Conecte-se conosco

Flash

Carlinhos do Pelado celebra 100 dias de gestão com balanço de serviços

Publicado

em

O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, realiza nesta quinta-feira, 10, um balanço positivo das principais ações desenvolvidas pela sua equipe nesses 100 primeiros dias de gestão municipal.

O gestor, com jeito carismático e particular de tocar a administração de Brasileia, tem alcançando avanços significativos na saúde, educação, planejamento, infraestrutura da cidade, assistência social e outros serviços básicos e essências à frente da prefeitura.

Na área de saúde, as medidas adotadas pelo secretário Francélio Barbosa, como funcionamento noturno das UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro, oferecendo também atendimento odontológico e o funcionamento noturno da farmácia municipal, caíram como luva nos anseios da população.

A secretaria de saúde oferta telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população, e ampliou o tratamento a várias crianças com transtorno do espectro autista.

Na educação, o prefeito Carlinhos do Pelado não mediu esforços para que a secretária Raysa Dias colocasse em prática a realização de processo seletivo com vagas para professor, mediador, auxiliar de sala, agente de campo, assistente educacional, psicólogo e nutricionista.

A secretaria de educação realizou melhorias e reformas de escolas, proporcionou capacitação aos seus servidores, fez entrega de merendas nas escolas de difícil acesso, presenteou várias escolas com freezer, bebedouros e ar condicionados, além de entregar parquinhos e brinquedos nas creches e escolas infantis do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Os dados da secretaria de agricultura são animadores. Nesses 100 dias, o secretário Mário Jorge Fiesca diversifica suas ações no atendimento ao homem do campo com serviços de grade, niveladora, plantio e colheita de milho para a produção de silagem, entrega de implementos e equipamentos agrícolas, até o transporte de mudas e produtos a serem comercializados na feira municipal.

A secretaria de agricultura idealizou e colocou em prática o serviço “Som e Sabor”, com música ao vivo toda última sexta-feira do mês no mercado municipal e realizou um sonho antigo dos vendedores de frutas, verduras e hortaliças na feira municipal, que era a instalação de rede de internet gratuita para os vendedores e consumidores, melhorando o pagamento dos produtos via pix ou maquininha.

Outro pilar da gestão Carlinhos do Pelado e a secretaria de obras, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no inicio do ano com o período invernoso e trafegabilidade de veículos pesados, castigando as principais ruas da cidade, o secretário Josué Elias ajustou os ponteiros e até a operação tapa-buracos já entrou em ação no município, em parceria com o DERACRE e DNIT.

A secretaria de obras é a “menina dos olhos” do prefeito Carlinhos do Pelado, por conhecer como a palma da mão a dinâmica da pasta com a experiência adquirida quando por ali passou.

É visível o quanto a cidade tem melhorado desde o lançamento da “Operação Presença”, no 1º dia de 2015, fazendo os serviços de roçagem, capina, recolhimento de entulhos, desobstrução de bueiros e iluminação pública. Fruto dessa operação, Brasiléia reduziu em 70% os casos de dengue em 2025, em comparação a 2023 e 2024.

Paralelo aos trabalhos na cidade, a secretaria de obras tinha sempre uma equipe de campo atendendo os produtores rurais, recuperando, construindo pontes, melhorando ramal e garantindo a trafegabilidade constante em todas as localidades.

Acompanhe abaixo, os números da gestão Carlinhos do Pelado, por secretarias, nesses 100 primeiros dias de administração:

 

SECRETARIA ASSISTÊNCIA SOCIAL (Suly Guimarães)

* Atualização nos Sistemas dos SUAS (Sistema Único de Assistência Social);
* Planejamento para as novas ações de 2025;
* Capacitação técnicas de gestão e aplicação dos recursos;
* Atualização dos Sistemas do SUAS ( Cras, Creas e Criança Feliz)
* Reestruturação do Programa Criança Feliz;
* Mudança de Local da sede do CRAS;
* Planejamento para a reforma do CREAS, Centro do Idoso e Secretaria de Assistência;
* Capacitação dos Conselheiros Tutelares;
* Abertura das atividades no Centro do Idoso;
* Alinhamento com os presidentes dos conselhos( Tutelar, Assistência e CMDCA);
* Encerramento dos cursos de (Cabelereiro e Manicure)
* CURSO de corte e costura em parceria com o SEBRAE;
* Programação do mês da Mulher (Roda de conversa, panfletagem, Bazar solidário)
* Capacitação técnica para equipe através do TCE;
* Reestruturação da equipe de visitadores e cadastradores do Programa Bolsa Família;
* Capacitação técnica dos visitadores e cadastradores;
* Inicio do calendário de visitas aos beneficiários do Programa Bolsa Família para a atualização cadastral nos bairros e zona rural.

