Extra
Câmara trata sobre regulamentação do serviço mototáxi e novas concessões
Câmara de Brasileia realiza 14ª Sessão Ordinária de 2021
Foi realizada nesta terça-feira (01), a 14ª sessão do Primeiro ano legislativo da 15ª legislatura do município de Brasiléia no Plenário José Cordeiro Barbosa, presidida pela presidente Arlete Amaral (SD), com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (PT), Rogerio Pontes (PROS), Marquinhos Tibúrcio (MDB) e Leonir Castro (PP).
Durante o grande o expediente os vereadores fizeram indicações de melhorias para infraestrutura urbana e rural, reforma de pontes, melhorias de ramais, agricultura, saúde e na Educação. E aprovaram o projeto Lei do executivo de Nº 11 de 2021 que: altera a redação da Lei municipal que estava em vigor sobre a Regulamentação do serviço público de transporte de individual de passageiros (mototáxi) e de cargas (moto-frete) em motocicleta e triciclo no município de Brasileia e foi concedido 10 concessões destinada aos mototáxistas.
Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:
Vereador Elenilson cruz (PT): o parlamentar no uso de suas atribuições, solicitou aos órgãos competentes a recuperação do ramal do Gê, pois o mesmo está necessitando de melhorias, que o executivo possa encaixar a demanda em seu planejamento, dando continuidade o parlamentar pediu que as melhorias sejam realizadas no ramal da Costa no KM 59, tendo em vista que as melhorias estavam no planejamento, também solicita que a prefeitura adquira uma roçadeira articulada, que poderá melhorar muito os ramais e estradas, aumentando também a segurança das pessoas que utilizam o acostamento de estradas e ramais para realização de caminhadas. Finalizou sua fala destacando sua felicidade pelo anuncio da construção da ponte que será realizada sobre o Rio Xapuri no ramal da Pinda no Km 59, tendo em vista que a obra beneficiará mais de 100 famílias.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS): o parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala fazendo uma indicação no bairro Eldorado, na rua 4 de março, o parlamentar solicita a ampliação da linha de esgoto na rua mencionada, pois a situação é muito desconfortável para as famílias que ali residem. Parabenizou o executivo e o secretário estadual de meio ambiente por fazer o lançamento da semana do meio ambiente na região do Alto Acre. O vereador expressou sua felicidade a respeito da construção da ponte no Km 59, o mesmo parabeniza a prefeita pela iniciativa, pois essa construção beneficiara inúmeras famílias ao longo da comunidade permitindo assim o escoamento da produção local.
Vereador Leomar (PSD): o parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala parabenizando Maricélio, mais conhecido como Saturnino que foi promovido a capitão do corpo de bombeiros, durante sua trajetória prestou grandes serviços para nossos munícipes e hoje está indo para reserva. O vereador agradece os grandiosos serviços prestados por Saturnino e toda sua instituição. Iniciando suas indicações o parlamentar solicita melhorias no ramal da santa luzia no Km 84, tendo em vista que o vereador esteve acompanhando de perto a situação crítica do ramal, que segundo ele até mesmo no verão a trafegabilidade fica comprometida. Leomar da continuidade a sua fala prestando contas das ações que vem realizando em seu mandato, segundo o parlamentar seu mandato está contemplando a última comunidade do Km 84 com uma torre que terá um ponto de wi-fi com alcance de até 12km em linha reta. O vereador solicita que a prefeitura execute o serviço de abertura da travessa Carlinho Monteiro Braga, no bairro Raimundo Chaar, assim como foi prometido em campanha. Finalizou sua participação solicitando que seja realizado a limpeza do ramal do Polo, pois o mato está tomando de conta da estrada e muitos ciclistas utilizam o ramal para a pratica do ciclismo.
Lessandro Jorge (PT): o parlamentar no uso de suas atribuições, começa suas indicações falando da rua Joaquim Lima, que fica ao lado do mercado do Paraíba, o vereador solicita ao executivo que esteja providenciando uma camada asfáltica, tendo em vista que o trecho é de apenas 30 metros, o vereador faz um apelo aos condutores de veículos que respeitem as sinalizações que existem em nossas ruas, principalmente as sinalizações que existe no trecho entre a Caixa Econômica Federal e a escola Instituto Odilon Pratagi.
Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): o parlamentar no uso de suas atribuições, inicia suas palavras solicitando que a prefeitura faça um trabalho de melhorias na rua Angelita Oston, no bairro Alberto Castro, pois os condutores que ali passam estão com dificuldades para trafegar na rua devido a atoleiros e buracos que ali se encontram. O Vereador também solicita que melhorias sejam levadas até as ruas Aldemir Lopes e Ernestino do Amaral, ambas no bairro José Moreira. O parlamentar finaliza sua fala parabenizando o executivo pelo anuncio da construção da ponte no ramal da Pinda no Km 59, o próprio espera que a obra saia do papel que é o mais importante.
