fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Câmara de Brasiléia realiza última sessão de 2021 e aprova projeto de Abono salarial para Educação

Publicado

em

A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Brasiléia antes do recesso parlamentar ocorreu na manhã desta terça-feira (14) no plenário José Cordeiro Barbosa, e contou com a presença dos vereadores Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir de castro (PP), Lessandro Jorge (PT), Marinete Mesquita (PT), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogério Pontes (PROS) e da presidente Arlete Amaral (SD).

Durante a ordem do dia foi votado o Projeto de Lei N° 24 do poder executivo que “Dispõe sobre a concessão de abono salarial para os profissionais da educação Básica da Rede municipal de ensino em efetivo Exercício, na forma que específica.” O projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares presentes.

No geral serão comtemplados com o abono salarial 357 servidores, sendo 216 professores, 133 servidores administrativos e 08 auxiliares de sala.

Durante o grande expediente os parlamentares fizeram o uso da tribuna, onde debateram assuntos de interesse da comunidade.

Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala relatando a respeito do abono salarial concedido aos servidores da educação, ressaltou que o valor é pouco, porém é o que o poder executivo pode pagar. O Nobre edil fez uma retrospectiva de seu mandato, segundo o mesmo foram votados 24 projetos do executivo, todos em benefícios da população e também relata suas várias indicações de melhorias para a cidade. Parabenizou todos os parlamentares pelos trabalhos exercidos em prol da sociedade de Brasiléia, reafirmou o seu respeito por todos eles. Parabenizou também a presidente Arlete Amaral pela forma que vem conduzindo os trabalhos na casa, parabeniza todos os servidores da casa, em especial a comunicação que vem revolucionando os trabalhos.  Agradeceu ainda sua família por sempre estar ao seu lado o apoiando. Finalizou desejando um feliz Natal e um próspero ano novo a todos.

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou suas palavras agradecendo a toda população de Brasiléia que acompanha seus trabalhos, ressaltou que está de cabeça erguida e sempre estará ao lado da população. O parlamentar expressou seu descontentamento em não poder discutir sobre o abono para os servidores da educação, segundo o mesmo é um valor insignificante fornecido aos servidores. O vereador afirma que era para ter acontecido uma discussão com a categoria a respeito do abono antes de ser enviado para a câmara. Reafirmou seu compromisso com a população e ressaltou ser um vereador independente. Adiantou seu voto dizendo que iria votar favorável para o abono, porém votará de coração partido, pois segundo ele os servidores merecem muito mais. Dando continuidade solicita que melhorias sejam realizadas na rua Antônio Almeida Campos no bairro Alberto Castro, tendo em vista os constantes problemas de alagamentos. Finaliza desejando um feliz Natal e um próspero ano novo para todos.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Iniciou suas palavras cumprimentando a todos os presentes no recinto, ressaltou o prazer de ter convivido durante o ano com todos os funcionários e vereadores da casa. O parlamentar frisou que a cidade de Brasiléia está em avanço, no caminho certo, mesmo tendo vários problemas a serem resolvidos. O vereador se colocou à disposição da categoria da educação caso tenham alguma outra estratégia em relação ao abono. Agradeceu a população de Brasiléia por ajudar o mesmo a realizar um sonho, ser vereador na cidade. O nobre edil reafirma que mesmo as dificuldades sendo grandes, os avanços vêm acontecendo em toda cidade. Finaliza reafirmando seu compromisso com a população e parabenizando presidente Arlete Amaral e a mesa, pela condução dos trabalhos na casa.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, deu início à sua fala cumprimentando a todos os presentes na sessão, solicitou que seja enviado requerimento a secretária de educação pedindo o total de profissionais efetivos, provisórios, lotação e a planilha de pagamentos referentes aos anos de 2020 e 2021. Dando seguimento à sua fala, a vereadora demonstra seu descontentamento em relação a chegada de alguns projetos já para serem votados em cima da hora sem que aconteça a devida tramitação. A mesma diz que votará favor do abono para educação, porém afirma que os servidores da educação mereciam muito mais, ressalta que o abono deveria ser pago por contrato e não por CPF. A vereadora expressou a sua solidariedade aos 22 servidores provisórios que não vão receber o abono, e afirma estar à disposição da categoria. A parlamentar relata uma situação que está acontecendo no hospital regional onde existe uma área preparada para receber as pessoas acometidas por Covid-19, porém o local se encontra fechado, ficando os pacientes infectados pela Covid-19 no mesmo setor que outros pacientes com outras doenças. A nobre edil pede que providências sejam tomadas para que seja evitada a contaminação de outros pacientes.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): a parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna relatando que falta trato com as categorias pelo executivo, segunda parlamentar faltou por parte do executivo discutir com a categoria a respeito do valor desse excedente do FUNDEB, faltou diálogo. A parlamentar afirmou que entende o empenho, boa vontade do executivo, porém reafirma que faltou o diálogo com a categoria. Ressaltou sua tristeza pelos servidores provisórios da educação não serem contemplados com o abono. Dando segmento a sua fala, reafirmou seu compromisso com todas as categorias do município. A parlamentar fez uma retrospectiva de suas ações durante o ano, onde inicialmente apresentou um projeto de revogação do aumento do salário dos vereadores, apresentou o anteprojeto em relação ao PCCR da educação que foi aprovado por unanimidade, seguindo a vereadora apresentou PL voltado aos fazedores de cultura do município de Brasiléia que foi transformado em lei, relatou também os vários embates que entrou a respeito das famílias que perderam suas casas na enchente 2012/2015 em Brasiléia. A vereadora ressalta a importância das suas várias pautas debatidas ao longo do ano. Finaliza reafirmando que seu mandato está a serviço da população.

