fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Centro de Línguas conquista 2º lugar no concurso Colégio do Ano em Espanhol

Publicado

em

O Centro de Estudo de Línguas (CEL) do Acre conquistou o segundo lugar na categoria Centros de Línguas do concurso Colégio do Ano em Espanhol em 2021, promovido pelo Conselho de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. O resultado foi divulgado no fim do ano passado e a premiação foi realizada na capital paulista na semana passada.

O CEL conquistou o segundo lugar na categoria Centros de Línguas, no concurso Colégio do Ano em Espanhol 2021. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor de espanhol do CEL, Rafael Hermógenes de Oliveira, participou do evento de premiação em São Paulo, onde recebeu a placa Colégio do Ano em Espanhol 2021, como parte de uma série de prêmios recebidos pela instituição. Participou também de um estágio formativo no Colégio Miguel de Cervantes, na semana passada.

Na primeira etapa da formação, realizada em São Paulo, foi feita a definição da rede de centros. Em seguida, foi apresentada a metodologia aplicada pelo CEL, como são desenvolvidas as aulas, as atividades e a forma de ensino. E, no encerramento, representantes do colégio paulistano demonstraram a metodologia lá aplicada.

“A formação teve várias etapas e o Centro de Línguas hoje é parte de uma rede de centros que é referência para o Ministério da Educação da Espanha no Brasil. O CEL se consagra como um dos centros de referência de língua espanhola no Brasil”, destacou Rafael.

O curso de espanhol é um dos cursos que completou dez anos no CEL e sempre manteve parceria com a Embaixada da Espanha na realização de cursos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Hermógenes Oliveira trabalha no Centro de Línguas há seis anos. Durante o treinamento na capital paulista, observou que as metodologias utilizadas pelos grandes centros são as mesmas do CEL e no mesmo nível de conhecimento, segundo sua avaliação.

Os centros de idiomas classificados terão acesso a algumas plataformas digitais com material didático, incluindo a do Ministério da Educação, para os professores da rede dos nove centros credenciados. O benefício, que somente algumas escolas de espanhol tinham, serão acessíveis aos demais centros, como bônus de promoção à cultura espanhola.

Sobre o concurso do Colégio Ano em Espanhol 2021

Esta é a 3ª edição do concurso, e a primeira para a participação dos centros de idiomas do país, com o objetivo de reconhecer e premiar o trabalho de escolas, centros de idiomas e professores brasileiros que contribuem para o ensino e a propagação do espanhol no Brasil.

Inicialmente, 23 centros de vários estados foram inscritos e, desses, cinco foram selecionados para estar entre os três colocados, sendo o Distrito Federal em primeiro lugar; o Acre, em segundo; e São Paulo, como terceiro colocado. O Acre foi o único estado da Região Norte classificado entre os cinco selecionados.

O Acre conquistou o segundo lugar no concurso do Colégio Cervantes, de São Paulo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Dentro da programação, está prevista uma viagem do professor Rafael, em janeiro de 2023, para participar de uma imersão educacional cultural de 15 dias na Universidade de Buenos Aires, incluindo, além do conhecimento de metodologias, visitas a alguns bairros e curso de tango, entre outras atividades.

Como parte do prêmio, o CEL também recebeu laptops fornecidos pela Fundação Telefônica VIVO, licenças globais do Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (Siele Global) e AVE Global, recursos e materiais didáticos fornecidos pelas editoras Edelsa Anaya, Edinumen, Difusión, Livraria Espanhola e Hispanoamericana, de São Paulo e Editora SGEL.

Sobre o curso de espanhol no CEL

Quarto idioma mais falado do mundo, a Língua Espanhola é um dos cursos que completou dez anos no CEL, que sempre manteve parceria com a Embaixada da Espanha. Esta é a primeira vez que participa de um concurso nacional de centros de línguas.

É um curso que mantém nível didático elevado, com professores qualificados e premiados, e vem tendo muita procura pelos alunos da rede pública e comunidade em geral.

“Apesar das dificuldades em manter a qualidade do ensino e o trabalho que desenvolvemos, mesmo com aulas remotas, comparando os nossos recursos com as instituições privadas, conseguimos manter o padrão de qualidade”, declarou Gislaine Brito, assessora pedagógica do CEL.

Comentários

Geral

Gonzaga participa da maior feira de negócios da América do Sul e destaca potencial dos produtos acreanos

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deputado Luiz Gonzaga, juntamente com uma comitiva de empresários e políticos brasileiros, participou nesta terça-feira (26) da abertura da feira de negócios Expoalimentaria, realizada no Peru, onde empresários acreanos estão apresentando seus produtos.

