Conecte-se conosco

Acre

Carreta estacionada a mais de 50 horas, interrompendo parte do canteiro de obra em avenida de Brasiléia

Como foi anunciado pelo superintendente do Dnit – Acre, os trabalhos de ampliação das laterais da Avenida Manoel Marinho Montes começaria na segunda feira-feira, dia (7), afim de atender um pedido antigos dos moradores e empresários

Publicado

em

Os abusos são corriqueiros na principal avenida de Brasiléia, onde vem causando uma sequência de transtornos pelo próprio empresário na avenida.

Empresa que iniciou os trabalhos dia 7 na Av. Manoel Marinho Monte, já perdeu horas de trabalhos por conta de uma carreta que estar estacionada a mais de dois dia no canteiro da obra na via (Foto: Marcus José)

Em fevereiro de 2016, empresários realizaram varias carreatas em prol da manutenção da Avenida Manoel Marinho Monte, extensão da BR 317 (Estrada do Pacífico), localizada na parte alta da cidade de Brasiléia, onde centenas de veículos entre carros e motos, trafegaram pelas principais ruas e avenidas da cidade, que tinha como foco, chamar atenção das autoridades competentes, para que buscassem soluções aos problemas ali existente.

Entre reuniões e encontros aclamados com moradores, empresários e políticos nos últimos dois anos, enfim as reivindicações chegaram a avenida Manoel Marinho Monte, parte alta de Brasiléia, através do Dnit-Ac (Departamento de Infraestrutura de Transportes do Acre).

Políticos, empresários, empresas, prefeitos e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Halpher Luiggi participaram de reunião em Brasiléia (Foto: Alexandre Lima)

Na ultima sexta ferira-feira uma importante reunião aconteceu na cidade de Brasiléia, onde contou com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Halpher Luiggi Mônico Rosa​, a convite do senador Gladson Cameli (PP), juntamente com o superintendente do órgão no Acre, Thiago Caetano, do deputado federal Werles Rocha (PSDB) e dos prefeitos Fernanda Hassem (PT), de Brasiléia e Tião Flores (PSB), de Epitaciolândia.

Também estiveram presentes, a ex-deputada federal Antonia Lúcia, vereadores dos municípios, empresários e convidados. A pauta do encontro foi o anuncio de investimentos que serão aplicados na regional do Alto Acre, beneficiando diretamente os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia que são ligados pela BR 317 nos próximos dois anos, onde inclui a duplicação do novo centro comercial de Brasiléia.

Cerca de R$ 400 milhões de reais irão ser investidos na recuperação da BR nos trechos de Rio Branco passando por Epitaciolândia, Brasiléia até a cidade de Assis Brasil, compreendendo os 330km de malha com asfalto, permitindo um tráfego contínuo por muito tempo, um dos trecho da Br 317 que será beneficiado com o montando, será a Av. Manoel Marinho Monte em Brasiléia com duplicação tão sonhada pelos empresários que ocupam a principal avenida comercial que foi apelidada pelos brasileenses de Centro Comercial da Bagaceira, pelo estado que chegou sem anos de manutenção.

Como foi anunciado pelo superintendente do Dnit – Acre, os trabalhos de ampliação das laterais (extensão), da Avenida Manoel Marinho Montes começaria na segunda feira-feira, dia (7), afim de atender um pedido antigos dos moradores e empresários que ali estão estabelecidos, de fato começou os trabalhos, mais com transtornos patrocinado por uma empresa do ramo de bebidas alcoólicas estabelecida na tal avenida.

Há mais de dois dias carreta do ramo de bebidas estar estacionada em canteiro de obra federal, na av. Manoel Marinho Monte (Foto: Marcus José)

É bom saber que as ruas e avenidas de Brasiléia são estacionamento publico, não principalmente privado, é discutir onde vai o direito do cidadão, dos empresários na avenida em questão, onde estão transformando as vias, em vagas privativas para estacionar carretas por tempo indeterminado, causando transtornos não só para a população, como também a principal obra da cidade de Brasiléia, que iniciou neste mês de maio e com previsão de entrega no inicio de junho.

