Acre
Centro de Referencia do Idoso de Epitaciolândia investe em qualidade de vida para 3ª idade
Da Assessoria
É muito importante que pessoas de todas as idades pratiquem exercícios físicos com regularidade, mas também é preciso ter cuidado. O Centro de Referência do Idoso de Epitaciolândia é uma excelente opção para pessoas da terceira idade, que não têm a mesma capacidade física de quando eram jovens e pensando em melhor atender a essa clientela a secretaria de Cidadania e Ação Social através da Coordenação do Centro de referência do Idoso em parceria com o Fórum de Epitaciolândia realizou a entrega de equipamentos.
Com as atividades físicas, é prevenida a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose. Mas o principal benefício da prática é o aumento na independência e autonomia funcional, o que contribui intensamente para a melhora na qualidade de vida do idoso, ressaltou Suellen Coordenadora do Centro, que vem desenvolvendo um belo trabalho e pensando nisso apresentou um projeto a Comarca de Epitaciolândia para compra de Equipamentos de ginástica, utensílios de escritórios e utensílios domésticos que foi prontamente atendido pela Drª Joelma Nogueira, Juíza de Direito de Epitaciolândia.
O objetivo da aquisição dos equipamentos é para melhor desenvolver as atividades físicas que vem atendendo cerca de 200 idosos e pessoas que necessitam de acompanhamento profissional na ária de Educação Física e motora.
Entre os presentes na tarde festiva estavam o Prefeito André Hassem, Vereador Nego, Secretário de Administração Maricil Souza, Secretária de Saúde Adriana Pereira, funcionários da Assistência Social, juntamente com a Coordenadora Suellen e demais funcionários do Centro dos Idosos, logo após a solenidade de entrega dos equipamentos, participaram do coquetel que foi oferecido para homenagear os aniversariantes do mês.

Coordenadora Suellen e demais funcionários do Centro dos Idosos, na solenidade de entrega dos equipamentos
Comentários
Acre
Motorista brasileiro morre em acidente no Peru e corpo segue sem identificação completa
Autoridades buscam familiares de Adelino Dias de Moura e acionam órgãos internacionais para esclarecer o caso
A Procuradoria está à procura de familiares do motorista de rebocador brasileiro Adelino Dias de Moura, que morreu na última segunda-feira após um acidente de trânsito na rodovia Arequipa-Puno, no Peru.
De acordo com as autoridades, o corpo da vítima permanece na morgue sem identificação completa. Diante da situação, a Procuradoria solicitou apoio ao Consulado Geral do Brasil no Peru, além de encaminhar pedidos de informação à SUNAT-Alfândega sobre a entrada dos veículos envolvidos no acidente no país.
As investigações também contam com o suporte da Interpol em Lima, que foi acionada para levantar dados junto às autoridades brasileiras, incluindo informações sobre a propriedade e o histórico dos veículos relacionados ao caso.
Comentários
Acre
Mulher em situação de rua fica gravemente ferida após atropelamento na Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu fraturas e foi socorrida junto com motociclista envolvida no acidente
Uma mulher em situação de rua, identificada como Jucilene de Souza Xavier, de 36 anos, ficou ferida após ser atropelada na tarde desta quarta-feira (25), na Avenida Ceará, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.
Segundo informações apuradas no local, uma motociclista trafegava no sentido bairro-centro em uma moto modelo Biz, de cor preta, quando a vítima atravessou a via correndo. A condutora ainda tentou desviar, mas Jucilene acabou indo em direção à motocicleta, provocando o atropelamento.
Com a força do impacto, a mulher sofreu múltiplas escoriações, um corte na cabeça e fraturas graves, incluindo tíbia e fíbula, além de suspeita de fratura no fêmur.
A motociclista também se feriu, apresentando escoriações pelo corpo e possível luxação no tornozelo esquerdo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. As vítimas receberam os primeiros atendimentos ainda no local e, após estabilização, foram encaminhadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco.
O Policiamento de Trânsito esteve na área, registrou o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) e realizou os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do ocorrido.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia capacita servidores sobre licitação, DFD e ETP
A Prefeitura de Brasiléia promove, ao longo desta semana, uma importante formação voltada à fase preparatória da licitação, com integração de ferramentas de Inteligência Artificial e foco na elaboração de documentos como DFD (Documento de Formalização de Demanda), ETP (Estudo Técnico Preliminar) e pesquisa de preços, conforme a Lei nº 14.133/2021 e o Decreto Municipal nº 88/2023.
A capacitação é realizada no Centro Cultural Sebastião Dantas, em parceria com o Instituto Gestão e Governança, conduzida pelo professor e Superintendente do Ministério da Gestão no Acre Sender Sil, pós-graduado em Administração e especialista em negociação coletiva e desenvolvimento da gestão estratégica.
Sender Sil destacou a relevância da formação para a modernização da gestão pública. “A nova Lei de Licitações exige planejamento, técnica e estratégia. A utilização da Inteligência Artificial nesse processo potencializa a eficiência e a qualidade das contratações públicas, trazendo mais segurança jurídica e melhores resultados para a administração”, afirmou.
O prefeito Carlinhos do Pelado fez questão de enfatizar a importância da qualificação contínua dos servidores. “Estamos investindo na modernização da gestão pública, garantindo mais eficiência, transparência e segurança nos processos licitatórios”, pontuou.
A agente de contratação Thaísa Monteiro ressaltou o impacto prático da formação. “A utilização da Inteligência Artificial aliada ao conhecimento técnico e conforte a Lei nº 14.133/2021
fortalece nosso trabalho e contribui diretamente para processos mais ágeis e assertivos”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, também abordou a relevância da iniciativa. “Capacitar nossas equipes é essencial para garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e eficiência”, declarou.
Para Social, Suly, secretária de assistência social, essa capacitação alem de qualidade aos serviços municipais, promove a integração entre as secretarias. “Esse momento fortalece o trabalho em equipe e prepara nossos profissionais para os desafios da atual legislação”, pontuou.
Participaram da formação servidores de todas as áreas da administração municipal, incluindo equipe de planejamento, pregoeiro, agente de contratação, membros da comissão de licitação, analistas de compras, fiscais e gestores de contratos, além de pontos focais estratégicos de cada secretaria.
A programação teve início na última segunda-feira (23), e se encerra nesta sexta-feira (27), consolidando mais uma etapa de fortalecimento da gestão pública no município.










Você precisa fazer login para comentar.