Conecte-se conosco

Acre

Campeonato Acreano 2018 começa dia 21 de janeiro

Publicado

em

Campeonato Acreano na próxima temporada será disputa em turno e returno, com as equipes divididas em duas chaves

Presidente Antonio Aquino Lopes apresentou na tarde de ontem o troféu de campeão da próxima temporada. Foto/Manoel Façanha

MANOEL FAÇANHA

Com a presença de sete dos oito dirigentes de clubes da primeira divisão do futebol acreano (Rio Branco, Atlético-AC, Humaitá, Vasco-AC, Galvez, Andirá, Plácido de Castro) ocorreu na tarde de ontem (14), na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), o primeiro encontro arbitral para tratar da disputa do Campeonato Acreano de Futebol 2018.

O único clube ausente da discussão do primeiro arbitral do torneio diz respeito a Adesg.

Fórmula de disputa

Entre os pontos mais polêmicos do encontro estava a discussão da fórmula de disputa da competição. Três propostas foram colocadas à apreciação dos dirigentes de clubes, onde a apresentada pelo Humaitá obteve seis dos sete votos. Com isso, o Campeonato Acreano na próxima temporada será disputa em turno e returno, com as equipes divididas em duas chaves, cada uma delas com quatro equipes. No primeiro turno, as equipes jogam fora de seus respectivos grupos, enquanto no segundo turno elas duelam internamente. A cada final de turno classificam as duas melhores equipes de cada chave para decidirem o título no sistema olímpico (semifinal e final). Os dirigentes aprovaram ainda que, caso uma equipe vença os dois turnos em disputa, será declarada campeã. Havendo campeões diferentes a cada final de turno, a decisão do título será disputada em dois jogos extras. Ficou ainda decidido que o clube com melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais durante as finais extras.

21 de janeiro

Com a prerrogativa dada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o encerramento dos estaduais até o início de abril, assim evitando confronto com as disputas dos torneios nacionais, o Campeonato Acreano terá sua primeira rodada agendada para o dia 21 de janeiro. Os confrontos ainda não foram definidos, ficando para o encontro do próximo dia 24 de novembro, às 16h, na sede da FFAC. Nesta data também será homologada o regulamento e a tabela da competição.

Chaves

Respeitando os critérios técnicos do último Campeonato Acreano, os dirigentes dividiram as chaves da seguinte maneira: Atlético Acreano, Plácido de Castro, Humaitá e Andirá EC (chave A); Rio Branco, Galvez, Vasco da Gama e Adesg (chave B).

Dias, horários e locais de jogos

Na próxima temporada, as partidas serão disputadas as quintas-feiras, sábados e domingos. No meio de semana, as rodadas duplas começam a partir das 17h30. Já aos finais de semana, os horários do início das rodadas duplas estão mantidos para iniciar a partir 15h30, enquanto o horário do jogo de fundo segue às 17h30.
Os jogos estão agendados, a princípio, para dois estádios da capital: Florestão e Arena da Floresta. No entanto, existem pedidos dos dirigentes do Tigre do Abunã e Leão para a realização de jogos nos estádios das cidades de Plácido de Castro e Senador Guiomard, respectivamente. No entanto, as duas praças esportivas precisaram realizar ajustes para garantirem os laudos de segurança.

Convênio

O presidente Antonio Aquino Lopes (FFAC) aproveitou a presença dos clubes para informar que ainda este mês serão liberados os recursos do convênio de ajuda aos clubes, verba essa paga pelo Governo do Estado. Lopes explicou ainda que cada clube receberá uma cota de R$ 20 mil.

Atlético-AC e o atual Campeão Acreano, sendo bi-campeão em 2017

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre confirma reajuste salarial de 5,08% para servidores em junho de 2026

Publicado

em

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O governo do Acre confirmou nesta terça-feira, 06, que irá conceder reajuste salarial de 5,08% aos servidores públicos estaduais a partir de junho de 2026, referente à quarta e última parcela do Reajuste Geral Anual (RGA). Com o pagamento, será concluído o aumento total de 20,32%, dividido em quatro parcelas iguais e escalonadas desde 2023.

O anúncio foi feito junto à divulgação do calendário oficial de pagamento do funcionalismo para 2026, elaborado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead) e pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O reajuste contempla servidores ativos, aposentados e pensionistas.

De acordo com o governo, o pagamento da última parcela do RGA reforça a política de valorização do funcionalismo, associada ao controle das contas públicas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre terá ligações intermunicipais como chamadas locais a partir de maio de 2026

Publicado

em

Mudança definida pela Anatel unifica todo o estado em uma única área local no DDD 68 e deve reduzir custos da telefonia fixa

Brasília – Ligação de telefone fixo para celular ficará 13% mais barata em março. A Anatel publicou hoje (24), no Diário Oficial, as novas tarifas de remuneração de redes móveis (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A partir de 31 de maio de 2026, o Acre passará a integrar a nova configuração das Áreas Locais da telefonia fixa, conforme cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mudança ocorre com a implementação da Resolução nº 768/2024, que reduz o número de áreas locais no país de 4.118 para 67, alinhando-as aos códigos de Discagem Direta à Distância (DDDs).

Com a nova regra, todo o território acreano será contemplado por uma única área local, correspondente ao DDD 68. Na prática, isso significa que ligações entre municípios do estado deixarão de ser tarifadas como chamadas de longa distância e passarão a ser cobradas como ligações locais.

A medida deve beneficiar diretamente os usuários do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), especialmente moradores do interior, que atualmente enfrentam custos mais elevados para chamadas intermunicipais. Cidades como Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Brasiléia e Feijó, por exemplo, poderão se comunicar por telefone fixo como se estivessem na mesma localidade, desde que utilizem o DDD 68.

Além da redução de custos, a mudança também simplifica a forma de discagem. Para chamadas entre telefones fixos dentro do Acre, não será mais necessário discar o código da operadora nem o DDD, bastando informar o número do destinatário.

A Anatel esclarece que, inicialmente, não haverá alteração nos números telefônicos dos usuários. Qualquer eventual mudança deverá ser devidamente justificada pelas operadoras e comunicada previamente aos clientes.

A implantação da nova configuração no Acre ocorre juntamente com outros estados das regiões Norte e Centro-Oeste, como Rondônia, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme fase aprovada pelo Acórdão nº 202, publicado em agosto de 2025.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança é atropelada por motocicleta no centro de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do acidente; vítima foi socorrida pelo Samu e não sofreu ferimentos graves

Um acidente de trânsito envolvendo uma criança foi registrado na região central de Cruzeiro do Sul na tarde da última segunda-feira (5). Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a criança atravessa a via sozinha e acaba sendo atingida por uma motocicleta.

Nas imagens, a mãe da criança aparece do outro lado da avenida e se desespera ao presenciar o atropelamento, gritando e correndo em direção ao local. Ela pega a menina do chão e a segura no colo logo após a colisão.

Apesar do impacto, a criança não sofreu ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou o atendimento no local.

A Polícia Militar do Acre (PMAC) também esteve presente para atender a ocorrência e realizar os procedimentos de praxe. O caso deverá ser apurado para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo