O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) está cadastrando voluntários interessados em atuar nas eleições como mesário. O cadastramento pode ser feito pelo próprio voluntário no “Portal do Mesário”, no site do Tribunal, cujo endereço é http://www.tre-ac.jus.br/eleitor/portal-do-voluntario/mesario, ou ainda nos cartórios eleitorais de todo o Estado.

O Portal do Mesário dispõe de um formulário eletrônico para preenchimento, além de informações relacionadas às atribuições dos mesários, aos benefícios e outras orientações que visam facilitar o trabalho do voluntário no dia da eleição.

Além de contribuir para o processo eleitoral democrático, os mesários têm como benefícios a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais

A novidade deste ano é a sanção da lei estadual que determina que os voluntários e convocados para a prestação de serviços eleitorais tenham direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela administração pública estadual.

A gratuidade nos concursos visa estimular o voluntariado para a composição de equipes que atuam em importantes serviços eleitorais, não só como mesário, mas também como Apoio Logístico Voluntário (ALV).

Vale ressaltar que o cadastramento do voluntário não implicará, necessariamente, na convocação imediata para as eleições de 2018 do interessado, podendo ocorrer na medida da necessidade a ser avaliada pelos juízes eleitorais.

Comentários