Acre
Cerca de 10 dragas bolivianas podem estar levando perigo à Brasiléia
Locais onde estão fixadas estão levando erosão aos barranco no lado brasileiro
Alexandre Lima

Aproximadamente 10 dragas bolivianas estão retirando areia do Rio Acre, na fronteira com Brasiléia – Fotos: Alexandre Lima
Não se sabe as normas impostas pelas autoridades bolivianas, para que licenças sejam liberadas para a extração de areia do leito do Rio Acre na cidade de Cobija, capital de Pando, lado boliviano que faz divisa com o Brasil através do Acre.
Cenas que vem chamando atenção dos moradores da cidade de Brasiléia, é o crescimento das mesmas num período de um ano. São cerca de 10 dragas que praticamente trabalham dia e noite retirando areia de janeiro a dezembro.
Não precisa ser ‘expert’ no assunto, para perceber o crescimento da erosão nos barrancos no lado brasileiro é devido a retirada da areia no fundo do rio no lado boliviano. Concidentemente, aonde existe uma draga, o assoreamento é visível.
Para que uma empresa possa trabalhar no lado brasileiro retirando areia, é necessário um estudo ambiental rigoroso até conseguir a licença. Algumas autoridades já estão procurando formas de comunicar o governador de Pando.
As dragas podem ser vistas trabalhando a menos de 100 metro uma da outra, num trecho do Rio Acre, a partir dos Bairros Samaúma, Leonardo Barbosa, até próximo as pontes que ligam os dois países.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.





Você precisa fazer login para comentar.