Cerca de 30 empresários acreanos do ramo de alimentos e bebidas expõem na feira os produtos acreanos e negociam diretamente com empresários peruanos. Gonzaga é um incentivador da exportação dos produtos do Acre para contribuir para o desenvolvimento do estado. Na ocasião, Gonzaga se reuniu com autoridades peruanas, políticos e empresários na embaixada do Brasil no Peru para tratar sobre o intercâmbio comercial entre os dois países.

Participaram da reunião, além de Gonzaga, o almirante Gonzalo Rios Polastri, responsável pelo Porto de Chancay, senador Sérgio Petecão, presidente da Apex/Brasil, Jorge Viana, governador de Rondônia, Marcos Rocha, secretário de Indústria do Acre, Assurbanipal Barbary de Mesquita, secretário adjunto de Produção do Acre, Edvan Maciel, e cerca de 30 empresários acreanos. Durante a reunião foi tratado sobre a retomada dos projetos de ligação do Acre via Pucallpa e a construção da ferrovia via Cruzeiro do Sul para o Pacífico.

Gonzaga, que defende a construção da estrada que ligará o Acre ao Peru como ferramenta de desenvolvimento do estado, afirmou que a reunião foi importante para reafirmar o Acre como protagonista na exportação de produtos para o mercado internacional. “O Peru e os demais países da América do Sul e Ásia já conhecem o potencial de produção do Acre e a qualidade de nossos produtos. Agora o mais importante é dar continuidade ao projeto de construção da estrada e da ferrovia que ligará o estado de vez aos grandes centros comerciais do mundo. Com isso, o Acre vai gerar mais emprego e renda”, disse o deputado.

Os empresários peruanos se mostraram otimistas com a interligação entre os dois países através do Acre. Representante da Cosco Shipping, empresa que detém 45% das ações do Porto de Chancay, Gonzalo Rios Polastri, garantiu que irá procurar autoridades dos governos do Brasil e Peru para viabilização do projeto. Durante palestra aos empresários, o relator garantiu que o estudo de construção da rodovia está pronto, dependendo apenas de “vontade política”.

De acordo a Cosco Shipping, Pucallpa já tem uma rota que liga diretamente ao Porto de Chancay. A sonhada conexão, principalmente para a região do Juruá, seria a segunda ligação com o Pacífico. “A ideia principal é construir uma única via de caminhão (modal terrestre) ou de trem (ferrovia), de Cruzeiro do Sul ao porto de Chancay”, disse Polastri.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Rio Branco, Deracre implanta rotatória na AC-40, no trecho do Parque Chico Mendes

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou na terça-feira, 27, a implantação de uma rotatória na AC-40, no trecho do Parque Chico Mendes, em Rio Branco.

Implantação de rotatória será executada pelo Deracre. Foto: Ascom/Deracre

Serão executados serviços de recomposição de base e sub-base, pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização horizontal e vertical. O Deracre atendeu à solicitação dos moradores do loteamento e Ramal Bom Jesus, no bairro Vila Acre.

“Mais uma solicitação atendida pelo Deracre. Trabalharemos para garantir a construção da rotatória que deve melhorar a fluidez e segurança do trânsito nesse trecho da rodovia”, afirmou o diretor de Operações, Ronan Fonseca.

Deracre atendeu à solicitação da comunidade. Foto: Ascom/Deracre

A  intervenção faz parte de uma série de medidas que a gestão estadual está desenvolvendo para melhorar a mobilidade urbana, promover fluidez e segurança no trânsito.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assaltantes pedem táxi e roubam R$ 10 mil de distribuidora em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Três homens pegaram um táxi em Cruzeiro do Sul na noite dessa terça-feira, 26, e usaram o veículo para fazer um assalto a uma distribuidora localizada no Conjunto São Salvador. Eles levaram R$ 10 mil em espécie, celulares, joias e bebidas.

Depois do roubo, o trio desceu do carro e o taxista procurou a polícia para denunciar o crime.

O taxista contou que atendeu a um pedido de corrida dos três homens nos bairros da Lagoa e Remanso. Eles pediram para ir até a Distribuidora, onde armados, fizeram o assalto. Em seguida, de acordo com o taxista, os homens pediram para ficar nas proximidades do antigo clube Farinhada e fugiram.

O taxista ligou para o 190, informou o fato e foi até a Delegacia Geral de Polícia, onde registrou o caso e foi liberado. Ninguém foi preso até agora.

5 prisões por não pagamento de pensão alimentícia

Na Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul, nesta terça-feira feira, 26, também foram registradas 5 prisões pelo não pagamento de pensão alimentícia. Três dos presos pagaram o valor devido ainda na Delegacia e os outros 2 foram levados para o presídio Manoel Nery. Também houve prisão por ameaça e por violência doméstica.

Comentários

Continue lendo

Em alta