 

SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTES e TURISMO ( Arlete Amaral, Clebson Venâncio e Bil Rocha)

 

* Realização do 1º ROCK NA FRONTEIRA;
* CARNAVAL 2025 MOVIMENTANDO A ECONOMIA LOCAL, RESGATANDO DESFILE DE BLOCOS, ESCOLHA DE REALEZA DO CARNAVAL E INTEGRAÇÃO COM BLOCOS DA BOLÍVIA;
* Primeiro campeonato de Baladeira;
* Desafio de futsal em Xapuri – (GOLEADA DE 8 X 0 ), SOBRE A SELEÇÃO DE XAPURI NO ANIVERSÁRIO DA PRINCESINHA DO ACRE;
* Torneio de futsal feminino (DIA DA MULHER);
* Primeiro desafio de Airsoft (Airsoft é um esporte de simulação de combate armado usado como treinamento policial, treinamento militar ou esporte recreativo.);
* Torneio de futsal do Nazaré;
* Campeonato no km 19 (Associação Wilson Pinheiro);
* Copa Internacional de Futsal;
* 1º CAMPEONATO DE PESCA EMBARCADA (COM EMBARCAÇÃO), em Brasiléia.

 

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO ( Goreth Bibiano)

 

* Seleção PAC – para a Construção de 01 UBS, no KM 59 – construção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Marcos Galvão – construção de 01 escola do ensino infantil no bairro Marcos Galvão – execução de drenagem no bairro Alberto Castro;
* Implantação do SEI (Serviço Eletrônico de Informação);
* Cadastro de 100 casas populares;
* Aquisição de 01 ônibus Escolar;
* Construção de Espaço Esportivo Comunitário no Km 26;
* Combo de equipamentos para UBS;
* Kit de equipamentos para teleconsultas;
* Aquisição de Unidade Odontológica móvel (Van);
* Aquisição de caminhonete para a Sec. De Educação;
* Aquisição de caminhonete para a Sec. De Assistência Social;
* Licitação para compra de Peladeira de Arroz para agricultura;
* Aprovação de projeto de Pavimentação de Ruas;
* Doação de terreno para construção da escola Graça Rocha.

 

FINANÇAS e CADASTRO ( Helen Sabrina, Luciano Augusto)

 

*Lançamento do Programa de Recuperação Fiscal – Refis;
* Ampliação do horário de funcionamento dos bares, restaurantes e distribuidoras;
* Legalização fundiária do km 26(vila do Quixadá);
* Localização de terrenos municipais para construção de casas populares, creches, colégios;
* Retorno das fiscalizações de obras e retirada de entulhos
* Retomada das medições de terrenos ;
* Fiscalização das aberturas das empresas ;
* Projeto para a primeira rua planejada

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ( Raysa Dias)

 

* Processo seletivo para os cargos: professor, mediador, auxiliar de sala, agente do campo, assistente educacional, psicólogo, nutricionista;
* Capacitação através da 1ª jornada pedagógica para as equipes das escolas de ensino fundamental urbano e rural, educação especial e escolas de difícil acesso;
* Reparos nas unidades de ensino, urbanas e rurais para melhor atender nossas crianças equipes;
* Entrega de parquinhos e brinquedos na creche Maria Lucides, escola nucleada Conci Alves de Melo km 26, escolas infantis Vitoria Salvatierra César, Menino Jesus e Os Pastorinhos;
* Entrega de jogos multissensoriais para educação especial;
* Entrega de merenda e material didático para 28 professores, 286 alunos das 28 escolas de difícil acesso;
* Entrega do café da manha para as escolas nucleadas;
* Entrega de material de limpeza para todas as escolas;
* entrega de mobiliário: freezer, geladeiras, ar condicionados para as escolas :
Francisco Germano da Silva, Elson Dias Dantas, Conci Alves de Melo, Maria do Socorro de Souza Frota, Creche Roma Emilse Silva, Menino Jesus, Vitoria Salvatierra César;
* Entrega de jogos de mesa e cadeiras do aluno para a escola de ensino em tempo integral Elson Dias Dantas;

 

SECRETARIA DE SAÚDE ( Francélio Barbosa)

 

* Combate a dengue com bloqueio contra o mosquito.
* Atendimento em uma UBS referência nos feriados.
* Mutirão de vacinação contra influenza nos órgãos públicos e empresas privadas
* Atendimento no centro de acolhimento da criança e adolescente do Alto Acre.
* Retorno das atividades do projeto corpo em movimento com zumba e funcional.
* Atendimento odontológico noturno na UBS Tufic Mizael e Antônio Monteiro.
* Duas UBS abertas no período noturno Tufic Mizael e Antônio Monteiro.
* Funcionamento da Farmácia municipal durante o período noturno agora.
* Telemedicina com várias especialidades disponíveis para a população.
* Funcionamento do Centro Meu mundo oferece tratamento várias crianças do TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

 

SECRETARIA DE AGRICULTURA (Mário Jorge Fiesca)
* 70 hectares atendidas com serviço de Grade, Niveladora e Plantio de Milho na BR 317 km 05, km 06, km 13, km 17, km 23, km 32, Km 60 – Santa Helena, km 67- Porto Carlos, km 69, km 75 e Marcos Galvão;

* Colheita de 28,5 hectares de milho para produção de silagem, gerando um total de 1.206,5 toneladas de silagem produzidas até o momento;

* Serviço de Destoca leve na BR 317 km 75, km 29 e km 05 Alegria do Carmen e Esperança;

* Entrega de 01 Roçadeira Manual no km 75 Seringal Etelve – Associação João Barbosa;

* Curso de Instrução de como realizar coleta de solos para Analise Química e Física e posterior leitura pelos Técnicos da Secretaria;

* Curso de Cultivo do Café na Comunidade Santa Helena – BR 317 km 60, uma
Parceria entre SENAR e Prefeitura de Brasiléia;

* Recadastramento dos feirantes da Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento;

* Lançamento do Sabor e Som no Mercado Municipal Ocimar do Rego Albuquerque;

* Inauguração da rede WI-FI de internet na Feira Livre Maria Florêncio do Nascimento;

* Início da Colheita de Milho na Br 317 km 04 – Polo Agroflorestal;

* Início da Colheita de Milho na Br 317 km 13 – Linha 09;

* Transporte de Mudas de Café de Acrelândia e Assis Brasil para Brasiléia

* Transporte de Adubo (Cama de Frango);

* Apoio no transporte dos produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos);

* Apoio no Transporte dos produtos para serem comercializados na Feira Livre Maria Florêncio aos Sábados e Domingos;

SECRETARIA DE OBRAS (Josué Elias)

*1º de janeiro de 2025 – lançamento da “Operação Presença”, no bairro Alberto Castro com roçagem, capina, recolhimento de entulhos. desobstrução de bueiros e iluminação pública;

“Operação Presença” nos bairros: Francisco José Peixoto; Eldorado; Samauma 1; Samauma 2; Leonardo Barbosa; Centro; 28 de maio, Chácara Nazaré; bairro Nazaré; Agrovila do km 26; Marcos Galvão.

* Dos 17 bairros de Brasiléia, 14 já foram atendidos com a Operação Presença, fruto dessa ação da prefeitura, conseguimos reduzir em mais de 70% os casos de dengue em 2025, comparando os três primeiros meses de 2023 e 2024.

* Trabalhos de iluminação pública em todos os bairros da cidade;

* Entrega de mais de 60 novas lixeiras espalhadas pelos bairros de Brasiléia;

* Inicio da “Operação tapa buracos” em todas as ruas de Brasiléia, parceria com o governo do estado através do DERACRE.

* Na zona rural a prefeitura de Brasiléia realizou a recuperação e construção de 10 pontes (km 13, km 05, km 19, km 52, km 75 ramal Etelvi, e ainda tem mais outras para serem construídas em vários ramais inclusive no ramal do km 60 e ramal km 59.

* Instalação de 08 linhas de bueiros na zona rural ;

* Recuperação dos pontos críticos em todos os ramais para garantir a trafegabilidade de produtores rurais, transporte escolar, escoamento da

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeito Jerry Correia participa de ação em alusão ao Mês da Mulher na Escola Maria Ferreira

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou uma importante ação em alusão ao Mês da Mulher na Escola Maria Ferreira. O evento contou com a presença do prefeito Jerry Correia e da secretária da educação Vanderléia Teixeira, que acompanhou de perto as atividades desenvolvidas com os alunos.

