Conecte-se conosco

Brasil

Celebração de Pentecostes altera o trânsito em Taguatinga

Publicado

em

Celebração de Pentecostes altera o trânsito em Taguatinga
Agência Brasília

Celebração de Pentecostes altera o trânsito em Taguatinga

De sexta-feira (17) a domingo (19), devido ao evento “Festa de Pentecostes 2024”, que será realizado no Taguaparque , em Taguatinga Norte, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará alterações nas vias da região. Na sexta-feira e no sábado, as alterações no trânsito serão realizadas das 14h30 às 23h30. No domingo as mudanças ocorrerão das 13h30 às 21h30. O Detran-DF atuará com 170 servidores que farão o controle do tráfego e as intervenções nas vias.

As equipes de policiamento e fiscalização do Detran-DF farão a implantação da sinalização de trânsito nas imediações do Taguaparque para orientar os condutores e pedestres. No local do evento haverá áreas de estacionamento para o público em geral, autoridades e para pessoas com deficiência, além disso, uma área será reservada a ônibus e outra para vans, com acesso pelo Pistão Norte.

Na região do Taguaparque e Vicente Pires, durante a saída do evento, o fluxo de veículos na Avenida Contorno do Parque, iniciando próximo ao palco principal, estará em sentido único nas duas faixas de rolamento no sentido da EPTG. Já no sentido Estrutural, a via continuará operando em sentido duplo.

As equipes de engenharia de trânsito do Detran-DF vão alterar os tempos dos semáforos da Avenida Central de Taguatinga, Avenida das Palmeiras, Avenida Hélio Prates e Via de ligação QNF/QNL. Os semáforos serão sincronizados com o objetivo de criar corredores de mobilidade semafórica para favorecer a saída dos condutores do local do evento. O coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste, Wesley Cavalcante, orienta os condutores a evitarem as vias que estão em obras. “Recomendamos evitar o Pistão Sul e a Avenida Hélio Prates em virtude de obras. O Túnel Rei Pelé e a BR-070 são ótimas opções de chegada e saída do evento”, reforça o coordenador.

Durante todo o evento, além das intervenções viárias, os agentes auxiliarão a travessia de pedestres e farão a patrulhamento viário para coibir infrações. O Detran-DF atuará na região com viaturas, motocicletas, guinchos e empilhadeiras. Além de uma aeronave, que auxiliará no monitoramento do trânsito. O Detran-DF trabalhará em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e com a Polícia Militar (PMDF) para garantir a segurança viária e a fluidez no trânsito na área do Taguaparque e nas vias adjacentes.

The post Celebração de Pentecostes altera o trânsito em Taguatinga first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

ProUni anuncia em 2026 maior oferta de bolsas da história do programa

Publicado

em

estudante com tela computador com site do Prouni

Deiviane Linhares/ Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer quase 600 mil vagas na edição deste ano. Serão precisamente 594.519 bolsas em instituições particulares de ensino superior brasileiras, a maior oferta da história do programa.

Desse total, 274.819 são bolsas integrais, ou seja, com custo zero para os estudantes contemplados; e 319.700 bolsas parciais, em que o aluno paga 50% do valor do curso e o governo federal banca a outra metade.

As bolsas são divididas entre cursos de bacharelado (328.175), cursos tecnológicos (253.597) e licenciaturas (12.747). O curso de administração lidera a oferta, com 63.978 bolsas; seguido de ciências contábeis (41.864); análise e desenvolvimento de sistemas (29.367), gestão de recursos humanos (22.969) e direito (21.558).

Para concorrer, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas aplicadas, além de nota diferente de zero na redação.


Segundo informações do governo, para participar, o candidato precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter cursado ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter cursado ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • ter cursado ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • ter cursado ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ter cursado ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação brasileira;
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do próximo dia 26 até 29 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O MEC já abriu a consulta pública para verificação das vagas ofertadas por município, curso, turno e instituição privada de ensino superior.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Após reajuste via MP, veja quanto ficará piso salarial dos professores

Publicado

em

professores gdf

Hugo Barreto/Metrópoles

Com a assinatura da Medida Provisória (MP) que trata do reajuste do piso salarial nacional dos professores da educação básica pública no Brasil, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (21/1), o salário base dos profissionais de magistério passa a ser deR$ 5.130,63.

Porém, o valor causou repercussão negativa e mobilização na categoria, o que levou o Ministério da Educação (MEC) a buscar mudanças no novo cálculo do piso. Agora, com a medida, o percentual de aumento foi fixado em 5,40%.

A MP, assinada por Lula durante cerimônia no Palácio do Planalto, já tem efeito a partir do próximo pagamento dos professores. Ela será enviada ao Congresso Nacional, que terá o prazo de até 120 dias para aprová-la.

Segundo a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o governo vai trabalhar pela celeridade da tramitação da matéria no Legislativo.

“É um compromisso também nosso de fazer a tramitação dessa matéria no Congresso o mais rápido possível, para que a gente tenha sempre uma previsibilidade e estabilidade no aumento do piso salarial”, afirmou Gleisi em publicação no Instagram.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

PM do Acre viraliza nas redes com vídeo humorado “como me sequestrar” e ganha interação da prefeitura

Publicado

em

Publicação oficial da corporação aderiu à trend e gerou centenas de comentários brincando com rotina policial e detalhes como “quibe de arroz frito”

A Polícia Militar do Acre (PMAC) entrou na trend “como me sequestrar” e viralizou nas redes sociais com um vídeo de tom leve e bem-humorado. A publicação, feita no perfil oficial da corporação, gerou grande engajamento e interações divertidas, incluindo a da Prefeitura de Rio Branco, que comentou: “se juntar o quibe de arroz frito aí dá uma boa prosa no final da tarde”.

Internautas também interagiram de forma descontraída, citando a rotina policial e brincando com referências do dia a dia, como estacionar em postos de gasolina, garrafas de água e cafezinhos. Entre os comentários, surgiram frases como “Zerou o game, bom demais”, “É por isso que quase todo posto de gasolina tem uma viatura” e “Um risco à segurança esses cafezinhos”.

A ação faz parte de uma estratégia de aproximação com a população por meio de conteúdos informais e de bom humor, reforçando a presença digital da PM e humanizando a imagem da instituição. O vídeo segue repercutindo com milhares de visualizações e compartilhamentos.

Comentários

Continue lendo