Cotidiano
Cap. N. Lima homenageia atleta acreano e campeão Mundial de Basquete Masters

Por Marcela Jansen
Atendendo a requerimento do vereador Cap. N. Lima, a Câmara Municipal de rio Branco realizou na terça-feira, 19, uma Tribuna Popular onde se destacou o Campeonato Mundial de Basquete Master.
Na ocasião, a Casa Legislativa recebeu o atleta acreano Marcel Lima Mourão, que conquistou o título de campeão Mundial de Basquete Masters, ao lado da seleção brasileira, que derrotou a seleção da Argentina por 84 a 63, no dia 3 de setembro, na cidade de Mar Del Plata.
O atleta expressou sua satisfação por representar tanto o Acre quanto o Brasil. “Representar o Acre e o Brasil na conquista de um título Mundial é fantástico. A competição foi do dia 24 de agosto a três de setembro, e fui pela seleção brasileira 45+”, disse ele. E acrescentou: “uma competição com vitória importante para todos, trás visibilidade, eleva e incentiva a prática esportiva, principalmente quando se fala em educação”.
A Câmara também recebeu o presidente da Associação de Basquete Master, Alberdan Lopes, que agradeceu a Casa Legislativa por ter aprovado proposta em que declara de Utilidade Pública a entidade.
“O vereador Fábio Araújo apresentou uma proposta que declara a Associação de Basquetebol Master como utilidade pública, tendo sido aprovada por unanimidade aqui. Portanto, gostaria de agradecer aos senhores pelo apoio”, disse Lopes ao destacar o objetivo da associação.
“Nosso foco é fomentar o esporte na categoria Master, que é para os atletas acima de 30 anos, que já foram atletas e já enceraram a carreira. Muitos deles ainda têm uma vida esportiva ativa e acabam por contribuir de outra forma com o fortalecimento do esporte”, falou.
Alberdan também falou sobre os desafios enfrentados pela associação. “Como todos sabem é muito difícil começar o esporte sem recursos públicos ou recurso nenhum, então peço apoio dos vereadores para engajar nessa causa de apoio ao esporte. O nosso atleta Marcel Mourão foi convocado para a seleção brasileira de Basquetebol Master, que é o sonho de todo atleta, e esse sonho só foi possível por que o próprio Marcel tirou recursos do próprio bolso para custear as despesas”, frisou.
O autor do requerimento, vereador Cap. N. Lima, reforçou a importância do pode público apoio o esporte no município. “Somos consagrados os melhores e maior basquete do mundo todo, mas o incentivo é zero. Temos o exemplo de Marcel, que foi convocado para a seleção brasileira a fim de participar do Campeonato Mundial de Basquete Master, onde o Brasil saiu vitorioso, mas sem incentivo do país ou qualquer outro órgão”, disse o vereador.
N. Lima finalizou parabenizando o atleta acreano e colocou o mandato a disposição para ajudar no fortalecimento do esporte acreano.
“Quero parabenizar o Marcel, que também é meu sobrinho, criado na Seis de Agosto. Esse atleta muito orgulho nosso estado, nosso município. Nós vamos estar aqui ajudando e faremos o que tiver ao nosso alcance. Se a associação tiver com a documentação pronta vamos mandar o recurso para que vocês possam fazer os campeonatos e despertar as crianças, os jovens, adultos a participar do basquetebol e de princípio”, disse o parlamentar ao destinar R$ 15 mil em emenda parlamentar à entidade.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.