Geral
Carta compromisso é assinada para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes

Conselho Tutelar realizou várias atividades de enfrentamento e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Do dia 15 ao dia 31 de maio o 2º Conselho Tutelar de Rio Branco, realizou várias atividades de enfrentamento e combate aos abusos sexuais de crianças e adolescentes. A data alusiva a causa, foi no último dia 18, mas as ações de enfrentamento se estenderam até esse período. Na ocasião, foram realizadas atividades nas escolas com palestras, roda de conversa e interação entre a rede de proteção.
Segundo o conselheiro Anilton Andrade, coordenador das atividades durante o período, se detectou que o número de crianças e adolescentes explorados sexualmente, principalmente no seio familiar, ainda é grande.
“A avaliação que eu tenho é, que há muitos casos escondidos e quando levamos o assunto, abrimos os olhos de crianças e adolescentes sobre o assunto e como denunciar. A gente acaba encontrando situações de abuso sexual que é cometido dentro de casa e que as crianças não têm noção de que estão sendo exploradas e que são vítimas.”
Em Rio Branco, uma rede de proteção foi criada para combater essa exploração sexual, que vai desde os conselheiros tutelares, Ministério Público, secretaria de Saúde e outros órgãos engajados. A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, disse que o cuidado com as crianças passa no fortalecimento de toda a rede, e que o poder público tem o dever de assistir as vítimas e fortalecer essa rede.

“Temos que ter muito cuidado em proteger as crianças. Nós temos que realmente dar uma vida tranquila de bem-estar psicológica, social, educação e saúde. Isso são os poderes, são as instituições, de toda essa rede de proteção que tem o direito, mas a sociedade civil de garantir isso a essas crianças e adolescentes.”
A vereadora Lene Petecão, informou que a Câmara de Vereadores da capital, também faz parte da rede de proteção na criação de leis que apoiam as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
“Isso é uma pauta que temos levado constante na câmara. Eu mesma já apresentei uma necessidade que temos de criar mais um conselho, pois a população já chegou em quase 500 mil habitantes, mas também temos levantado a oportunidade também da gente ter mais psicólogo e assistente social nas escolas. Eu acho que as escolas identificam as crianças que estão em violência, que estão comprometidas na vulnerabilidade, então é um tema que eu conheço como assistente social e como parlamentar.”
Na ocasião, uma carta de compromisso foi apresentada à toda rede de proteção e autoridades, para renovarem o compromisso de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Além da carta compromisso, vamos começar a trabalhar e intensificar nossas ações a cada três meses para estar colaborando com a rede e zelando pelo cumprimento do direito da criança e adolescente”, concluiu o conselheiro tutelar.
Comentários
Geral
Raio mata gado e cavalo em propriedade rural de Plácido de Castro
Caso ocorreu na comunidade Triunfo e repercutiu após vídeo circular nas redes sociais
Uma descarga elétrica atingiu uma propriedade rural na comunidade Triunfo, zona rural de Plácido de Castro, e provocou a morte de cabeças de gado e de um cavalo. O caso teria ocorrido na terça-feira (10) e ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo nas redes sociais.
As imagens mostram os animais já sem vida, caídos próximos a uma estaca que teria sido danificada com o impacto do raio. Conforme relatos que acompanham a publicação, a descarga elétrica atingiu diretamente a área onde os animais estavam reunidos durante a tempestade.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre a identidade do proprietário da fazenda nem sobre o número exato de animais mortos.
Também não foram divulgadas informações acerca do registro formal da ocorrência ou da realização de perícia técnica no local.
Descargas elétricas são frequentes neste período do ano e podem causar prejuízos significativos em áreas rurais, principalmente quando os animais permanecem em campo aberto durante temporais. Autoridades recomendam que, sempre que possível, o rebanho seja mantido em locais com proteção adequada em situações de chuvas acompanhadas de raios.
Comentários
Geral
Mais de 250 kg de alimentos impróprios são apreendidos em comércios do AC

Foto: MPAC
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira, em atuação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, apreendeu, nesta quarta-feira, 11, 258 quilos de alimentos impróprios para o consumo humano em três estabelecimentos comerciais do município.

Foto: MPAC
Durante a fiscalização, foram identificados produtos armazenados em condições inadequadas, sem identificação de procedência e sem embalagens, representando risco à saúde da população. Duas pessoas foram presas em flagrante.
Entre os produtos apreendidos estão carnes, embutidos, goma de tapioca, pães, entre outros.

Foto: MPAC
A comercialização ou o armazenamento de alimentos impróprios configura crime contra as relações de consumo, conforme a Lei nº 8.137/90, com pena de dois a cinco anos de detenção, além de multa.
Comentários
Tudo Viagem
Turismo projeta continuidade de crescimento em 2026
O desempenho do turismo brasileiro deve manter a trajetória de crescimento em 2026. A avaliação foi apresentada nesta terça-feira, 10 de fevereiro, pelo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, durante reunião com presidentes estaduais da Associação Brasileira de Agências de Viagens, a ABAV, em Brasília.
No encontro, que reúne lideranças do setor até o dia 11 de fevereiro, o ministro destacou que os resultados positivos do turismo não dependem apenas das ações do governo federal, mas também do trabalho diário das agências de viagens, responsáveis por conectar destinos e atender turistas em todo o país.
Segundo Feliciano, a expectativa é de ampliação dos números já registrados pelo setor. Ele ressaltou que o crescimento é fruto de uma atuação conjunta entre o Ministério do Turismo e os profissionais que operam diretamente o mercado de viagens.
Alinhamento estratégico
A programação do encontro inclui debates sobre comunicação, relações institucionais, associativismo e tendências do turismo, além da discussão de perspectivas para a atuação das agências nos próximos anos. O objetivo é fortalecer o setor e alinhar estratégias nacionais e estaduais.
Uma equipe do Ministério do Turismo também fará apresentação sobre projetos previstos para o período pós-Carnaval, detalhando ações planejadas pela pasta.
A presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, afirmou que a entidade seguirá trabalhando em parceria com o ministério para valorizar o potencial turístico brasileiro. Ela agradeceu a presença da equipe da pasta e reforçou o compromisso de atuação conjunta para que o país continue em destaque no cenário do turismo.













Você precisa fazer login para comentar.