Acre
Casamento Coletivo oficializa união de 500 casais na Expoacre
Ação demonstra compromisso do TJAC com a inclusão e a justiça social
A Arena de Shows do Parque de Exposições Wildy Viana, se transformou em um cenário especial, nesta sexta-feira, 6, para a realização da cerimônia de Casamento Coletivo onde 500 casais oficializaram a união e a construção de um novo capítulo de vida.
O Casamento Coletivo faz parte do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e é voltado para casais com insuficiência econômica para proporcionar a eles a oportunidade de formalizar a união em uma cerimônia memorável, destacando a importância da inclusão social.

Conduzida pela juíza de Direito Luana Campos, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais, membros da comunidade e familiares dos noivos criando um ambiente festivo e acolhedor para todos os participantes.
Casais destaques
Em toda cerimônia do Casamento Coletivo do Projeto Cidadão, independente do número de casais e localidade, dois deles são colocados em lugar de destaque: o casal mais experiente, que é o casal com a idade superior aos demais, e o casal mais jovem, que é o casal mais novo em questão de idade.


Nesta edição ficaram a frente do dispositivo o casal Rodolfo da Silva, 70 anos, Francisca de Morais, 50 anos, e o casal Filipe da Silva, 18 anos, e Ana Laura, 16 anos. O primeiro casal mora juntos tem dois anos e resolveu oficializar a união por ser evangélico. Já Filipe e Ana moram juntos tem dois meses e foram incentivados pela mãe de Filipe para aproveitarem a edição do Projeto Cidadão.
“Somos evangélicos e a gente não participava da Santa Ceia por não ser casados. Agora vamos poder. É um oportunidade muito boa e estamos muito felizes em nos unir mais ainda”, disse Francisca.

Ao abrir a cerimônia, a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista enfatizou ser um momento especial e emocionante e destacou que o casamento coletivo é uma linda oportunidade para os casais unirem seus caminhos e fortalecerem o compromisso que têm um com o outro.
“Que o amor que hoje transborda em seus corações continue a crescer e a se fortalecer a cada dia. Eu estou aqui para dar as boas-vindas e dizer que o Projeto Cidadão é um presente. Como um dos programas sociais, é um presente para mim poder conduzir, porque eu posso compreender o sentimento que todos possuem de acreditar no Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça, que é uma instituição há 30 anos, e hoje os senhores aqui estão para receber a sua certidão de casamento.
Em seu pronunciamento, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari lembrou que o respeito mútuo é a base de um relacionamento saudável e duradouro. Falou que cada um, nesta noite, está se comprometendo a ouvir um ao outro com atenção, valorizando os sentimentos e opiniões dum do outro.

“É importante que ambos se empenhem em construir um ambiente de apoio e compreensão, onde a violência, seja física ou emocional, não tenha espaço. A oficialização do casamento é uma coisa muito importante, porque ele é um arco na vida civil do cidadão, na vida de um homem, na vida de uma mulher. E como eu estava dizendo antes, ele preserva direitos, então eles (casais) vão garantir direitos futuros, para os filhos, como direito de herança, direito de partilha e outros direitos mais. Portanto, o Tribunal de Justiça está sempre pronto a garantir essa cidadania para as pessoas, porque o nosso plano, nossa matriz do Poder Judiciário é fundado nos serviços ao nosso cidadão”, explicou a presidente.

A defensora pública geral, Simone Santiago, falou aos noivos que o momento é um momento muito importante para cada um e de todas as famílias. “Sei que alguns casais aqui já convivem há bastante tempo, mas alguns hoje estão iniciando as suas famílias. Mas dizer que hoje é um dia de celebrar o amor, a parceria, o compromisso que cada um de vocês está afirmando aqui diante das autoridades. É um casamento que já existe, uma família que existe, mas é um momento importante de oficializar diante da sociedade. É importante, e eu digo isso principalmente para as mulheres, ter aquele documento na mão. Isso é muito gratificante”, disse.

Cerimônia
Ao conduzir a cerimônia de casamento, a juíza de Direito Luana Campos, salientou que atualmente é titular da Vara de Registros Públicos e que a unidade trata também do casamento. Ela falou sobre respeito, amor, família, compreensão e paciência.
“Sou grata a Deus por ter me dada essa missão de celebrar esse casamento, um missão alegre, nobre e contagiante. Nessa tarde maravilhosa, estamos com os noivos e com os familiares em um momento importante e único na vida de cada um de vocês. Eu digo único por quê? Porque nenhum momento a gente vive novamente. A celebração e a concretização do amor de vocês no dia de hoje é motivo de grande alegria e felicidade para todos que aqui estão”, salientou.
Ao final do evento, os casais retiraram suas certidões para o casamento ter validade.









Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.