Acre
Chef acreano cria massa de capeletti de pupunha com molho de açaí; conheça a receita
Prato foi apresentado em evento no Rio de Janeiro. O recheio é com pirarucu defumado.

Do mesmo criador do “sushi acreano”, surgiu mais uma receita que é a cara da Amazônia. O chef acreano Jaire Oliveira criou, a partir do fruto da pupunha, um capeletti amazônico, que é acompanhado por um molho de açaí e recheado com pirarucu defumado.
A receita foi apresentada no Rio de Janeiro e chamou atenção por usar ingredientes abundantes na região. Para a criação do molho, o chef contou com a ajuda de Rosevaldo Souza. A união dos ingredientes deixou o prato, tipicamente italiano, com a cara do Acre e da Amazônia.
“Da pupunha, é mais comum o pessoal utilizar o palmito, mas existe o fruto que também pode ser aproveitado. Comecei a pensar em uma massa que, ela como base, dá para fazer uma infinidade de coisas, desde capelleti a talharim. Para ficar mais amazônico, fiz o recheio de pirarucu defumado e o molho de açaí”, explica o chef.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/J/I/ktkygkTtm5EcF4e3frqQ/whatsapp-image-2022-05-23-at-19.08.58-1-.jpeg)
Prato foi apresentado no Rio de Janeiro — Foto: Arquivo pessoal
‘Culinária ancestral
Tradicionalmente, o acreano gosta mesmo de cozinhar a pupunha e comer com um cafezinho, mas o criador da receita enfatiza que a já amada pupunha pode gerar centenas de possibilidades gastronômicas e surpreender com prato inusitado e original.
“Apresentamos a receita no Rio de Janeiro e tivemos uma aceitação legal. É uma forma de mostrar que a pupunha não se come apenas com o café, mas que podemos levá-la, inclusive, para a alta gastronomia para alavancar nossa culinária, aproveitando produtos que temos, de forma sazonal, em abundância na Amazônia”, destaca.
Até dia 4 de junho, o chef acreano vai estar em Vilhena (RO), onde coordena um circuito gastronômico com 22 restaurantes que devem criar durante esse período pratos tipicamente amazônicos.
“Esse encontro é um circuito gastronômico, onde os restaurantes terão que apresentar pratos com coisas amazônicas, algo bem voltado para a culinária ancestral, indígena mesmo e que é a nossa base ainda hoje”, finaliza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/W/d/bOeicPR0ePypVLez2Qww/whatsapp-image-2022-05-23-at-18.36.12.jpeg)
Com molho de açaí, massa é feita com pupunha, fruto bastante conhecido na Amazônia — Foto: Arquivo pessoal
Comentários
Acre
Polícia Civil prende “Adrenalina”, condenado a 14 anos de prisão por envolvimento com organização criminosa
Mandado de prisão foi cumprido no bairro Cabreúva, na Baixada da Sobral, em Rio Branco; investigado terá pena cumprida em regime fechado
A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta terça-feira (24) um mandado de prisão contra L.J.M., conhecido como “Adrenalina”. A ação ocorreu no bairro Cabreúva, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. O investigado é alvo de regressão cautelar de regime, em um processo que apura crimes relacionados à Lei nº 12.850/2013, que trata do combate a organizações criminosas.
Segundo o mandado judicial, o homem possui uma pena remanescente de 14 anos, que deverá ser cumprida em regime fechado.
Procedimentos
Após ser capturado, L.J.M. foi encaminhado à unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário para as providências cabíveis.
Em nota, a Polícia Civil destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada, além de garantir o cumprimento das decisões judiciais no estado.

A prisão foi realizada em cumprimento a uma determinação da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas da capital. Foto: captada
Comentários
Acre
Forças de segurança recapturam dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri em Cruzeiro do Sul
Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza foram localizados e reconduzidos à unidade; outros dois seguem foragidos
Dois dos quatro detentos que fugiram do Presídio Manoel Neri, na última segunda-feira (23), foram recapturados nesta terça-feira (24) por forças de segurança em Cruzeiro do Sul. A ação contou com a atuação de policiais penais, com apoio da Polícia Militar, que localizaram e reconduziram à unidade prisional os internos Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza.
Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre o local onde os dois foram encontrados. Enquanto isso, outros dois foragidos identificados como Railon Rodrigues Lopes e Zaqueu da Conceição Lima continuam sendo procurados.
A fuga ocorreu a partir do bloco 3 da unidade prisional, poucos dias após uma operação realizada no local. Durante a vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão.

O caso acende um alerta para a segurança no presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. Foto: captada
O caso acende um alerta para a segurança no Presídio Manoel Neri, que já registra três fugas em um intervalo de seis meses. As ocorrências anteriores foram registradas em setembro do ano passado e no último dia 1º de março deste ano , aumentando a preocupação das autoridades quanto à vulnerabilidade da unidade.

Os foragidos capturados são Robson Rodrigues da Silva e João Paulo Lima de Souza, ainda foragidos: Railon Rodrigues Lopes, Izaqueu da Conceição Lima. Foto: captada
Buscas continuam
As forças de segurança seguem mobilizadas nas buscas pelos dois detentos que permanecem foragidos. A população pode contribuir com informações anônimas por meio do telefone 190.

Na vistoria, agentes encontraram um aparelho celular, objetos de ferro e indícios de escavação em uma cela situada entre os blocos 3 e 4, o que levanta suspeitas sobre a forma utilizada na evasão. Foto: captada
Comentários
Acre
Motociclista sofre fratura no fêmur após colisão com carro no centro de Brasiléia
Vítima foi socorrida e transferida para Rio Branco, onde deve passar por cirurgia
O motociclista Estaban Tomas Andres, de 22 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado por volta de 23h45 desta segunda-feira (23), na Avenida Manoel Marinho Monte, na parte alta de Brasiléia.
A colisão ocorreu em um cruzamento em frente a uma casa lotérica e envolveu uma motocicleta e um Volkswagen Gol. Durante patrulhamento, uma guarnição policial se deparou com a ocorrência.
Segundo a análise inicial, o carro teria acessado a via principal ao realizar uma conversão à esquerda, momento em que atingiu a motocicleta, que trafegava pela preferencial.
Com o impacto, o jovem foi arremessado ao solo e sofreu ferimentos graves na perna. Posteriormente, foi constatada uma fratura no fêmur. Ele recebeu atendimento imediato de uma equipe de emergência que passava pelo local e foi encaminhado ao hospital da cidade.
Na manhã desta terça-feira, o motociclista foi transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deve passar por procedimento cirúrgico.
A área foi isolada para perícia, e após os trabalhos técnicos, os veículos foram liberados, ambos com danos materiais significativos.
O motorista do carro alegou não ter visto a motocicleta e sugeriu a possibilidade de falha no farol do veículo. Já a vítima não pôde prestar depoimento devido ao estado de saúde.
As partes foram orientadas a procurar a delegacia e buscar imagens de câmeras de segurança que possam ajudar a esclarecer as circunstâncias do acidente.















Você precisa fazer login para comentar.