Acre
Ciclistas suecos são atropelados na BR 317 rumo a capital do Acre

Karl foi socorrido no hospital de Brasil e apresentava vários hematomas pelo corpo – Foto: Alexandre Lima
Errata: O Altoacre.com errou ao informar nesta matéria que a nacionalidade dos dois era suíça. Na verdade, os dois são suecos. A informação foi corrigida às 18h38 (horário local).
Alexandre Lima
Um casal de suécos, Johanna Charlotte Eklöf (25) e Karl Emil Andreas Böner (24), se aventuravam pela América do Sul de bicicleta, deram entrada em solo brasileiro pela manhã desta segunda-feira, dia 14, após chegarem pelo Peru e atravessar por Assis Brasil.
Segundo uma nota fiscal encontrado no local, pernoitaram na cidade de Cobija e deram continuidade a viajem rumo à capital acreana (Rio Branco). Não sabiam eles que iriam se envolver num acidente fatal, no km 18, quando supostamente teriam descansado em frente a uma colônia para aproveitar a sombra para depois continuar a viajem.
Era por volta das 09h00 quando montaram em suas bicicletas e cruzaram a BR, mas neste momento, passava um carro modelo VW/Up!, placas NTX 2691, dirigido por José Ribamar Mendes Júnior (33), que se deslocava rumo a Rio Branco, após fazer compras no lado boliviano. “Foi de repente… Eles invadiram a estrada e não deu tempo de desviar e bati nos dois”, disse.
Infelizmente, a jovem não suportou os ferimentos e foi a óbito antes mesmo de receber os primeiros socorros. O corpo apresentava fratura com corte no ombro esquerdo e vários hematomas pelo corpo.
O jovem foi levado para o hospital de Brasiléia, onde recebeu os primeiros socorros e apresentava machucados em vários lugares, mas não corria risco de morte. Karl reclamava de muitas dores pelo corpo, mas não apresentava indícios de fraturas graves e ficaria em observação.

José Ribamar (d), o motorista, ficou no local para prestar esclarecimentos às autoridades – Foto: Alexandre Lima
Por sorte, havia um perito criminal na fronteira, onde ajudou na identificação do casal. Policiais Militares do 10º Batalhão, guardaram o local até a chegada de Patrulheiros Rodoviários Federais (PRF), que iriam ajudar no caso e comunicar o fato às autoridades e consulado suíço no Brasil.
Foi informado que o corpo seria transferido para a Capital, onde será iniciado os trâmites legais. Foi encontrado nos pertences que havia nas bicicletas, os documentos, algum dinheiro e equipamento fotográfico.
O Motorista ficou no local para prestar esclarecimentos às autoridades no que fosse necessário e foi conduzido para a delegacia de Brasiléia.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.


















Você precisa fazer login para comentar.