.
Sufoco no final
O Rio Branco abriu 2 a 0 no primeiro tempo com gols de Negueba e Léo foi para o intervalo com uma boa vantagem. Contudo, nos primeiros minutos do segundo tempo, Léo recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
A partida ficou o ataque da Adesg contra a defesa do Rio Branco por mais de 35 minutos. Nos acréscimos, o atacante Gabriel também recebeu o cartão vermelho e o Rio Branco terminou a partida com 9 jogadores.
Liderança e semifinal
O Rio Branco assumiu a liderança do Estadual com 12 pontos e garantiu com duas rodadas de antecipação uma vaga para semifinal da competição.
Cara do jogo
O zagueiro Marcelo realizou uma grande partida e foi escolhido o cara da partida.
Fala, Ulisses!
“Vencemos uma partida muito difícil e a classificação é o primeiro passo. Ainda estamos distantes do nosso objetivo e é seguir trabalhando forte”, comentou o treinador do Rio Branco, Ulisses Torres.

Você precisa fazer login para comentar.