fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Caso Géssica: enfermeira morta em perseguição policial foi vítima de homicídio doloso, conclui investigação do MPAC

Publicado

em

De acordo com o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo Ministério Público Estadual de Capixaba (MPAC), a morte da enfermeira Géssica Melo de Oliveira, de 32 anos, ocorrido dia 02 de dezembro de 2023, num suposto confronto com a polícia, esconde uma série de manobras na tentativa de ocultar o cometimento de um homicídio doloso por parte de policiais militares. Ela foi morta com dois tiros, um no pulmão e outro no estômago.

“Há indícios, portanto, do crime de homicídio doloso, aliado ao crime de fraude processual (inserção de uma pistola no local dos fatos, alegando-se pertencer à vítima)…”

Por meio de laudos periciais ficou provado que a vítima não ingeriu qualquer substância ilícita ou álcool. Também não foi encontrado em seu DNA qualquer vestígio de contato com arma de fogo e que tentaram “mudar a cena do crime”, com a inserção de uma arma de fogo, do tipo pistola” no carro da vítima, entre outras praticas evidenciadas nos laudos periciais.

Inicialmente, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) declarou que Géssica estaria armada e fazia manobras perigosas que colocavam em risco a vida de outras pessoas e, por isso, atiraram no carro. A perseguição teria iniciado após ela furar um bloqueio policial em Capixaba. Após os disparos, no quilômetro 102, nas proximidades da entrada do Ramal da Alcoolbrás, a enfermeira perdeu o controle do veículo, entrou em uma área de mata e bateu o carro em uma cerca.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) alegou que os disparos haviam sido contra o carro da vítima. Dois militares, que estavam na ação, foram presos em flagrante, de forma preventiva, durante audiência de custódia logo após o ocorrido. O caso também é investigado pela Corregedoria da Polícia Militar do Acre e da Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura inaugura Programa Hortas e Fazendinhas na CEI José Maria Maciel – Cidade do Povo

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), teve o prazer de compartilhar e celebrar, nessa quarta-feira (8), um projeto que marca um avanço significativo em direção a uma educação mais enriquecedora e sustentável.

“Aqui, estamos inaugurando a 8ª horta e fazendinha no CEI José Maria Maciel – Cidade do Povo. Agradecemos ao prefeito pelo apoio incansável às iniciativas que visam o desenvolvimento integral de nossas crianças, por meio deste projeto visionário. A liderança da gestora tem sido crucial para o sucesso desta iniciativa, e o envolvimento de toda a comunidade escolar, principalmente das crianças e suas professoras, desde o preparo da terra, pintura de pneus, garrafas, semeadura e rega diária das plantas”, afirmou a coordenadora do Programa Hortas e Fazendinhas, Maria Rosa Aguilar Fernandez.

Vale destacar a importância e a magnitude das hortas e fazendinhas, concebendo-as como ambientes de aprendizagem na escola, um laboratório vivo onde as crianças observam, experimentam e fazem suas descobertas, uma ferramenta pedagógica para os professores e professoras, um meio de integração entre escola e família e uma garantia de segurança alimentar, além de um recurso didático para fomentar valores.

Nas hortas e fazendinhas, as crianças não apenas aprendem a produzir, mas também praticam uma alimentação saudável para manter uma boa saúde, colocam em prática a educação alimentar, nutricional e ambiental. As aprendizagens são significativas e de qualidade, incentivando o empreendedorismo e a vivência no agronegócio.

Este centro agora conta com uma horta para a produção de hortaliças, três espaços com fazendinha para a produção de frutas, plantas medicinais e roçado, caixa para fazer compostagem, casinha do agronegócio e um espaço para um caminho sensorial, contemplando as crianças autistas.

A implantação do programa hortas e fazendinhas no CEI José Maria Maciel contou com a participação de toda a comunidade escolar. A equipe proporcionou diferentes experiências lúdicas com diversas temáticas: agronegócio, alimentação saudável, consciência ambiental, reutilização de materiais recicláveis, resgate da cultura por meio das ervas medicinais, entre tantas outras vivências.

