Acre
Câmara de Xapuri concede título de Cidadão Honorário por prestação de serviços à comunidade
O agente de Polícia Civil Eurico Feitosa será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Xapuri. O autor da proposta de concessão da honraria é o vereador Galego (PT), que explica os motivos para laurear o policial:
“Eurico tem prestado relevantes serviços à comunidade xapuriense na área de segurança, resolvendo vários casos de homicídio e contribuindo sobremaneira com o combate ao tráfico de drogas, que é hoje um dos maiores problemas sociais do município”.
Eurico Marques Feitosa, 42, é xapuriense. Saiu da cidade aos 7 anos de idade e retornou aos 20, quando ingressou na Polícia Civil do Acre. Nas últimas duas décadas o policial tem se destacado pelo trabalho incansável e pelo estilo arrojado com que desempenha a função.
Em Xapuri, costuma-se dizer que Eurico Feitosa se diferencia na sua atuação pelo simples motivo de ter grande amor à profissão. A postura militante e combativa fez dele uma pessoa admirada e ao mesmo tempo odiada na pequena cidade.
A homenagem foi anunciada na sessão da última terça-feira, 2, quando policiais militares foram acusados pelo vereador Galego de se dedicaram a atividades “extra caserna” e de ter o emprego público como mero “bico”.
O projeto ainda irá ao plenário para apreciação, mas dificilmente encontrará oposição de algum dos vereadores. Consultado sobre o que achou da iniciativa do vereador, o policial foi político: “Espero que contribua para o engrandecimento da polícia”.
Fonte: Xapuri Agora
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.