Acre
Câmara de Brasiléia realiza vigésima terceira sessão ordinário de 2017.
Da Assessoria de Comunicação CMB
Com a presença dos vereadores: Sabá Moraes (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete Honorato (PSB), Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Francisco Valadares Neto (PMDB), Charbel Reis Saad (PP), Joelso Pontes (PP) e o presidente Rogério Pontes (PMDB), a Câmara Municipal de Brasiléia realizou nesta terça-feira, 15 de agosto a 23º sessão ordinária.
Vereador Francisco Valadares Neto (PMDB), no uso de suas atribuições, apresentou uma moção de aplauso para a agremiação do time Atlético Acreano que tem representado o estado do Acre enfrentando todas as dificuldades na série C, o vereador também parabenizou em especial à prefeita Fernanda Hassem, procurador jurídico do município Pedro Diego e toda a equipe por terem tirado Brasiléia da inadimplência que agora está apta para receber recursos. O parlamentar disse ainda estar contente por ter levantado a questão do portal da transparência cujo presidente já está providenciando esta questão na Casa Legislativa.
Vereador Joelso Pontes (PP), no uso de suas atribuições, reiterou a prefeitura do pedido de recadastramento dos servidores que desde a gestão passada não tiveram resposta e têm servidores buscando reajustes, onde a classe da educação é uma que quer o reajuste e irá aguardar até outubro, o vereador solicitou também do governo do estado uma reforma da Unidade de Gestão de produção sustentável que abrange SEAPROF, SEAP, IDAF, IMAC, o parlamentar registrou ainda a reivindicação feita por ele na semana passada sobre a iluminação da Rua Airton Sena que foi contemplada com iluminação e já aproveitou para reivindicar iluminação no Cemitério de Brasiléia.
Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB), no uso de suas atribuições, reivindicou iluminação pública no Bairro 28 de Maio, onde já foi concluída uma etapa, mas o parlamentar pede que acelere o processo no referido Bairro e aproveitou para pedir que a prefeitura através do setor competente realize um trabalho de tapa buraco nos ramais do km 13 e no Polo industrial, o vereador falou ainda das lombadas colocadas na Avenida Marinho Montes que segundo ele não estão dando conta de inibir a alta velocidade e parabenizou o secretário de obras por ter colocado uma lombada amais do que determinou o DENIT e solicitou que o governo do estado possa informar quando será a entrega do Hospital Regional, pois a população tem cobrado respostas.
O presidente da Câmara, vereador Rogério Pontes (PMDB), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeitura pelas ações que estão sendo feitas no município e frisou sobre o lançamento do programa Criança Feliz que é um programa do governo federal, mas que a prefeita com muita luta conseguiu fazer com que Brasiléia seja o primeiro município da região a aderir o programa que será de suma importância para as famílias mais necessitadas, o presidente aproveitou ainda para falar de sua participação da inauguração da quadra poliesportiva da escola Valéria Bispo Sabala, onde esteve representando o Poder Legislativo do município e aproveitou para reivindicar ao DENIT trabalho de recuperação na Estrada do Pacífico, onde os buracos estão prejudicando a passagem na BR 317.
Vereador Rozevete Honorato (PSB), no uso de suas atribuições, fez o seu reconhecimento à prefeita Fernanda Hassem que vem desenvolvendo um grande trabalho no município de Brasiléia junto de sua equipe, inclusive ao secretário de Obras e vice-prefeito Carlinhos do Pelado que vem trabalhando de forma incansável e também relembrou o legado deixado por Getúlio Vargas que fez parte da política Nacional, onde criou a CLT e consolidou a lei trabalhista em 1943 pelo decreto de número 5.452 sendo o presidente que mais lutou pelas leis trabalhistas e aproveitou para fazer algumas indicações como trabalho de melhoramento na Rua José Lacerda de Andrade, localizada no Bairro 3 Botequins e os moradores pedem que seja realizado trabalhos na referida rua, o vereador pediu ainda que a secretaria de agricultura inclua no seu planejamento trabalhos de recuperação no ramal do km 35 que dá acesso a produtores rurais e vivem da lavoura branca e pediu ainda que o poder executivo esteja realizando trabalhos de tapa buracos na rua José Meireles que está com alguns buracos.
Vereador Sabá Moraes (PT), no uso de suas atribuições, parabenizou a prefeita Fernanda Hassem por mais uma grande ação realizada no CAPS, onde conseguiu comprar com recurso próprio, um veículo para dar assistência para aos pacientes, o parlamentar pede ainda que a prefeita se sensibilize e coloque um trator de esteira e uma patrol a disposição no ramal que liga os ramais do km 19, linha 10, Porongaba, Juricaba, ramal da Santa Luzia e o ramal da esperança localizado no km 5 que estão precisando de trabalhos rapidamente.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.







Você precisa fazer login para comentar.