Vereadora Marinete Mesquita (PT): a parlamentar no uso de suas atribuições, inicia sua fala repudiando o vídeo do senador Márcio Bittar, quando o mesmo diz que a categoria da educação quer “privilégios”. Iniciando suas indicações a vereadora solicitou que seja inserida no calendário de planejamento da secretaria de obras o melhoramento geral no ramal do Adão que fica no km 74, pois alguns moradores estão na iminência de ficarem isolados. A parlamentar manifestou seu reconhecimento a respeito dos agentes de saúde que trabalham no km 74, os mesmos estão exercendo seus trabalhos com excelência. A vereadora manifestou preocupação em relação as mães de famílias que faziam exposição de alimentos na praça Hugo Poli, com isso solicita que com a nova dinâmica que a praça receberá, o executivo viabilize meios para beneficiar esses expositores. Finalizando sua fala a parlamentar solicita que seja encaminhado até o gabinete da deputada Maria Antônia, um pedido para que a mesma venha acompanhar de perto e solicitar medidas de providencias junto a secretaria de saúde com relação a real situação que se encontram as UTI´S do hospital regional do alto acre.
Vereador Rogério Pontes (PROS): o parlamentar no uso de suas atribuições, começa sua fala pedindo que o poder executivo através da secretaria de obras inclua no seu planejamento de ramais, o ramal do Km 84 mais conhecido como Arraial dos Burros, que nesse ramal possa ocorrer melhorias no início do verão, o parlamentar pede também que o poder executivo realize melhorias no mesmo ramal, na comunidade cajueiro próximo ao Sr. Gonsalves, tendo em vista que uma ponte está apresentando dificuldades junto ao ramal. O parlamentar reforça o pedido que já tinha sido feito pela vereadora Arlete Amaral por uma audiência pública em relação a saúde, voltada principalmente para a situação do hospital regional do Alto Acre, o parlamentar finaliza pedindo celeridade em relação ao caso.
Vereadora Arlete Amaral (SDD): a parlamentar no uso de suas atribuições, abre sua fala reforçando o pedido que o vereador Leomar fez em sessões anteriores, sobre a ambulância do hospital regional, tendo em vista um fato ocorrido recentemente com uma senhora que sofreu um acidente na AV. Manoel Marinho Montes, onde foi solicitado o socorro por meio de populares e não tinha uma ambulância para socorrer a senhora. A parlamentar pede providencias urgente por parte do governo e que seja garantido mais uma ambulância para nossa região, pois é uma situação vergonhosa que a população está passando. Prosseguindo suas indicações solicitou que seja construída uma ponte no ramal do KM 19, pois no período chuvoso a mesma fica submersa pelas corriqueiras enchentes dos igarapés. A vereadora solicita também a construção de duas pontes, uma no ramal da Costa KM 59 e outra no ramal da dona Nazaré KM 59, levando em conta que várias famílias estão sendo prejudicadas pela dificuldade de trafegabilidade nos locais mencionados por falta das pontes.
Comentários
Extra
Jovem é apreendido por homicídio relacionado a facções em Brasiléia
Acusado de executar rival em 2023, adolescente cumprirá medida socioeducativa até os 21 anos
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, apreendeu nesta terça-feira (22) um jovem suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em 2023, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia, na região do Alto Acre.
A apreensão foi realizada no Bairro Constatino Melo Sarkis, pela equipe da Polícia Civil sob a coordenação do inspetor de polícia Eurico Feitosa e equipe, que atuam no combate à violência e ao crime organizado na região do Alto Acre.
Segundo as investigações, o crime está relacionado a disputas entre facções criminosas que atuam na fronteira entre o Acre e a Bolívia. O jovem, que era menor de idade na época do crime, é apontado como o autor da execução de um suposto integrante de um grupo rival.
Mesmo tendo atingido a maioridade recentemente, o acusado responderá pelo ato infracional cometido durante a adolescência. Ele cumprirá medida socioeducativa de internação, que pode se estender até os 21 anos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Comentários
Extra
Trabalhador de Epitaciolândia morre após ser atingido por tora de madeira em serraria em Pando
Vítima, identificada como Luis Liotti, 50 anos, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos após paradas cardíacas durante transferência para Rio Branco

Luis Liotti morava com Maria Raimunda Silva, de 61 anos, e uma neta de 12 anos que criava como filha. Foto: cedida
Em um trágico acidente de trabalho ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 21, na fronteira com a Bolívia, o operário brasileiro Luis Liotti, 50 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (22) após ser imprensado por toras de madeira na Empresa Ema Pando, localizada na Carreteira de Porvenir, km 75, localidade Tibe, no Departamento de Pando (Bolívia).
