Extra
Carnaval de Brasiléia terá 5 dias de segurança reforçada com monitoramento de câmeras
12 atrações musicais, espaço para crianças e participação do bloco Rolinhas do Coronel irão animar os foliões.
As cinco noites de carnaval na cidade de Brasiléia, localizada na fronteira com a Bolívia, terá um reforço da segurança pública, onde já conta com um grande efetivo de militares da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, além de apoio de segurança privada no espaço da praça Ugo Poli.
Com início nesta sexta-feira, dia 9 e término na próxima terça-feira, dia 13, a Prefeitura Municipal tem uma grande equipe que está coordenando o espaço, dando apoio para uma empresa local que estará trabalhando em parceria na realização do evento.

Praça Ugo Poli está sendo preparada para receber muitos foliões durante cinco dias.
Brasiléia tem um carnaval famoso e espera um grande número de visitantes, dos municípios vizinhos da regional (Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri) e Cobija, lado boliviano. Também se prepara visitantes da capital e fora do estado.
12 atrações musicais já estão confirmadas para animar os foliões. A Praça Ugo Poli está sendo preparada com barracas de alimentação, bebidas e banheiros, além de espaço dedicado as crianças, que poderão se divertir junto com seus pais.
Nesses cinco dias de folia, com certeza o mais esperado será o domingo, dia 11, quando o Bloco das Rolinhas do Coronel, que participa do carnaval de fevereiro desde os anos 90, onde os homens se caracterizam de mulher, ou vice-versa, e descem da parte alta até a praça, reunindo milhares de pessoas.
Segurança a mais
Neste ano, o carnaval em Brasiléia terá um reforço a mais na segurança oferecida ao folião. A Polícia Civil com o apoio irrestrito do judiciário, através da Comarca do Município, estará instalando um sistema de monitoramento na Praça Ugo Poli.
Várias câmeras de vigilância estão em pontos estratégicos para filmar registrar possíveis ações de pessoas que por ventura, venham praticar ações ilícitas. Toda a quina carnavalesca estará sendo monitorada e essas imagens poderão ajudar na identificação desses indivíduos travestidos de foliões.
Foi informado que esse projeto poderá ser implantado definitivamente na região de fronteira, podendo ajudar na solução de casos de furtos, arrombamentos e outros crimes.
Aquecendo economia
A realização do carnaval na cidade, é um dos meios que ajuda no aquecimento da economia local. Os barraqueiros tem uma oportunidade de ganhar um extra durante as cinco noites, com a venda de bebidas e comidas.
Junto com os barraqueiros, os vendedores informais, tanto brasileiros como bolivianos, onde se juntam aos demais empreendimentos como hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros.
Comentários
Extra
Dupla é condenada a mais de 50 anos por execução no Recanto dos Buritis
Alexsander “Mucurão” e Alisson “Pinóquio” foram considerados culpados pelo assassinato de João Luiz Cunha, executado a tiros dentro de casa em 2020.
Em sessão do júri popular realizada nesta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de Rio Branco, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou Alexsander Pereira de Souza, conhecido como “Mucurão”, e Alisson Batista Alves, apelidado de “Pinóquio”, a penas que somam mais de 50 anos de prisão.
Os dois foram considerados culpados pela execução de João Luiz de Aguiar Cunha, o “Lorim”, morto a tiros em 2 de agosto de 2020, dentro de sua casa, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Recanto dos Buritis, no 2º Distrito da capital acreana.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados invadiram a residência e dispararam diversas vezes contra a vítima, grande parte dos tiros efetuados a curta distância. A investigação apontou que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.
Por determinação do chamado “tribunal do crime”, João Luiz foi sentenciado à morte por morar em uma área dominada por grupo rival.
Alexsander recebeu a maior pena, 30 anos de reclusão em regime fechado. Já Alisson foi condenado a 21 anos. A defesa ainda pode recorrer da decisão.
Comentários
Extra
Justiça decreta prisão de assaltante baleado em confronto com a PM em Rio Branco
Decisão foi tomada em audiência de custódia; comparsa menor de idade morreu durante troca de tiros no Ramal da Judia.
A Justiça do Acre decretou, nesta segunda-feira (25), a prisão preventiva de Elenildo de Oliveira Dantas, de 18 anos, baleado em um confronto com policiais militares do 2º Batalhão, em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.
Elenildo, conhecido como “De Menor”, permanece internado no Pronto-Socorro da capital, sob escolta policial, após passar por cirurgia. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao presídio.
O acusado foi atingido durante tiroteio ocorrido no último sábado (24), no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, quando ele e um adolescente de 16 anos, identificado como Pablo Renan Alves, trocaram tiros com a polícia. O menor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a investigação, a dupla havia invadido uma empresa e rendido uma vítima durante o assalto. Na fuga, foram localizados por militares do 2º BPM, reagiram à abordagem e acabaram alvejados.
Elenildo possui uma ficha criminal extensa, com passagens por tráfico de drogas, roubo, desobediência e posse ilegal de arma de fogo.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ADIAMENTO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 017/2025 – COMPRAS.GOV 90017/2025
OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Aquisição de materiais permanentes, visando atender às necessidades das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia – AC.
Data da Abertura: 09 de setembro de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/08/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 25 de agosto de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Você precisa fazer login para comentar.