Os abusos corriqueiros na principal avenida de Brasiléia, vem causando uma sequência de transtornos aos pedestres e transeuntes brasileenses causados pelos próprio empresários na referida avenida, bom saber que ainda não existe em Brasiléia leis de transito aprovado pelo legislativo mirim e executivo para conter os abusos cometidos diariamente pelos empresários e caminhoneiro na avenida Manoel Marinho Monte entre outras, onde hoje se concentra o local de maior concentração do comercio de seco e molhado, restaurantes, bancos e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Na capital Rio Branco, as leis de trânsitos são severas e atuantes aos caminhoneiros e condutores desavisados que não respeitam as placas de trânsitos, principalmente os que não respeitar o código de trânsito, onde são punido com multa, além de medida administrativa de remoção do veículo, e bom saber que as infrações é consideradas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como grave. O valor da multa é de R$ 127 e o condutor perde cinco pontos na carteira de habilitação, tal abuso na avenida se repete diariamente por toda extensão da via que tenta se firma como o novo centro comercial da cidade de Brasiléia.

Dnit anunciou investimentos que serão aplicados na regional do Alto Acre, beneficiando diretamente os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia nos próximos dois anos, onde inclui a duplicação do novo centro comercial de Brasiléia (Foto: Marcus José)

Assim, todo os dias os transtornos continua, fica a pergunta, principalmente a dúvida, de quem a responsabilidade de oferecer alternativas para os moradores, clientes e empresários da avenida em questão, em relação ao estacionamento, a culpa é do comerciante que se senti prejudicado, dos moradores, população, da obra do Dnit, das carretas que circulam 24 horas na via, ou da avenida que precisa de estudos para a implantação de estacionamentos rotativos do novo centro comercial de Brasiléia, projeto tem, mais não há prazo para ser viabilizado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Motociclista fica ferido após colisão com carro na AC-40, em Rio Branco

Publicado

em

Jovem de 22 anos sofreu fratura no tornozelo e foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado estável

O motociclista Diogo Henrique de Menezes Santos, de 22 anos, ficou ferido após se envolver em um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (17), na Rodovia AC-40, nas proximidades da Curva do Tucumã, região da Vila Acre, em Rio Branco.

Segundo informações apuradas no local, o jovem seguia de motocicleta no sentido Rio Branco–Senador Guiomard quando colidiu na traseira de um automóvel. O próprio condutor da moto relatou que o veículo à sua frente teria parado de forma repentina, não havendo tempo hábil para evitar o impacto.

Com a força da colisão, Diogo foi arremessado ao solo e sofreu diversos ferimentos. Equipes do Corpo de Bombeiros que passavam pelo local prestaram os primeiros atendimentos. Em seguida, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Senador Guiomard foi acionada para realizar o atendimento pré-hospitalar. Após ser estabilizado, o motociclista foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Na unidade de saúde, a vítima foi entregue ao setor de Traumatologia, onde foram constatadas fratura no tornozelo esquerdo, um corte na mesma região e múltiplas escoriações pelo corpo. Posteriormente, ele foi encaminhado ao setor de Ortopedia para avaliação especializada.

Apesar da gravidade dos ferimentos, o estado de saúde de Diogo Henrique é considerado estável, e ele permaneceu consciente durante todo o atendimento. As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista de 21 anos fica gravemente ferido após colisão com carro em Rio Branco

Publicado

em

Acidente ocorreu no bairro Ivete Vargas; motorista de um Renault Kwid fez conversão irregular e fugiu sem prestar socorro, segundo informações apuradas no local.

O motociclista Marcos Santana, de 21 anos, ficou gravemente ferido após um acidente de trânsito registrado na noite desta quarta-feira (17), na rua Rio de Janeiro, bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.

De acordo com informações colhidas no local, Marcos seguia no sentido bairro–centro conduzindo uma motocicleta Yamaha Factor preta, quando um Renault Kwid azul-escuro, que trafegava no sentido contrário, realizou uma conversão à esquerda para acessar a rua Carneiro Leão sem aguardar a passagem do motociclista, provocando a colisão.

Com o impacto, Marcos foi arremessado ao solo, sofrendo um ferimento grave no joelho da perna direita. O condutor do automóvel fugiu do local sem prestar socorro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. Após os primeiros atendimentos e estabilização da vítima, o motociclista foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, na Baixada da Sobral.

Uma equipe do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) esteve no local para colher informações, registrar a ocorrência e elaborar o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT).

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco atendeu mais de 790 famílias da agricultura familiar em 2025

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, consolidou em 2025 um conjunto expressivo de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Departamento de Apoio à Produção (DAP).

Gestão municipal ampliou distribuição de insumos, assistência técnica e programas de incentivo à produção local. Foto: captada 

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, consolidou em 2025 um conjunto expressivo de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Departamento de Apoio à Produção (DAP). O relatório anual evidencia avanços significativos nos programas municipais, ampliando atendimentos, reforçando a assistência técnica e garantindo melhores condições de produção para centenas de famílias rurais.