Segundo relatos de colegas, Liotti executava o empilhamento de troncos durante seu turno normal quando uma das toras que era carregada em um caminhão se soltou, atingindo-o violentamente e prendendo-o contra outras madeiras no pátio da serraria.
Tentativa frustrada de salvamento
Ainda com vida, a vítima foi levada às pressas para o Hospital Regional Raimundo Chaar, em Brasiléia, onde recebeu os primeiros socorros. Devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para Rio Branco na madrugada de segunda para esta terça-feira.
Durante o transporte, seu estado se agravou antes do entroncamento, obrigando o SAMU a desviar para o Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri. No local, Liotti sofreu múltiplas paradas cardíacas. As equipes médicas lutaram por mais de 45 minutos para reanimá-lo, sem sucesso.

Vítima, identificada como Luis Liotti, 50 anos, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos após paradas cardíacas durante transferência para Rio Branco. Foto: captada
Família em luto
O corpo foi liberado pelo Instituto Medico Legal (IML Brasiléia) na manhã desta terça-feira, 22, e será velado em Epitaciolândia, onde Liotti morava com Maria Raimunda Silva, de 61 anos, e uma neta de 12 anos que criava como filha.
O caso deve mobilizar autoridades trabalhistas tanto do Brasil quanto da Bolívia, já que ocorreu em território boliviano envolvendo um cidadão brasileiro. A empresa Ema Pando ainda não se pronunciou sobre as circunstâncias do acidente.
Natural de Formosa do Oeste (PR), Liotti trabalhava com madeira desde os 16 anos. Segundo sua companheira, ele tem parentes espalhados pelo interior de Rondônia e no Paraná, mas construiu sua vida no Acre. O acidente ocorreu durante o trabalho na Empresa Ema Pando, quando uma tora se soltou e o atingiu, causando ferimentos graves.
A morte chocou a comunidade local, enquanto familiares aguardam a chegada de parentes de outros estados para o funeral. O caso deve mobilizar autoridades trabalhistas tanto do Brasil quanto da Bolívia, já que ocorreu em território boliviano envolvendo um cidadão brasileiro. A empresa Ema Pando ainda não se pronunciou sobre as circunstâncias do acidente.
Dados do Acidente:
Vítima: Luis Liotti, 50 anos
Local: Serraria na Carreteira de Porvenir, km 75 (Pando/Bolívia)
Causa: Tora de madeira se soltou durante carregamento
Deixou: Esposa e neta adolescente que criava como filha
Velório: Bairro Beira Rio – Epitaciolândia (AC)
O caso deve ser investigado pelas autoridades trabalhistas para apurar as circunstâncias do acidente.
Veja vídeos I e II:
Comentários
Extra
Procuradoria do Acre contesta decisão judicial sobre convocação de aprovados da Polícia Civil
Estado afirma que ainda não foi intimado e promete recorrer assim que notificado oficialmente
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC), por meio do procurador-geral em exercício Leonardo Silva Cesário Rosa, emitiu uma nota pública nesta terça-feira (21) sobre a decisão da Justiça que determinou a convocação de cerca de 60 aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Civil.
Segundo a nota, a Procuradoria tomou conhecimento da sentença da Vara Cível de Sena Madureira por meio da imprensa e destacou que o Estado ainda não foi formalmente intimado. No entanto, adiantou que, assim que houver notificação oficial, irá adotar as medidas jurídicas cabíveis e recorrer da decisão.
A PGE afirma manter o entendimento de que não há possibilidade jurídica para convocação dos candidatos do cadastro de reserva neste momento. A procuradoria lembra ainda que esse mesmo posicionamento já foi validado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ao julgar um recurso anterior apresentado pelo Estado contra uma liminar sobre o mesmo tema.
“Assim que for oficialmente notificada, a PGE adotará as medidas jurídicas cabíveis e recorrerá da decisão, buscando garantir a correta aplicação da lei e a responsabilidade fiscal na gestão pública”, afirma a nota assinada por Leonardo Rosa.
A decisão judicial, que ainda aguarda cumprimento, reacendeu o debate sobre a convocação dos aprovados em concursos públicos e a situação fiscal do Estado para absorver novos servidores.
Material relacionado:
Você precisa fazer login para comentar.