O envolvimento com a comunidade ultrapassou os muros da escola. Em parceria com o posto de saúde e o CRAS, estamos realizando uma triagem para identificar crianças em situação de insegurança alimentar, as quais receberão a implantação da horta em suas residências.

“Não temos palavras para agradecer à secretária Nabiha Bestene por ter incluído nosso centro neste programa e ao nosso prefeito Tião Bocalom pelo olhar sensível ao idealizar este programa.”, finalizou a diretora do CEI José Maria Maciel – Cidade do Povo, Alessandra Hoyos.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza dia de beleza em alusão ao Dia das Mães no Centro da Pessoa Idosa

Publicado

em

Por

O segundo domingo do mês de maio, marca a celebração do Dia das Mães, momento de retribuir todo amor e cuidado dado por aquela que nos deu a vida. Pensando nisso, a Prefeitura de Rio Branco realizou nesta quinta-feira (9), um dia de beleza em alusão à data, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosmo Morais, no bairro Calafate.

A ação teve como parceiro o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com mais de 20 profissionais remanejados para ofertarem serviços de corte de cabelo, manicure, pedicure, limpeza de pele, ventosaterapia, aferição de pressão e teste de glicemia. A previsão é que mais de 300 pessoas sejam atendidas com a iniciativa.

Wellington: ” Estamos proporcionando vários serviços à comunidade local” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Wellington Chaves, mesmo que a ação seja liberada ao público, o foco são as idosas e no acolhimento que a assistência tem buscado fazer com elas, por meio de atividades do Centro.

“É uma ação em parceria com o Senac, onde estamos proporcionando vários serviços à comunidade local, e é o momento que estamos antecipando o Dia das Mães. Esse evento é para isso, para a aproximação dos nossos serviços com os idosos, junto às ações da nossa secretaria.”

“É sempre um prazer para a gente atender a comunidade nesse dia que representa o Dia das Mães e poder oferecer esses serviços de beleza para as mulheres. É uma parceria muito importante do Senac e a gente está disponível, sempre que for necessário”, ressaltou a representante do Senac, Beth Dantas.

Valtim: “A prefeitura tem buscado valorizar a população rio-branquense” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

De acordo com o prefeito da capital em exercício, Valtim José, essa é só mais umas das ações da prefeitura que tem buscado valorizar a população rio-branquense, sobretudo os idosos.

“Quero aproveitar e desejar um feliz Dia das Mães para nossas mamãezinhas queridas que estão em nossos corações. Então, feliz Dia das Mães! Um beijo no coração e um abraço.”

Para as mães presentes, o sentindo foi de gratidão pela iniciativa em transformar a data em um momento tão especial e inesquecível.

“Eu estou achando extremamente interessante porque é uma valorização da mulher na véspera do Dia das Mães, então primeiro o embelezamento e amanhã que vai ser a nossa festa mesmo. Então, eu quero ir toda bela, espero usufruir o melhor daqui, que as meninas estejam inspiradas com bastante criatividade para nos embelezar”, destacou a advogada, Suzete Silva.

“É algo muito bom essa inclusão para as idosos, para convivência e que esse dia seja especial. Para elas estarem se cuidando, cuidando da pele e do cabelo. Algo que a prefeitura está proporcionando para elas é muito bom. E para mim também, que estou aproveitando”, disse a dona de casa, Claudineia Albuquerque.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

USF Manoel Alves Bezerra Neto fecha na tarde desta sexta-feira para detetização

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que a Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Alves Bezerra Neto, localizada na Rua Cabo Euriberto – Cidade do Povo estará fechada na tarde desta sexta-feira, 10 de maio, para a realização de dedetização na unidade.

O atendimento voltará ao normal a partir de segunda-feira, 13 de maio de 2024.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo