Flash
Caravana Pré-Enem Legal alcança mais de mil estudantes no interior do Acre
As aulas são voltadas para alunos matriculados na terceira série do ensino médio e estudantes egressos, aqueles que já concluíram os estudos nos anos de 2020 e 2021. Ao todo, 16 municípios foram alcançados: Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri, Plácido de Castro, Acrelândia, Porto Acre, Senador Guiomard, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, explica que o projeto deste ano veio para ajudar a reparar as fragilidades deixadas pela pandemia, principalmente entre aqueles estudantes que concluíram os estudos em 2020 e 2021 na modalidade remota. “O pré-enem veio para reparar esse problema que identificamos em avaliações internas, dando a todos uma igualdade e isonomia de competição para o Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] deste ano”, ressalta.
Além dos aulões, os estudantes também têm acesso às aulas gravadas na plataforma https://www.educ.see.ac.gov.br/pagina/videoaulas-pre-enem-legal. A estudante da terceira série do Ensino Médio, Estéfani Iúna Souza, que mora em Rodrigues Alves e participou do aulão que ocorreu no último dia 27, destaca que o projeto é uma oportunidade para a comunidade escolar. “Sem esse projeto nós não teríamos nenhum outro curso preparatório para o Enem deste ano”.
A partir de agora a Caravana do Pré-Enem Legal vai chegar em Rio Branco. O primeiro aulão será realizado nesta sexta, 7, na Escola José Batista Aguiar, a partir das 17h30. Além dessa unidade, a Caravana vai passar por todas as outras escolas de ensino médio da rede estadual da capital. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pela pela plataforma www.educ.see.ac.gov.br.
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia divulga resultado final de processo seletivo da Educação
Edital publicado no Diário Oficial confirma classificação definitiva para contratações temporárias na rede municipal de ensino
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26) o resultado final do processo seletivo simplificado destinado à contratação temporária de servidores para a rede municipal de ensino.
O comunicado corrige uma publicação anterior e esclarece que, onde constava a expressão “resultado preliminar”, passa a valer oficialmente o “resultado final” do certame, encerrando a fase de análise e classificação dos candidatos.
O processo seletivo contempla diversas funções na área educacional, entre elas oficineiros de Língua Espanhola, Artes, Informática, Música, Capoeira e Natação; agentes do campo para atuação em diferentes localidades rurais; auxiliares de sala para creches parciais e integrais; profissionais de apoio, incluindo Educação Especial, nas zonas urbana e rural; além de professores P1 e P2 para escolas urbanas, nucleadas e de difícil acesso. Também estão incluídas vagas para profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Nutrição.
Além dos candidatos classificados dentro do número de vagas, o edital apresenta ainda a relação de aprovados para cadastro de reserva, que poderão ser convocados conforme a necessidade da administração municipal.
As contratações visam atender unidades escolares da zona urbana e da zona rural, incluindo escolas localizadas em áreas de difícil acesso e comunidades mais afastadas da sede do município, com o objetivo de assegurar o funcionamento regular das atividades educacionais ao longo do ano letivo.
Comentários
Flash
Deu no Acremais: pelo menos dois dos oito candidatos que disputam o Governo de Pando, dois são do Agro
Por Wanglézio Braga
O Departamento de Pando, na Bolívia, que faz fronteira direta com o Brasil pelo Acre, entra no calendário eleitoral de 2026 com eleições marcadas para o dia 17 de março. O pleito vai escolher governador, representantes para o parlamento (Câmara e Assembleia Legislativa), além dos prefeitos municipais. O processo eleitoral em Pando desperta atenção estratégica no Acre, já que o departamento boliviano é um dos principais consumidores de produtos acreanos, especialmente da agricultura familiar, fortalecendo o intercâmbio econômico na fronteira Brasil–Bolívia.
Dos dois candidatos ao governo de Pando, dois possuem ligação direta com o setor do agronegócio. Entre eles está Ana Lúcia, do MTS, atual prefeita de Cobija, que trabalha com a exportação de frutas amazônicas e a industrialização do açaí. Também integra esse grupo Rodolfo Añez Domínguez, da FSUTCP, empresário com atuação na indústria e na exportação de café, atividade que dialoga diretamente com cadeias produtivas do Acre em especial do Alto Acre.










Você precisa fazer login para comentar.