Acre
Cerca de 10 dragas bolivianas podem estar levando perigo à Brasiléia
Locais onde estão fixadas estão levando erosão aos barranco no lado brasileiro
Alexandre Lima

Aproximadamente 10 dragas bolivianas estão retirando areia do Rio Acre, na fronteira com Brasiléia – Fotos: Alexandre Lima
Não se sabe as normas impostas pelas autoridades bolivianas, para que licenças sejam liberadas para a extração de areia do leito do Rio Acre na cidade de Cobija, capital de Pando, lado boliviano que faz divisa com o Brasil através do Acre.
Cenas que vem chamando atenção dos moradores da cidade de Brasiléia, é o crescimento das mesmas num período de um ano. São cerca de 10 dragas que praticamente trabalham dia e noite retirando areia de janeiro a dezembro.
Não precisa ser ‘expert’ no assunto, para perceber o crescimento da erosão nos barrancos no lado brasileiro é devido a retirada da areia no fundo do rio no lado boliviano. Concidentemente, aonde existe uma draga, o assoreamento é visível.
Para que uma empresa possa trabalhar no lado brasileiro retirando areia, é necessário um estudo ambiental rigoroso até conseguir a licença. Algumas autoridades já estão procurando formas de comunicar o governador de Pando.
As dragas podem ser vistas trabalhando a menos de 100 metro uma da outra, num trecho do Rio Acre, a partir dos Bairros Samaúma, Leonardo Barbosa, até próximo as pontes que ligam os dois países.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.







Você precisa fazer login para comentar.