Cotidiano
Cap. N. Lima homenageia atleta acreano e campeão Mundial de Basquete Masters

Por Marcela Jansen
Atendendo a requerimento do vereador Cap. N. Lima, a Câmara Municipal de rio Branco realizou na terça-feira, 19, uma Tribuna Popular onde se destacou o Campeonato Mundial de Basquete Master.
Na ocasião, a Casa Legislativa recebeu o atleta acreano Marcel Lima Mourão, que conquistou o título de campeão Mundial de Basquete Masters, ao lado da seleção brasileira, que derrotou a seleção da Argentina por 84 a 63, no dia 3 de setembro, na cidade de Mar Del Plata.
O atleta expressou sua satisfação por representar tanto o Acre quanto o Brasil. “Representar o Acre e o Brasil na conquista de um título Mundial é fantástico. A competição foi do dia 24 de agosto a três de setembro, e fui pela seleção brasileira 45+”, disse ele. E acrescentou: “uma competição com vitória importante para todos, trás visibilidade, eleva e incentiva a prática esportiva, principalmente quando se fala em educação”.
A Câmara também recebeu o presidente da Associação de Basquete Master, Alberdan Lopes, que agradeceu a Casa Legislativa por ter aprovado proposta em que declara de Utilidade Pública a entidade.
“O vereador Fábio Araújo apresentou uma proposta que declara a Associação de Basquetebol Master como utilidade pública, tendo sido aprovada por unanimidade aqui. Portanto, gostaria de agradecer aos senhores pelo apoio”, disse Lopes ao destacar o objetivo da associação.
“Nosso foco é fomentar o esporte na categoria Master, que é para os atletas acima de 30 anos, que já foram atletas e já enceraram a carreira. Muitos deles ainda têm uma vida esportiva ativa e acabam por contribuir de outra forma com o fortalecimento do esporte”, falou.
Alberdan também falou sobre os desafios enfrentados pela associação. “Como todos sabem é muito difícil começar o esporte sem recursos públicos ou recurso nenhum, então peço apoio dos vereadores para engajar nessa causa de apoio ao esporte. O nosso atleta Marcel Mourão foi convocado para a seleção brasileira de Basquetebol Master, que é o sonho de todo atleta, e esse sonho só foi possível por que o próprio Marcel tirou recursos do próprio bolso para custear as despesas”, frisou.
O autor do requerimento, vereador Cap. N. Lima, reforçou a importância do pode público apoio o esporte no município. “Somos consagrados os melhores e maior basquete do mundo todo, mas o incentivo é zero. Temos o exemplo de Marcel, que foi convocado para a seleção brasileira a fim de participar do Campeonato Mundial de Basquete Master, onde o Brasil saiu vitorioso, mas sem incentivo do país ou qualquer outro órgão”, disse o vereador.
N. Lima finalizou parabenizando o atleta acreano e colocou o mandato a disposição para ajudar no fortalecimento do esporte acreano.
“Quero parabenizar o Marcel, que também é meu sobrinho, criado na Seis de Agosto. Esse atleta muito orgulho nosso estado, nosso município. Nós vamos estar aqui ajudando e faremos o que tiver ao nosso alcance. Se a associação tiver com a documentação pronta vamos mandar o recurso para que vocês possam fazer os campeonatos e despertar as crianças, os jovens, adultos a participar do basquetebol e de princípio”, disse o parlamentar ao destinar R$ 15 mil em emenda parlamentar à entidade.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.