Conecte-se conosco

Cotidiano

Câmara não aceitará criação de impostos, afirma Rodrigo Maia

Publicado

em

Presidente da Câmara, dep. Rodrigo Maia (DEM RJ)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (31) que a Casa não criará mais impostos, respeitará o teto de gastos e defendeu a melhoria da imagem do país no exterior em relação às pautas ambientais.

“Não vamos aceitar a criação de impostos e o fim do teto de gastos. E aí todos vão ter que olhar para o verdadeiro problema, que é o gasto público”, afirmou Maia durante almoço-debate organizado pelo Grupo Lide. “Eu não quero discutir CPMF, até porque isso não é relevante. A questão é que não pode mais criar impostos. Criar imposto não é neutro, tem um impacto na economia e vai ter impacto em travar o desenvolvimento do país”, completou.

O presidente disse que “tem muita coisa para cortar, muitas distorções para organizar, antes de pensar em aumentar impostos”. Maia defendeu que a Câmara dos Deputados não abra mão da questão do teto de gastos, mecanismo de controle das contas públicas que impede o aumento além da inflação.

“A âncora do equilíbrio fiscal é fundamental. O parlamento não deve sair desse debate. A gente precisa olhar para o teto de gastos em tudo o que formos fazer, daquilo que vem sendo construído, dentro da realidade. E essa realidade, com o teto de gastos, que nos levará a reformas”, disse.

“Temos que discutir as despesas públicas sim, organizar as distorções, mas entendendo que não haverá mudança no teto de gastos. Não dá para transferir para a sociedade mais uma vez a conta.”

Meio Ambiente

Maia defendeu, ainda, a melhoria da imagem do Brasil no exterior em relação à agenda ambiental. “Introduzir uma política clara de meio ambiente, de equilíbrio do meio ambiente junto com o agronegócio. Mas, sem dúvida, a imagem do Brasil lá fora sobre esse tema é urgente e precisamos resolver”, afirmou.

“Nós temos que introduzir o debate para que todos saibam que é uma agenda que preocupa a todos os brasileiros. Mostrar que a política do Congresso e do Governo vão na linha correta, de preocupação com nossos biomas, não simplesmente com a floresta amazônica”, acrescentou.

O presidente da Câmara argumenta que a narrativa do governo federal necessita mudanças. “Muito do desgaste foi de narrativa sem ação prática. Se falou uma coisa, mas na prática não houve mudança. A gente teve uma narrativa muito ruim no ano passado, que gerou estímulo ao desmatamento, e as agências perderam estrutura”, disse.

Maia informou, também, que o parlamento irá propor, na próxima semana, “uma agenda para começar com três ou quatro projetos que discutam o meio ambiente juntamente com o agronegócio”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

DPU convoca aprovados em seleção de residentes em Direito no Acre

Publicado

em

A Defensoria Pública da União (DPU) em Rio Branco/AC divulgou nesta terça-feira, 31, a convocação dos candidatos aprovados na seleção de residentes em Direito. A chamada segue o Edital nº 2, de 3 de novembro de 2025, e suas retificações, além da Portaria GABDPGF DPGU nº 1575, de 30 de outubro de 2024.

Entre os convocados para as vagas reservadas de cotas raciais está Maria Julieta Guimarães Sobreira, enquanto na ampla concorrência foi chamado Gabriel Maia de Albuquerque.

Os selecionados devem comparecer presencialmente à sede da Defensoria Pública da União do Acre no dia 6 de abril de 2026, das 9h às 17h, com documentos pessoais, comprovantes de residência, dados bancários, informações sobre saúde, diplomas de graduação e pós-graduação, currículo e registro na OAB, quando aplicável.

Mais informações podem ser obtidas pelos números: (68) 2106-7802 e (68) 99221-1089.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

União Acreana goleia Cabo Verde e se aproxima da classificação na Go Cup

Publicado

em

O União Acreana goleou o Cabo Verde por 6 a 1 nesta terça, 31, em Aparecida de Goiânia, Goiás, e se aproximou da classificação para a Série Ouro da Go Cup 2026. Os gols acreanos foram marcados por Arthur Migues(3), Lukinhas, Miguel Jucá e Lucas Bertoni.

“Conquistamos uma vitória e ainda estamos na luta para avançar na Série Ouro. Não dependemos somente do nosso resultado, mas chegamos na última rodada com boas possibilidades”, avaliou o técnico Erismeu Silva.

Fecha 1ª fase

O União Acre enfrenta o BSB Asmetro nesta quarta, 1º de abril, a partir das 8 horas(hora Acre) e fecha a participação na primeira fase do torneio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gilson Doria e Sara Castro são campeões do Aquathlon 2026

Publicado

em

Gilson Doria, no masculino, e Sara Castro, no feminino, conquistaram nesse domingo, 29, no Espaço Primor, o título do Aquathlon, primeiro evento da Federação Acreana de Triathlon(FATRI) na temporada de 2026.

“Conseguimos realizar um grande evento para marcar a abertura das competições em 2026. Tivemos uma prova bem diferente, com chuva e isso ampliou os desafios dos atletas”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.

Próxima prova

Segundo Cláudia Pinho, o próximo evento da temporada será o Duathlon programado para o dia 31 de maio.

Pódio do masculino

1º Gilson Doria

2º Guilherme Pedrogão

3º Bruno Lira

4º Vitor Martins

5º Fernando Nascentes

Pódio do feminino

1º Sara Castro

2º Mirla Rodrigues

3º Yara Moreira

4º Dalvanir Alves

5º Alcione Costa

Revezamento geral

1º Girgleidson Brilhante/Patrícia Maciel

2º Caio Amorim/Maria Moreira

3º Evanira de Souza/Leonardo Di Lucca

4º Cid Nogueira/ Alysson Reissileno

5º Rafael Zanatta/Phablo Bertoldo

Comentários

Continue lendo