Conecte-se conosco

Acre

Caminhão-caçamba tomba e fica de cabeça para baixo ao cair de ponte no interior do Acre

Publicado

em

Caminhão tombou quando passava pela ponte que dá acesso à Comunidade da Vila Nova Aldeia, localizada no município de Senador Guiomard. Local pode ficar isolado caso reparos em ponte não sejam feitos. Prefeitura diz que vai mandar equipe nesta quinta-feira (27).

Um caminhão tombou quando passava por uma ponte que dá acesso ao Ramal dos Mineiros, que dá acesso à Comunidade da Vila Nova Aldeia, localizada no município de Senador Guiomard interior do Acre, na manhã desta quarta-feira (26). O veículo ficou com as rodas para cima. Um vídeo, gravado pelo diarista Eduardo Bandeira, mostra como a caçamba ficou após cair e as condições da ponte.

Bandeira explica que o acesso oficial para até a comunidade, o Ramal da Limeira, está interrompido há 67 dias devido a um acidente semelhante na ponte. Então, a prefeitura abriu um desvio pelo Ramal dos Mineiros e a comunidade passou a usar a ponte como rota.

“Está com 67 dias que a ponte do Ramal da Limeira caiu. Uma caçamba que estava puxando um barro caiu e derrubou tudo. Foi feito nesse desvio pelo Ramal dos Mineiros para a população da Vila Nova Aldeia não ficar isolada. Esse desvio aumenta em 14 quilômetros o deslocamento e temos muitos produtores que precisam levar mantimentos para o município”, explicou.

Ao g1 a assessoria da Prefeitura de Senador Guiomard informou que a ponte do Ramal da Limeira recebeu melhorias este ano e que, nesta quinta (27), será enviada uma equipe da Secretaria de Obras para avaliar a situação dos Ramais da Limeira e dos Mineiros. (Veja a nota mais abaixo)

Segundo Bandeira, a comunidade chegou a fazer um protesto e fez até um bolo no dia em que completou 30 dias dos problemas apresentados na ponte do Ramal da Limeira.

“A prefeita [Rosana Gomes] e representantes do governo foram ao local e disseram que iriam resolver o problema. Estamos com 67 dias. A população pensa em realizar uma manifestação porque ainda não começou o inverno. Quem anda de moto, cavalo passa, mas um ônibus escolar ou caminhão não tem condições”, explicou.

Caminhão-caçamba tomba e fica de cabeça para baixo ao cair de ponte no interior do Acre — Foto: Reprodução

Caminhão-caçamba tomba e fica de cabeça para baixo ao cair de ponte no interior do Acre — Foto: Reprodução

A Prefeitura de Senador Guiomard tem demonstrado preocupação com a situações de todos os ramais. Do início da gestão até o momento, quase 500 km de ramais foram recuperados, incluindo pequenas ou grandes intervenções.

O Quinari tem umas das maiores extensões de ramais do Acre. No caso do ramal em questão, a Secretaria de Obras já trabalhou em alguns trechos, mas pela questão de qualidade do solo, basta uma pequena chuva, e o local fica prejudicado. A prefeita Rosana Gomes tem trabalhado incansavelmente para garantir o ir e vir dos produtores rurais. Nessa semana, a gestão trabalha na construção de cinco pontes.

Comentários


Acre

Acre confirma 270 novos casos de Covid nas últimas 72 horas, diz boletim da Saúde

Publicado

em

Nenhuma morte foi registrada no período de 4 a 6 dezembro, de acordo com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Os últimos três boletins da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), divulgados entre o domingo (4) até esta terça-feira (6), apontam que o Acre tem mais 270 novos casos de Covid-19 nestes períodos. Nenhuma morte foi registrada, sendo assim, o número de óbitos permanece o mesmo, 2032. O número de infectados em todo o estado é de 154.941.

Foram, no total, 39 casos computados no domingo, 26 na segunda e 205 nesta terça.

Há 14 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.456 pessoas já receberam alta médica da doença. Há três pacientes internados em leitos clínicos e um na UTI.

Após aumento de casos de Covid no Acre, a Saúde voltou a recomendar uso de máscaras em locais fechados ou de aglomeração.

Os meses mais letais no Acre desde o início da pandemia foram março e abril de 2021, quando foram registradas 254 e 267 mortes pela doença. Já este ano, o mês com maior número de mortes foi fevereiro, quando 100 pessoas foram vítimas da Covid. Foi também em fevereiro deste ano que houve o maior registros de casos novos da doença, chegando a 19.323 casos novos – o maior registro desde o início da pandemia.

A taxa de contaminação no estado é de 17.005 para cada 100 mil habitantes. Já a de letalidade está em 224 para cada 100 mil habitantes. O índice de letalidade está em 1,3%.

Comentários


Continue lendo

Acre

Polícia apreende mais de 50 quilos de droga dentro de ônibus em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Droga foi apreendida durante a Operação Guardiões da Fronteira, na noite dessa segunda-feira (5). Ônibus tinha como destino a capital acreana, Rio Branco.

Mais de 50 quilos de droga foram apreendidos na noite dessa segunda-feira (5) dentro de um ônibus que saía de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, com destino à capital acreana, Rio Branco. A apreensão do entorpecente ocorreu na BR-364, durante a Operação Guardiões da Fronteira, após uma denúncia.

Foram apreendidos, no total, 50,43 kg de maconha e 2,4 kg de oxidado de cocaína. A droga estava com um jovem de 20 anos. A ação foi deflagrada pela Polícia Militar, através da Companhia de Policiamento Especializado do 6° Batalhão (Rotam e Pelotão Ambiental).

Um suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul por tráfico de drogas e também por tentar se passar por outra pessoa.

Suspeito foi encaminhado para a sede da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul  — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Suspeito foi encaminhado para a sede da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Comentários


Continue lendo

Acre

Sefaz divulga calendário de vencimento do IPVA para 2023

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) divulgou nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial, o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2023.

O imposto pode ser quitado em cota única ou em três parcelas mensais. Quem optar por cota única tem desconto de 10%. A ordem de pagamento do tributo segue conforme o número final da placa do automóvel.

Atualmente, a frota de veículos passíveis de tributação no estado é de aproximadamente 295.301 mil. O imposto e a taxa de licenciamento devem ser pagos anualmente, para que o automóvel continue circulando de forma regular.

Para o pagamento do imposto, o proprietário deverá emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) por meio do site www.detran.ac.gov.br, ou retirá-lo no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou nas agências da Sefaz de cada município.

Outra novidade é que desde fevereiro deste ano o pagamento também pode ser feito por meio de PIX. A compensação dos boletos ocorre de 20 em 20 minutos pelo próprio sistema financeiro do órgão.

Vale ressaltar que o imposto é calculado com base no valor de mercado local, apurado em pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela serve de referência para a cobrança do imposto, portanto sobre os valores constantes nela aplicam-se as alíquotas de 1% e 2%, instituídas pela Lei Complementar nº 114.

Confira, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2023 para veículos automotores usados:

Tabela de vencimentos do IPVA 2023.

Comentários


Continue lendo

Em alta