Ao longo do ano, o DAP concentrou seus esforços em quatro eixos estratégicos: Assistência Técnica (ATE), Programa Municipal de Grãos, Programa da Bacia Leiteira e Cultivo Protegido, além de iniciativas complementares como georreferenciamento, distribuição de insumos, apoio às Fazendinhas Comunitárias e participação ativa em eventos de grande porte, como ExpoAcre e o 2° Festival da Macaxeira.

Um dos principais destaques é o número expressivo de 790 visitas técnicas realizadas nas propriedades rurais do município. Foto: Secom

Um dos principais destaques é o número expressivo de 790 visitas técnicas realizadas nas propriedades rurais do município. Essas visitas permitiram:

  • Acompanhamento direto das atividades produtivas;
  • Diagnóstico das necessidades específicas de cada comunidade;
  • Orientações de manejo, adubação, correção de solo e condução de cultivos;
  • Fortalecimento da relação entre técnicos e agricultores;
  • Planejamento estratégico dos programas municipais.

Essas ações reforçam o papel do DAP como articulador do desenvolvimento rural sustentável e como ponte direta entre a gestão municipal e o agricultor familiar.

Ações reforçam o papel do DAP como articulador do desenvolvimento rural sustentável e como ponte direta entre a gestão municipal e o agricultor familiar. Foto: Secom

Programa Municipal de Grãos: avanço da produção de arroz, soja e café

O Programa Municipal de Grãos ganhou destaque em 2025 com a ampliação das frentes produtivas e o fortalecimento das parcerias institucionais.

Produção de arroz – BRSA 502 e Primavera
  • Parceria estratégica com a Embrapa, discutindo tecnologias e estratégias de aumento de produtividade;
  • Participação da equipe municipal em todo o processo pós-colheita, incluindo limpeza, ensacamento, embarque e desembarque na Cageacre (unidade Campinas);
  • Resultado consolidado de 405 kg de sementes de arroz limpas, prontas para uso e redistribuição.
Expansão da cafeicultura

Café também recebeu destaque em 2025. Foto: Secom

O café também recebeu destaque em 2025:

  • Três produtores receberam assistência técnica especializada detalhada;
  • 33 produtores foram acompanhados pelo programa ao longo do ano;
  • Foram realizadas visitas de campo para monitoramento de lavouras e correção de manejo;
  • Houve reuniões com produtores e orientação para melhoria da qualidade do café produzido.
Cultivo Protegido: tecnologia, manejo e ampliação de práticas sustentáveis

Cultivo Protegido seguiu como uma das políticas mais importantes de apoio ao pequeno produtor. Foto: Secom

O Cultivo Protegido seguiu como uma das políticas mais importantes de apoio ao pequeno produtor, em 2025, o programa envolveu:

  • Acompanhamento direto de produtores em diversas comunidades rurais;
  • Implementação de técnicas de produção em ambiente protegido;
  • Cursos práticos, como o de irrigação realizado no Ramal Baixa Verde;
  • Orientações especializadas para hortas comunitárias e cultivos diversificados.

Outro avanço importante foi o georreferenciamento das propriedades rurais, o mapeamento técnico permitiu, melhorar a organização territorial, auxiliou no planejamento de ações futuras, assim como atualização de dados agrários do município.

Entrega de mais de 277 mil quilos de insumos em 2025

Prefeitura intensificou a entrega de insumos essenciais aos agricultores familiares. Foto: Secom

A Prefeitura intensificou a entrega de insumos essenciais aos agricultores familiares, distribuindo:

  • 100 kg de calcário;
  • 750 kg de NPK 08-28-16;
  • 050 kg de NPK 20-05-20;

Totalizando 277.900 kg de insumos agrícolas.

As culturas mais beneficiadas são:

  • Café
  • Mandioca
  • Milho
  • Melancia
  • Arroz
  • Pastagem rotacionada
  • Frutíferas (açaí, mamão, banana, acerola, laranja, limão, pitaya)

2025 foi um ano marcante para o fortalecimento da agricultura familiar em Rio Branco. Foto: Secom

Essa distribuição teve papel decisivo na correção de solos, aumento de produtividade e fortalecimento da agricultura familiar.

O relatório anual confirma que 2025 foi um ano marcante para o fortalecimento da agricultura familiar em Rio Branco. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e do Departamento de Apoio à Produção, ampliou investimentos, reforçou a presença técnica nas comunidades e consolidou programas estruturantes que impactam diretamente o aumento da produção, a geração de renda e a qualidade de vida rural.

Comentários

Continue lendo