Acre
Casal indígena morre em grave acidente na BR-317, em Boca do Acre; motorista foge e abandona veículo
Sebastião e Maria Angélica, da tribo Aripuanã, foram vítimas de colisão frontal com carro que invadiu a contramão; comunidade incendiou veículo do suspeito.
Um casal indígena da tribo Aripuanã, Sebastião e Maria Angélica, morreu em um grave acidente de trânsito na tarde deste sábado (15), nas proximidades de um frigorífico, no km 09 da BR-317, no bairro Platô do Piquiá, em Boca do Acre, interior do Amazonas. O acidente ocorreu quando um veículo modelo Jeep Cherokee, de cor cinza e supostamente dirigido por um homem identificado como Jarderson, invadiu a pista contrária e colidiu de frente com a motocicleta em que o casal trafegava.
Com o impacto, Sebastião foi arremessado contra um poste de energia elétrica, sofrendo múltiplas fraturas e morrendo no local. Maria Angélica foi projetada a seis metros de distância e encontrada sem vida dentro de uma área de mata. O motorista do Jeep fugiu do local sem prestar socorro e abandonou o veículo em uma área de mata, onde o carro parou.
A morte do casal, muito querido pela comunidade, gerou revolta entre os moradores, que, em um ato de desespero, incendiaram o Jeep abandonado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte avançado, mas os paramédicos só puderam atestar os óbitos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) isolou a área para a realização da perícia. Após a conclusão dos trabalhos, os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. O caso será investigado pela Polícia Civil de Boca do Acre, que busca identificar e localizar o motorista suspeito de causar o acidente e fugir do local.
Comentários
Acre
Polícia Civil do Acre prende mais uma liderança de organização criminosa no Vale do Juruá

Investigadores do NEIC durante cumprimento de mandados no Vale do Juruá. Foto: cedida.
A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Núcleo Especializado em Investigações Criminais (NEIC) de Cruzeiro do Sul, prendeu nesta semana três pessoas envolvidas em atividades criminosas na região. Dentre os presos, está um homem apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação no Vale do Juruá.
Com essas prisões, sobe para três o número de lideranças de facções criminosas detidas pelo NEIC nos últimos 20 dias, resultado de uma ação investigativa constante e estratégica da Polícia Civil para desarticular o crime organizado na região.
Os três indivíduos presos nesta semana, são suspeitos de envolvimento direto na execução de Rodrigo Duarte Gomes, de 28 anos, cujo corpo foi encontrado em uma cova nas imediações do Rio Crôa. Rodrigo havia fugido do Presídio Manoel Neri da Silva em 9 de setembro de 2024 e desapareceu quatro dias depois. Informações indicam que ele estava residindo no Ramal dos Caracas, na Comunidade Vila Lagoinha, quando foi levado por quatro pessoas em um carro de vidros escuros até o Porto do Rio Crôa, onde teria sido executado.
As investigações seguem em andamento para localizar outros envolvidos no crime e aprofundar a apuração sobre a atuação das organizações criminosas no Juruá.
Fonte: PCAC
Comentários
Acre
Acre pode ter chuvas intensas com ventos de até 60 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo aviso meteorológico de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial” para o Acre. O alerta começou a valer às 9h40 desta sexta-feira, 11, e segue em vigor até as 10h deste sábado (12).
De acordo com o órgão, a previsão é de chuvas com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm em um único dia. O aviso também menciona ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.
Comentários
Acre
Sena Madureira cria Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes
A Prefeitura de Sena Madureira sancionou nesta sexta-feira, 11, a Lei nº 886/2025, que institui oficialmente o Serviço Municipal de Acolhimento Familiar. A iniciativa tem como objetivo garantir a proteção integral de crianças, adolescentes e, em casos excepcionais, de jovens entre 18 e 21 anos que precisem ser afastados do convívio familiar por determinação judicial.
De acordo com o texto da lei, o serviço é voltado a menores que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, seja por situações de violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono ou orfandade. A medida substitui o acolhimento institucional, priorizando a convivência familiar e comunitária com famílias cadastradas e capacitadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
As famílias, denominadas “famílias acolhedoras”, não terão vínculo de adoção, mas irão proporcionar um ambiente seguro e afetuoso para os acolhidos, com suporte financeiro por meio de uma bolsa-auxílio para cobrir despesas com a criança ou adolescente.
A gestão do serviço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atuará em articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, entre outros órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Além disso, a lei prevê investimentos na capacitação técnica das famílias e profissionais envolvidos, bem como estrutura adequada para o funcionamento do serviço. Os recursos virão do orçamento municipal, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e de convênios com os governos estadual e federal.
A inclusão de uma criança ou adolescente no programa será feita exclusivamente por meio de determinação judicial, respeitando as necessidades específicas de cada caso. A permanência no serviço também poderá ser estendida até os 21 anos de idade, com base em avaliação técnica
Você precisa fazer login para comentar.