Conecte-se conosco

Acre

Cerca de 2500 imigrantes estão vivendo em condições sub-humanas em Brasiléia

Publicado

em

Fechamento da BR 364 impossibilita saída e cerca de 40 imigrante chegam todos os dias

Alexandre Lima

Condições do abrigo vem piorando a cada dia em Brasiléia - Foto: Alexandre Lima

Condições do abrigo vem piorando a cada dia em Brasiléia – Foto: Alexandre Lima

São cerca de quatro tendas juntamente com um velho clube esportivo, onde cerca de 2500 imigrantes de várias nacionalidades (haitianos, senegaleses, dominicanos, bengaleses e equatorianos), estão se espremendo em espaço com capacidade para cerca de 400 ou 500 no máximo.

Além disso, o principal organizador que acompanha esse problema desde 2010, Damião Borges, vem enfrentando outros como uma espécie de segregação racial entre eles, já que os senegaleses que aqui estão totalmente ilegais, não aceitam se ‘misturar’ com outras religiões.

Em não querer se misturar, as confusões e brigas estão se tornando uma constante no dia-dia. A exemplo, neste final de semana foi preciso deter vários na delegacia de Brasiléia por vias de fato, lei Maria da Penha e ameaças. Fazendo com a Polícia Militar disponibilize quase que 24 horas, uma equipe na frente do abrigo para tentar intimidar os briguentos.

As tendas estão ao lado de lama mal cheirosa e acumulada das chuvas - Foto: Alexandre Lima

As tendas estão ao lado de lama mal cheirosa e acumulada das chuvas e lavagem de roupa constante – Foto: Alexandre Lima

Damião Borges reclama do fechamento da BR 364 causado pela enchente do Rio Madeira, que tem impedido empresas do Sul a vir buscar mão de obra contratando os imigrantes. “Quando abrir a BR, tenho certeza que esse número vai cair para menos de 600”, disse.

Esgoto mal cheiroso invadiu Avenida e passa em frente do prédio do MP em Brasiléia - Foto: Alexandre Lima

Esgoto mal cheiroso invadiu Avenida e passa em frente do prédio do MP em Brasiléia – Foto: Alexandre Lima

Para piorar a situação no abrigo, o Estado tem repassado pouco dinheiro para a manutenção do abrigo. Um simples pacote de saco para lixo, praticamente se tornou um objeto escasso e faz falta na limpeza do local, causando o acumulo do lixo.

Todos os dias, são cerca de 40 imigrantes chegando em Brasiléia. Vários armazéns estão sendo alugados por Brasiléia e Epitaciolândia para servir de moradia temporária, já que alguns se recusam em morar num lugar insalubre, como o que está se tornando o abrigo.

Sem uma estrutura de saneamento adequada para escoar a água com sabão usada no banho e urina, o acumulo mal cheiroso está sobrando para a Avenida Rui Lino passando em frente do prédio do Ministério Público que fica ao lado e passa por reformas.

Em suma, Brasiléia e Epitaciolândia não tem um prazo ou data para ver encerramento desta situação. Enquanto isso, espaços públicos estão sendo tomados por pessoas que estão arriscando sair de seu País de origem em busca de uma vida melhor, mas estão encontrando o caos.

Água mal cheirosa jogada na avenida Rui Lino - Foto: Alexandre Lima

Água mal cheirosa jogada na avenida Rui Lino – Foto: Alexandre Lima

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo