Conecte-se conosco

Acre

Casa Civil promove roda de conversa sobre prevenção ao câncer em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), realizou nesta sexta-feira, 25, uma roda de conversa intitulada “Outubro Rosa: Prevenir é cuidar”, reunindo servidores para uma reflexão e troca de informações sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. 

Evento alusivo visa reforçar ainda mais a atenção e carinho com as servidoras da Casa Civil do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

A iniciativa faz parte da campanha mundial Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças, aumentando as chances de cura e sucesso nos tratamentos.

Médica também destacou a importância de dar atenção para o câncer de colo de útero e a prevenção por meio da vacinação. Foto: Neto Lucena/Secom

O evento contou com a participação de profissionais de saúde que trouxeram dados e orientações para sensibilizar os servidores. A ginecologista Marina de Angelis abordou a necessidade de superar o medo dos exames de rotina. “No dia a dia percebemos uma intimidação das pacientes para realizar os exames e precisamos incentivar a prevenção sem medo”, destacou Marina.

Médicos ginecologistas Camila Amorim e Elielson Aguiar também contribuíram para o bate-papo, reforçando a importância da prevenção para a saúde feminina. Foto: Neto Lucena/Secom

Também presente na roda de conversa, a diretora-geral do Hospital de Amor, Ana Maria Negreiros, apresentou os serviços oferecidos pela instituição e enfatizou a qualidade do atendimento. “Graças a Deus nosso Acre conta com uma unidade de saúde como essa, a qual segue um padrão de qualidade cuidando de nossa população com boas mãos”, afirmou Negreiros.

“Vocês são mulheres guerreiras e atribuladas com a rotina de trabalho e cuidado com a família. Convido todas para realizarem o autocuidado”, disse Ana Maria. Foto: Neto Lucena/Secom

O Hospital de Amor realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, incluindo exames de mamografia para mulheres de 40 a 49 anos, recomendados anualmente, e para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Para o agendamento dos exames, são necessários RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Os interessados podem marcar pelo telefone (68) 3213-5501 ou via WhatsApp (68) 3213-5500.

Instituto de Prevenção do Hospital de Amor está de braços abertos para a realização gratuita de exames de precaução. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A abertura do evento foi realizada pela diretora de Administração e Finanças, Lidiane Rodrigues, que agradeceu aos servidores e reforçou a importância da prevenção. “Preparamos esse dia especial com muito carinho para retribuir pelo serviço prestado durante toda a nossa gestão. Além disso, queremos cuidar melhor da saúde de todas. Levem as mensagens de prevenção para outras mulheres”, disse.

Janaina Costa, chefe do Departamento de Administração, sensibilizada pelo encontro promovido pela Casa Civil, contou que a ação também acontece em homenagem à Rose Aquino, servidora que ano passado descobriu um câncer de mama e atualmente encontra-se no Paraná, realizando um tratamento de saúde. 

“Esse é um momento de cuidado e de exaltação para todas nós”, destaca Janaina. Foto: Neto Lucena/Secom

Ela ressalta: “Estamos felizes que Rose está sendo bem tratada e os sintomas do câncer estão reduzidos. É uma grande comemoração para todos nós. Acho essencial esse momento de cuidado pessoal em nosso ambiente de trabalho, onde formamos laços e passamos horas de nossos dias”.

O evento, além de reforçar a importância do autocuidado, também celebrou o Dia do Servidor Público, comemorado na próxima segunda-feira, 28, promovendo um ambiente de socialização e bem-estar entre os colegas de trabalho.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.

Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.

O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.

Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.

A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.

Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.

A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.

No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.

Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.

O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.

“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB

Publicado

em

Elevado Mamédio Bittar chega à etapa decisiva da obra e se consolida como novo cartão-postal e solução para o trânsito da capital

O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.

“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.

Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.

Comentários

Continue lendo