Conecte-se conosco

Cotidiano

Casos suspeitos de dengue aumentam 70% em um ano no Acre, segundo Saúde

Publicado

em

De janeiro ao dia 15 de abril deste ano foram notificados mais de 6,2 mil casos, sendo que no mesmo período do ano passado eram pouco mais de 6,3 mil casos.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Os casos suspeitos de dengue no Acre tiveram aumento de 70% em 2019, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Até o dia 15 de abril foram registradas 6.226 notificações da doença no estado, um aumento de 2.565 casos em comparação com o mesmo período de 2018.

A reportagem entrou em contato com a coordenadora de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Sônia Queiroz, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta.

A região Baixo Acre apresenta o maior número de casos suspeitos, sendo 3.956 notificações este ano e 1.834 casos confirmados. A segunda região de maior incidência é a do Juruá com 1.544 notificações em 2019 e 433.

Epidemia em Rio Branco

Em epidemia, a capital acreana, Rio Branco, tem o maior número de casos do estado. Segundo os dados da Sesacre, foram registrados 3.164 casos suspeitos em 2019, sendo que no mesmo período de 2018 foram 1.130 casos, um aumento de 180%.

Com relação aos casos confirmados da doença, são 1.477 até o dia 15 de abril deste ano e 301 no mesmo período no ano passado. Um aumento de 390% nos casos.

Já em Cruzeiro do Sul, o número de casos caiu 51% este ano. Até o dia 15 de abril de 2019 foram registrados 875 casos suspeitos de dengue, sendo que no ano passado foram 1.794 casos. Confirmados são 209 casos em 2019 e 805 em 2018.

2º do país com a maior taxa de dengue

Dados do Ministério da Saúde, divulgados no último dia 25 de março, apontam que o número de casos de dengue no Acre teve um aumento de 231,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na época, o estado ficou em segundo lugar no ranking dos estados com relação à taxa da doença, por apresentar alta incidência da doença, ou seja, maior que 100 casos por 100 mil habitantes

Até o dia 16 de março deste ano, o estado notificou 3.675 casos da doença. No mesmo período de 2018, foram 1.109 casos. A avaliação foi feita de 30 de dezembro de 2018 a 16 de março de 2019, em comparação com o mesmo período de 2017/2018.

A incidência no estado é de 422,8 casos/100 mil habitantes. O Acre não registrou óbitos em decorrência da doença neste ano. Ainda de acordo com o Ministério, os casos de chikungunya também aumentaram no período avaliado, passando de 44 em 2018 para 75 em 2019. Em relação à zika, o crescimento foi de 5 em 2018 para 83 em 2019, um aumento de 1560%.

Decreto

No último dia 20, a prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência por um período de 180 dias devido à epidemia de dengue na capital.

Com o decreto, a prefeitura ficou autorizada a fazer contratação temporária de pessoal. Além de poder requisitar tanto pessoal, como equipamentos de outras secretarias para desenvolver ações de eliminação dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Fafs confirma 9 equipes inscritas no torneios Sub-11 e 15

Publicado

em

Foto João Valente: Torneios marcam a abertura da temporada

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal(Fafs) confirmou 9 equipes inscritas para as disputas dos torneios Sub-11 e Sub-15, competições programadas para abrir a temporada de 2026.

“Nosso objetivo é realizar os dois campeonatos com doze equipes em cada um. Investir na base é fundamental e vamos seguir com essa política para termos formação”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

No dia 28

Segundo Rafael do Vale, as inscrições serão fechadas no dia 28 deste mês e o objetivo é não prorrogar o prazo.

“Queremos promover as competições dentro do programado na assembleia geral. Temos 12 eventos para realizar na temporada”, afirmou o dirigente.

Times do Sub-11

AME

Café com Leite

Preventório

Sub-13

AME

Preventório

CEC

PSC

Café com Leite

Epitaciolândia

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Selsimar Maciel comanda treino físico e fecha semana do Rio Branco

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Selsimar Maciel quer a evolução física do elenco do Rio Branco

Um trabalho físico em uma academia da capital acreana fecha neste sábado, 14, a partir das 8h30, a semana de treinamentos do Rio Branco. O Estrelão venceu a Adesg por 2 a 0 na última terça, 10, na Arena da Floresta, e garantiu a classificação para semifinal do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.

“Vamos realizar um trabalho de força e na próxima semana essa será a prioridade. Precisamos chegar ainda mais forte fisicamente para reta final do Estadual”, declarou Selsimar Maciel.

Avalia reforços

A diretoria do Rio Branco não prometeu, mas avalia a possibilidade da contratação de reforços para o momento decisivo do Estadual. O técnico Ulisses Torres prioriza a chegada de um camisa 10 para aumentar o poder ofensivo da equipe.

Próxima partida

O Rio Branco joga contra o Santa Cruz na segunda, 23, a partir das 18 horas, no Tonicão, e o duelo marca a abertura da 6ª rodada da fase de classificação.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez e Humaitá disputam um duelo de favoritos ao título

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O meia Hiago(bola) pode ser a surpresa entre os titulares do Galvez

Galvez e Humaitá disputam um duelo de favoritos neste sábado, 14, a partir das 15 horas, no Tonicão. A partida fecha a 5ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 e quem vencer garante uma vaga na semifinal.

Galvez

O técnico Maurício Carneiro não poderá contar com o volante Patrick, lesionado, e o atacante Caíque, suspenso pelo terceiro amarelo. A novidade do Imperador será o retorno do volante Dudu depois de cumprir suspensão.

Humaitá

O Humaitá entra na partida de logo mais sem nenhum desfalque. O técnico Rogério Pina espera jogo difícil e por isso deixou para divulgar os titulares somente momentos antes do confronto.

Trio de arbitragem

Antônio Marivaldo vai apitar Galvez e Humaitá. Antônio Neilson e Douglas Renan serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo