Acre
Câmara de Brasiléia realiza vigésima terceira sessão ordinário de 2017.
Da Assessoria de Comunicação CMB
Com a presença dos vereadores: Sabá Moraes (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete Honorato (PSB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Francisco Valadares Neto (PMDB), Charbel Reis Saad (PP), Joelso Pontes (PP) e o presidente Rogério Pontes (PMDB), a Câmara Municipal de Brasiléia realizou nesta terça-feira, 15 de agosto a 23º sessão ordinária.
Vereador Francisco Valadares Neto (PMDB), no uso de suas atribuições, apresentou uma moção de aplauso para a agremiação do time Atlético Acreano que tem representado o estado do Acre enfrentando todas as dificuldades na série C, o vereador também parabenizou em especial à prefeita Fernanda Hassem, procurador jurídico do município Pedro Diego e toda a equipe por terem tirado Brasiléia da inadimplência que agora está apta para receber recursos. O parlamentar disse ainda estar contente por ter levantado a questão do portal da transparência cujo presidente já está providenciando esta questão na Casa Legislativa.
Vereador Joelso Pontes (PP), no uso de suas atribuições, reiterou a prefeitura do pedido de recadastramento dos servidores que desde a gestão passada não tiveram resposta e têm servidores buscando reajustes, onde a classe da educação é uma que quer o reajuste e irá aguardar até outubro, o vereador solicitou também do governo do estado uma reforma da Unidade de Gestão de produção sustentável que abrange SEAPROF, SEAP, IDAF, IMAC, o parlamentar registrou ainda a reivindicação feita por ele na semana passada sobre a iluminação da Rua Airton Sena que foi contemplada com iluminação e já aproveitou para reivindicar iluminação no Cemitério de Brasiléia.
Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB), no uso de suas atribuições, reivindicou iluminação pública no Bairro 28 de Maio, onde já foi concluída uma etapa, mas o parlamentar pede que acelere o processo no referido Bairro e aproveitou para pedir que a prefeitura através do setor competente realize um trabalho de tapa buraco nos ramais do km 13 e no Polo industrial, o vereador falou ainda das lombadas colocadas na Avenida Marinho Montes que segundo ele não estão dando conta de inibir a alta velocidade e parabenizou o secretário de obras por ter colocado uma lombada amais do que determinou o DENIT e solicitou que o governo do estado possa informar quando será a entrega do Hospital Regional, pois a população tem cobrado respostas.
O presidente da Câmara, vereador Rogério Pontes (PMDB), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeitura pelas ações que estão sendo feitas no município e frisou sobre o lançamento do programa Criança Feliz que é um programa do governo federal, mas que a prefeita com muita luta conseguiu fazer com que Brasiléia seja o primeiro município da região a aderir o programa que será de suma importância para as famílias mais necessitadas, o presidente aproveitou ainda para falar de sua participação da inauguração da quadra poliesportiva da escola Valéria Bispo Sabala, onde esteve representando o Poder Legislativo do município e aproveitou para reivindicar ao DENIT trabalho de recuperação na Estrada do Pacífico, onde os buracos estão prejudicando a passagem na BR 317.
Vereador Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições, fez o seu reconhecimento à prefeita Fernanda Hassem que vem desenvolvendo um grande trabalho no município de Brasiléia junto de sua equipe, inclusive ao secretário de Obras e vice-prefeito Carlinhos do Pelado que vem trabalhando de forma incansável e também relembrou o legado deixado por Getúlio Vargas que fez parte da política Nacional, onde criou a CLT e consolidou a lei trabalhista em 1943 pelo decreto de número 5.452 sendo o presidente que mais lutou pelas leis trabalhistas e aproveitou para fazer algumas indicações como trabalho de melhoramento na Rua José Lacerda de Andrade, localizada no Bairro 3 Botequins e os moradores pedem que seja realizado trabalhos na referida rua, o vereador pediu ainda que a secretaria de agricultura inclua no seu planejamento trabalhos de recuperação no ramal do km 35 que dá acesso a produtores rurais e vivem da lavoura branca e pediu ainda que o poder executivo esteja realizando trabalhos de tapa buracos na rua José Meireles que está com alguns buracos.
Vereador Sabá Moraes (PT), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeita Fernanda Hassem por mais uma grande ação realizada no CAPS, onde conseguiu comprar com recurso próprio, um veículo para dar assistência para aos pacientes, o parlamentar pede ainda que a prefeita se sensibilize e coloque um trator de esteira e uma patrol a disposição no ramal que liga os ramais do km 19, linha 10, Porongaba, Juricaba, ramal da Santa Luzia e o ramal da esperança localizado no km 5 que estão precisando de trabalhos rapidamente.
Comentários
Acre
Vestibular de Medicina da Ufac tem 2º e decisivo dia neste domingo com mudanças na logística
Provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas; portões abrem às 11h para evitar transtornos em Cruzeiro do Sul, como também em Rio Branco

Os candidatos inscritos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (P3 e P4). Foto: captada
O segundo e último dia do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) acontece neste domingo (18), com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Após problemas de logística no primeiro dia, a universidade antecipou a abertura dos portões para as 11h, garantindo quase duas horas de intervalo antes do fechamento, para facilitar o acesso e evitar congestionamentos.
A expectativa é de maior fluidez na organização, depois de transtornos ocorridos no domingo passado, quando candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo aos locais de prova. Mais de 5,4 mil inscritos concorrem às 80 vagas oferecidas, sendo a primeira edição do processo seletivo próprio da Ufac para o curso, após a saída do Sisu.
As provas começam às 13h, após o fechamento dos portões às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, levando documento de identidade original, caneta preta transparente e comprovante de inscrição.
Segundo dia
Diferente da primeira fase, que focou em Linguagens e Humanas, este domingo exige fôlego para cálculos e raciocínio científico.
-
Conteúdo: Provas de Biologia, Química, Física e Matemática.
-
Horário de Abertura: 11h (Horário local).
-
Fechamento dos Portões:12h45 (Impreterivelmente).
-
Início dos Exames: 13h.
A organização reforça que o candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, além do documento de identidade original com foto. O uso de aparelhos eletrônicos é estritamente proibido e pode causar a eliminação imediata.
Comentários
Acre
Rio Tarauacá volta a subir levemente, mas permanece abaixo da cota de transbordamento

O rio Tarauacá registrou uma nova e ligeira elevação ao meio-dia deste sábado (17), mas segue dentro do leito e abaixo da cota de transbordamento. Conforme boletim divulgado pela Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a medição das 12h apontou 8,86 metros, um acréscimo de 1 centímetro em relação aos 8,85 metros registrados às 9h.
Apesar da pequena subida, o nível do manancial permanece abaixo da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros. No entanto, segue acima da cota de alerta, que é de 8,50 metros, mantendo o município em estado de atenção.
A oscilação indica que, após a queda mais acentuada registrada na sexta-feira, quando o rio deixou a cota de transbordamento, o Tarauacá atravessa um período de estabilidade relativa, com variações pontuais em um patamar considerado mais seguro do que o observado nos dias mais críticos da cheia.
O cenário recente ajuda a dimensionar o alívio parcial da população e das equipes de emergência. Há poucos dias, a enchente atingiu milhares de moradores e centenas de residências, exigindo a distribuição de alimentos, água potável e atendimentos médicos em larga escala. Balanço oficial divulgado no dia 15 apontou mais de 5,2 mil residências afetadas e cerca de 12 mil pessoas impactadas, além de desalojados e desabrigados, o que mobilizou bombeiros, policiais e servidores municipais em uma operação emergencial.
Comentários
Acre
Transbordamento do Rio Acre leva 11 pessoas ao Parque de Exposições Wildy Viana

A Prefeitura de Rio Branco informou na tarde deste sábado, 17, por meio do primeiro boletim sobre famílias afetadas pela cheia do Rio Acre, que quatro famílias, totalizando 11 pessoas, estão alojadas provisoriamente no Parque de Exposições Wildy Viana, na capital acreana.
O local passou a ser utilizado como ponto de acolhimento emergencial para atender famílias atingidas pela elevação do nível do rio. No espaço, os afetados recebem suporte básico, como alimentação, abrigo temporário e acompanhamento das equipes da assistência social.
De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre apresentou elevação contínua ao longo do dia. Às 5h17, o manancial registrou 14,22 metros. Às 9h, subiu para 14,26 metros e, ao meio-dia, atingiu 14,31 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros. A cota de alerta é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva foi de 2,40 milímetros. Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, o monitoramento do rio segue de forma permanente, com equipes em prontidão para possíveis remoções preventivas em áreas de risco.








Você precisa fazer login para comentar.