A palestra foi voltada especialmente para as crianças, abordando temas importantes de conscientização, tipos de violência, respeito e valorização da mulher na sociedade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Francicleia, e a Secretaria Estadual da Mulher, que juntas promoveram um momento educativo e de grande relevância para os estudantes.

De acordo com a organização, durante toda a semana outras escolas do município também receberão palestras, reforçando o compromisso da gestão municipal com a formação cidadã desde a infância.

Aproveitando a ocasião, o prefeito Jerry Correia visitou as dependências da Escola Maria Ferreira para acompanhar os avanços na infraestrutura. No local, está sendo construída uma nova sala de aula, ampliando o espaço para melhor atender os alunos. Além disso, a entrada da escola está recebendo cobertura, garantindo mais conforto e proteção para estudantes e servidores.

O prefeito também visitou a cozinha da unidade escolar, onde verificou a organização e o abastecimento da despensa, que se encontra bem abastecido. O cardápio escolar já está disponível e conta com opções variadas e nutritivas, como sopa, arroz chaufa, strogonoff, entre outros pratos preparados com carinho para os alunos.

A gestão municipal segue trabalhando para fortalecer a educação, investir em melhorias estruturais e promover ações que contribuam para o desenvolvimento social e educacional das crianças de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia reforça ações preventivas em reunião com Defesa Civil Nacional e Estadual

Publicado

em

Encontro discutiu estratégias de enfrentamento a situações de risco e fortalecimento da atuação conjunta no município

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, se reuniu nesta segunda-feira (2) com representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual para alinhar ações de prevenção e resposta a possíveis situações de risco no município. Também participou do encontro o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro.

A agenda teve como foco principal o planejamento de medidas para o período considerado mais vulnerável, com discussão sobre monitoramento de áreas sensíveis, assistência às famílias e organização de ações emergenciais. A proposta é fortalecer a atuação integrada entre município, Estado e União.

Durante a reunião, a gestão municipal destacou a importância da articulação entre os entes públicos para reduzir impactos e garantir mais segurança à população, especialmente em momentos de instabilidade climática ou desastres naturais.

Comentários

Continue lendo

Flash

Câmara Criminal mantém pena de 18 anos a condenado por feminicídio e ocultação de cadáver em Brasiléia

Publicado

em

Por Antonio Malvadeza

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre negou recurso da defesa de Juscelino Romeu de Almeida, de 45 anos, e manteve a condenação de 18 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato da namorada, Raires da Silva Ferreira. O crime ocorreu em Brasiléia, na fronteira com a Bolívia.

A pena foi fixada pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Brasiléia em 21 de outubro de 2024. A defesa recorreu ao tribunal com pedido de redução da pena, mas o relator votou pelo não provimento do recurso. Os demais desembargadores acompanharam o entendimento, o que resultou na manutenção integral da sentença.

Dois meses após o crime, Juscelino Romeu foi localizado e preso no município de Lábrea, no estado do Amazonas, onde trabalhava em uma fazenda na região da BR-364.

Raires da Silva Ferreira morava na periferia de Brasiléia e mantinha relacionamento com o acusado. Ela desapareceu na noite de 21 de agosto de 2023, após sair de casa.

A investigação foi conduzida pela Delegacia Geral de Polícia Civil do município, à época sob responsabilidade do delegado Erick Maciel. Durante as diligências, policiais identificaram que a vítima esteve na residência de Juscelino Romeu. No local, encontraram marcas de sangue e indícios de violência.

Imagens obtidas no curso da investigação mostraram o casal em uma bicicleta, em direção ao Rio Acre. A Polícia Civil passou a trabalhar com a hipótese de homicídio e ocultação de cadáver. O Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizou buscas por três dias na região e localizou roupas que seriam da vítima e a bicicleta.

Após o desaparecimento, o acusado fugiu da cidade. Dois meses depois, foi localizado e preso no município de Lábrea, no estado do Amazonas, onde trabalhava em uma fazenda na região da BR-364.

Levado a julgamento pelo Tribunal do Júri, foi condenado a 18 anos de reclusão por feminicídio e ocultação de cadáver. Com a decisão da Câmara Criminal, a pena permanece inalterada.

Comentários

Continue lendo