Carne de boi com aumento à vista

Depois de muitos avanços e recuos nas negociações entre representantes dos frigoríficos e pecuaristas em Rondônia, começam a surgir as primeiras reações sinalizando que a curto prazo o preço da arroba do boi, pode inclusive superar a margem de R$ 130,00, o que está sendo bem visto pelos pecuaristas.

Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), reconhece que quem dita as regras do mercado é a oferta e procura. “Temos agora que fazer o dever de casa, juntamente com os frigoríficos criando um grupo técnico de estudos para implementar as boas práticas de manejo e nutrição visando buscar a melhoria na carne bovina de Rondônia”, disse.

Isso significa maciez e menos gordura na carne, rondoniense para atender às exigências de novos mercados, principalmente, americano, chinês e europeu, com objetivo de agregar valores ao produto. Segundo Hélio Dias, a retomada dos preços sem traumas e baseado no diálogo entre as partes interessadas, tudo caminha no sentido da normalidade com o Estado, os frigoríficos e pecuaristas ganhando, pela produção de matéria-prima de boa qualidade.

Rondônia tem 480 mil bois prontos para o abate

Na opinião de Hélio Dias, esse rebanho de 480 mil cabeças acabadas e prontas para o abate com mais de 36 meses de idade, mesmo cumprindo às mais recentes exigências do mercado que pede animais com apenas 24 meses para o abate, levará entre 6 e 8 meses para ser negociado e abatido pelos frigoríficos. Neste período serão abatidas entre 120 e 140 mil cabeças mês.

Com o clima desanuviado entre frigoríficos e pecuaristas em Rondônia, depois da última reunião na quinta-feira (7), com ambas as partes teoricamente satisfeitas, pode-se observar que tendo como referência, os meses de janeiro, fevereiro e março, as plantas frigoríficas com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) abateram 455.243 cabeças de bovinos. Outro número significativo trata-se da saída de bovinos que foram abatidos fora do Estado, no mesmo período, 123.705 cabeças. Os incentivos entesourados pelos frigoríficos nos primeiros três meses de 2016 totalizam R$ 50.008.232,00.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima