Conecte-se conosco

Geral

Câmara debate adequação na camada asfáltica em vias da Capital durante Tribuna Popular

Publicado

em

Atendendo ao requerimento do vereador Fabio Araujo (PDT), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na terça-feira, 20, uma Tribuna Popular no qual debateu sobre a prioridade de adequação na camada asfáltica, passeio público e demais equipamentos urbanos públicos, nas vias em que residam pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O parlamentar que apresentou o requerimento contesta decisão do prefeito e pede apoio para que veto seja revisto e derrubado.

“Surpreso com esse veto, quero saber o que está acontecendo dentro da assessoria do prefeito, mas de antemão considero que o próprio prefeito não tenha conhecimento do que ele assinou, quero acreditar nisso. Vamos as reivindicações e garantir que esse veto no projeto de lei, seja revisto e derrubado. Sou contra, desde momento em que chegou aqui e fiz o convite para que pessoas da categoria reforçassem a importância desse PL. Esse benefício não prejudica o executivo, traz apenas benefícios e garantias a vocês que já tem por Lei Federal”. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Foto Rodrigo Pacheco

Márcio Lima, representante da Federação de Basquete dos Cadeirantes pediu apoio para que fosse derrubado o veto do prefeito na questão de não prioridade as ruas públicas.

“Expondo um pouco das nossas condições e limitações que temos no dia a dia, que vem interferindo no direito de ir e vir. É difícil, sou uma pessoa que representa o estado, sou uma pessoa ativa, trabalho, estudo e jogo basquete. É um projeto viável e espero que tenha continuidade. Estamos aqui pra reivindicar nosso direito de inclusão social, priorizar as pavimentações é essencial para mobilidade das pessoas com deficiência e não falo apenas de cadeirantes. Está casa representa o povo e por isso estamos aqui, recorrendo a ela”.

Edivânio Silva, representante do centro de apoio à pessoa com deficiência física no Acre ressalta a importância do projeto de Lei para as pessoas que sofrem com deficiência.

“Sou uma pessoa que vivi muito tempo na lama, enfrentando chuva, calçada, rua que não tem acessibilidade. Então, temos esse direito, e infelizmente não está sento atendido. Todos os projetos arquitetônicos que são feitos, têm que vir com o projeto de acessibilidade padrão universal. Independente, de atender uma pessoa com deficiência ou não. Então, pedimos em nome da nossa categoria, das pessoas que sofrem com deficiência física, cegas, surdos, autistas, com mobilidade reduzida na cidade de Rio Branco, que o veto do prefeito seja derrubado na questão de prioridade das ruas, calçadas e obras públicas no município”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo

Publicado

em

Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.

Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.

Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento e mantém município em alerta

Publicado

em

Nível do rio atinge 10,05 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento, apesar de não haver desabrigados

A cheia do Rio Tarauacá já ultrapassou a cota de transbordamento e mantém as autoridades em estado de atenção no município de Tarauacá, no interior do Acre. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio atingiu 10,05 metros às 9h, registrando elevação em relação à medição das 6h, quando marcava 10,03 metros.

Os dados confirmam que o manancial permanece acima da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, e bem acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros. Em apenas três horas, o aumento foi de dois centímetros, o que reforça a preocupação das equipes de monitoramento quanto à possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas da cidade.

Apesar da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal informou que, até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em Tarauacá. As equipes seguem acompanhando a situação de forma contínua, realizando vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, especialmente diante do histórico de grandes cheias no município.

O nível máximo já registrado no Rio Tarauacá foi de 11,15 metros, em 19 de fevereiro de 2021, referência que mantém as autoridades em vigilância permanente durante o atual período chuvoso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso suspeito de matar a esposa e tentar simular suicídio em Porto Velho

Publicado

em

Pesquisas no celular e laudo do IML reforçam investigação por feminicídio ocorrido durante o Natal

Magno dos Santos Batista foi preso em Porto Velho suspeito de matar a esposa, Luciana, e tentar simular um suicídio durante o período de Natal. Segundo a Polícia Civil, além das contradições apresentadas em depoimento, análises realizadas no celular do investigado apontaram pesquisas na internet consideradas suspeitas, que reforçam a hipótese de feminicídio.

O crime ocorreu no dia 18 de dezembro, e a prisão preventiva foi cumprida no dia de Natal. Com autorização do próprio suspeito, os policiais acessaram o aparelho celular, onde encontraram buscas como “Como proceder após suicídio da esposa?”, “Se mexer no cadáver ele pode fazer barulho?” e “Quando a pessoa morre se vira o olho?”. Uma das pesquisas, realizada no dia anterior à morte, fazia referência ao que a Bíblia diz sobre pessoas que cometem suicídio.

Em depoimento, Magno afirmou que teve uma discussão com a esposa, que teria ficado “alterada”, e que foi dormir. Ao acordar, segundo ele, encontrou a companheira morta. No entanto, a investigação aponta que mensagens foram enviadas a partir do celular do suspeito no mesmo período em que ele alegou estar dormindo, o que levantou suspeitas sobre sua versão dos fatos.

Magno chegou a ser detido no dia do ocorrido, mas foi liberado inicialmente por falta de provas técnicas. A Polícia Civil, então, instaurou inquérito para apurar se a morte havia sido causada por suicídio ou homicídio.

Dias depois, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) concluiu que Luciana não morreu por enforcamento, mas por asfixia decorrente de estrangulamento. O exame também identificou outras lesões no corpo da vítima, reforçando a suspeita de violência.

Com base nas conclusões do laudo pericial, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou a prisão preventiva do suspeito, pedido que foi acatado pela Justiça. Após a decisão judicial, a Polícia Civil localizou Magno dos Santos Batista e cumpriu o mandado de prisão.

Comentários

Continue lendo