fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Caminhada encerra Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de Brasiléia

Publicado

em

Neste dia 5 de junho, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional do Meio Ambiente. A prefeitura de Brasiléia, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, iniciou as programações em comemoração a este dia na quinta-feira, 01, transformando assim o dia em Semana do Meio Ambiente.

A programação foi bem extensa e diversa, a abertura foi na escola da zona rural Valeria Bispo Sabala, situada na agrovila do KM26, na escola, os alunos participaram de uma palestra sobre coleta seletiva e do plantio de mudas na própria escola, ajudando assim na arborização do ambiente escolar.

Nos dias que se seguiram, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jonas Bandeira, e toda a sua equipe, seguiram com o projeto de arborização das margens da BR317, contando com a participação dos alunos das escolas municipais de ensino fundamental, incentivando os alunos a cuidarem do meio ambiente e educando-os ambientalmente.

No encerramento da Semana do Meio Ambiente, os alunos das escolas Kairala José Kairala, Instituto Odilon Pratagi, Fontenele de Castro Rui Lino, Elson Dias Dantas e Socorro Frota, participaram de uma caminhada em favor do meio ambiente, que teve inicio na praça Valdemir Lopes e encerrou na praça do Seringueiro.

“Nós da secretaria municipal de Meio Ambiente e a prefeita Fernanda Hassem, temos nos empenhado muito para que as questões ambientais do município, outrora deixadas de lado, sejam resolvidas. A semana do Meio Ambiente evidencia isso, com todas essas ações e o apoio da sociedade com toda certeza iremos garantir uma Brasiléia limpa e bonita para todos. Continuaremos agora com o programa de arborização das margens da BR317 e logo depois passaremos para a arborização urbana, melhorando assim o ambiente e o ar da nossa cidade” Ressaltou o secretário de Meio Ambiente de Brasiléia, Jonas Bandeira.

“As ações ambientais são de suma importância para uma cidade e deve ser considerada prioridade nas gestões, é assim que fazemos em Brasiléia. Desde o inicio da minha gestão tenho buscado resolver as questões ambientais do município. Limpamos as ruas, organizamos a coleta de lixo, criamos a campanha Brasiléia Eu Amo Eu Cuido, tudo isso em função de ver nossa cidade limpa e  bem cuidada. Mas não depende só do poder público, a comunidade tem que somar conosco, tem que se dispor a nos ajudar a manter nossa cidade limpa, se conscientizando sobre o lixo nas ruas, sobre as queimadas domiciliares e tudo isso. Eu gostaria de convidar a todos para cuidarmos de nossa cidade e juntos fazermos de Brasiléia uma cidade uma cidade ainda mais agradável de se viver” pontuou a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sexta-feira com sol, nuvens e chuvas pontuais no Acre

Publicado

em

Foto: Sergio Vale/ac24horas

A sexta-feira (14) será de tempo quente no Acre, com sol, nuvens e chuvas pontuais, que podem ser fortes em algumas regiões, segundo previsão do portal O Tempo Aqui.

Há média probabilidade de chuvas intensas. A umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 55% durante a tarde, enquanto no início da manhã pode atingir 90% a 100%. Os ventos sopram entre fracos e calmos, com rajadas moderadas, vindos da direção sudeste, com variações do sul e leste.

Temperaturas por região:

Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre – Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 30°C e 32°C.

Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus – Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 30°C e 32°C.

Plácido de Castro e Acrelândia – Mínima entre 21°C e 23°C e máxima entre 30°C e 32°C.
Sena Madureira e Manoel Urbano – Mínima entre 22°C e 24°C e máxima entre 30°C e 32°C.

Tarauacá e Feijó – Mínima entre 23°C e 25°C e máxima entre 30°C e 32°C.

Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves – Mínima entre 23°C e 25°C e máxima entre 29°C e 31°C.

Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão – Mínima entre 23°C e 25°C e máxima entre 29°C e 31°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Após recuar, Rio Juruá volta a subir em Cruzeiro do Sul e registra 13,38m

Publicado

em

Depois de dar uma recuada, o nível do rio Juruá voltou a subir em Cruzeiro do Sul e nesta sexta-feira, 14, está com 13,38 metros. O manancial aumentou 5 centímetros nas últimas 24 horas.

“Tivemos 71 milímetros de chuva nas últimas 24 horas em Cruzeiro do Sul, mas em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, está acontecendo uma vazante do Rio“, pontuou Iranilson Lima, da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul.

“Nós estamos de prontidão com equipes e barcos, mas não recebemos nenhum pedido de retirada de famílias”, relata.

Em Cruzeiro do Sul, a cota de transbordamento é de 13 metros. Este ano, até agora nenhuma família foi desalojada pelo manancial.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPF quer União e Acre responsabilizados por omissão no caso Wilson Pinheiro

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com um recurso para que a União e o governo do Acre sejam responsabilizados pela falta de investigação no assassinato de Wilson Pinheiro, líder seringueiro morto a tiros em 1980, dentro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, durante o período da ditadura militar. A Justiça Federal no Acre já tinha decidido que não houve omissão por parte do Estado, mas o MPF discorda e quer mudar essa decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília.

Wilson Pinheiro foi uma figura importante na luta pela reforma agrária e pela defesa dos trabalhadores da floresta. O MPF argumenta que sua morte aconteceu em um período marcado por repressão política e violência contra lideranças sindicais, especialmente na Amazônia. Segundo o procurador Lucas Costa Almeida Dias, responsável pelo caso, crimes como esse não eram devidamente investigados na época e continuam sem respostas até hoje.

“Esse período foi caracterizado pela conivência estatal com grupos privados de interesse, como latifundiários, e pela omissão em investigar crimes relacionados aos conflitos agrários”, disse. Ele também afirma que, independentemente da época, a omissão do Estado segue evidente. Se hoje a negligência não pode ser imputada pessoalmente a nenhum ex-agente (ou apoiador) do regime militar, é justamente porque ela se prolonga desde sua origem.”

Um dos principais argumentos do MPF é que a falta de investigação e punição dos responsáveis pelo crime é, por si só, uma violação dos direitos humanos. O órgão cita a Comissão Nacional da Verdade, que recomendou que o caso fosse reaberto, e lembra que outras decisões da Justiça já reconheceram que crimes políticos da ditadura devem ser tratados com mais rigor, mesmo sem provas diretas sobre o envolvimento do Estado.

Além disso, o Ministério Público Federal aponta que a Justiça sequer ouviu testemunhas e familiares de Wilson Pinheiro antes de tomar sua decisão. Para o procurador, essa falha prejudicou o processo, pois muitas informações importantes sobre ameaças que ele sofreu antes de morrer nunca foram consideradas oficialmente.

Agora, o MPF pede que essas testemunhas sejam ouvidas e que o caso volte para a primeira instância, para que a Justiça possa reavaliar a situação com mais detalhes. As informações são site do Ministério Público Federal.

 

Comentários

Continue lendo