Após o fim dos trabalhos no presente ano os parlamentares só voltarão a se reunir para uma sessão após o recesso, porém, se houver necessidade da realização de sessões extraordinárias os nobres edis poderão ser convocados a comparecerem à casa do povo durante o período que estiverem no recesso parlamentar.

Vale destacar que a câmara continuará em pleno funcionamento caso algum morador necessite de alguma informação, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias que ocorrerem feriados e finais de semana.

Para a presidente Arlete Amaral (SD) o ano de 2021 foi muito proveitoso, pois foram aprovados pelos vereadores vários projetos para beneficiar a população, além do mais foram realizadas inúmeras indicação pelos parlamentares em favor da comunidade brasileense. A parlamentar expressa sua felicidade pela condução dos trabalhos na casa juntamente com a mesa, e ressalta a importância das 38 sessões ordinárias e 2 sessões extraordinárias que aconteceram durante o ano na casa do povo.

As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo camaramunicipaldebrasileia.com.br

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sebrae participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção

Publicado

em

Evento reuniu empresários, autoridades e líderes políticos

Reunindo empresários da Indústria da Construção, autoridades locais e líderes políticos, o Acre sedia a 6ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Rio Branco. O evento busca compartilhar conhecimento e estimular a troca de experiências do setor imobiliário e das obras públicas.

A edição conta com apoio de instituições como o Sebrae, Governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (CREA/AC), entre outras instituições e empresas.

O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, destacou a satisfação em promover mais uma edição do evento com casa cheia. “Os assuntos abordados são importantíssimos, precisamos de cada um aqui presente para transformar o Norte e colocá-lo no eixo de desenvolvimento”, pontuou.

Durante dois dias, o Fórum discute temas relevantes relacionados à atividade econômica, com foco em aspectos financeiros, geração de emprego e renda. “Discutir políticas de desenvolvimento para nós é fundamental, e a gente precisa entender as dificuldades que se vive em estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá. A relação que temos com os sindicatos ligados à FIEAC e as políticas de capacitação, de fortalecimento e de construção de um ambiente de negócios cada vez melhor, são demonstrações da proximidade do Sebrae aos negócios locais”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.

Com o painel “Como o SEBRAE pode ajudar a indústria da construção a ser mais produtiva”, o analista do Sebrae Nacional e head de Indústria e Construção Civil, Fábio Rabello, fez suas contribuições ao empresariado para o desenvolvimento do setor.

“O setor da Construção Civil não costuma entender que são empreendedores, e o Sebrae é a casa do empreendedor. Com isso, apresentamos alguns de nossos programas nacionais e projetos, mostrando como entregamos essa ajuda para este setor, que é uma mola propulsora do desenvolvimento do nosso país”, disse.

Atualmente, o FNNIC reúne construtores e incorporadores de uma ampla gama de estados, incluindo Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ifac suspende Calendário Institucional 2024 em decorrência da greve

Publicado

em

Prédio do Ifac em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom

Por Raimari Cardoso – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) suspendeu, nesta sexta-feira, 26, o Calendário Institucional 2024 em decorrência do movimento de greve nacional de técnicos administrativos e docentes da Educação Básica, Científica e Tecnológica (EBTT).

A decisão foi tomada durante a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ifac (Consu) com aprovação por maioria absoluta.

Os conselheiros, representantes de alunos, de servidores técnicos e docentes, do Sindicato Nacional que representa os servidores (docentes e técnicos) da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Sinasefe, dos egressos e da comunidade externa, deliberaram a pauta apresentada pela presidente do Consu, reitora Rosana Cavalcante dos Santos, de suspensão do Calendário Institucional 2024.

De acordo com a decisão, as aulas dos seis campi do Ifac estão temporariamente suspensas, sendo que as atividades letivas serão recuperadas posteriormente, tão logo termine a greve. As atividades essenciais e inadiáveis serão mantidas, de acordo com as deliberações realizadas em assembleias pelos Comandos de Greve Locais.

A Reitoria do Instituto Federal do Acre afirmou que acompanha o movimento e que tem mantido diálogo com os comandos de greve, com os estudantes e comunidade interna e externa, reiterando que o Consu e gestores apoiam e respeitam o movimento de greve de técnicos administrativos e docentes da instituição, conforme Moção de Apoio e Nota publicadas no site institucional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre participa de encontro internacional que discute erradicação da febre aftosa

Publicado

em

O presidente do  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), José Francisco Thum, está no Rio de Janeiro (RJ) , acompanhado pelo diretor técnico do órgão, Alexandre Fernandes, onde participam de evento internacional que reúne países portadores do status de livre de febre aftosa com ou sem vacinação.

O objetivo do encontro é promover o debate entre os países da América do Sul e parte da América Central, para realização de ações necessárias para o controle e erradicação da febre aftosa no continente sul-americano, com orientações técnico-epidemiológicas e metodologias para abordar os principais desafios.

A Comissão Sulamericana de Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa) é promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) da organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), com apoio do governo federal, por intermédio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mapa da América do Sul e Panamá com área delimitadas e reconhecidas como livres de febre aftosa sem e com vacinação. Foto: Alexandre Fernandes/Idaf

O Acre já é reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação, porém os representantes do Idaf  buscam mais conhecimento por meio desse intercâmbio, para que o Acre continue apresentando bons dados em relação à doença.

“Estamos buscando mais conhecimentos para serem inseridos no estado, bem como a manutenção dos avanços até aqui alcançados, com os benefícios advindos dessa conquista à cadeia pecuária local, que vem propiciando a abertura de novos mercados, com reflexos diretos, como geração de renda e mais empregos para a nossa população”, ressalta José Francisco Thum.

Seminário

Durante a semana, o seminário propõe painéis com planejamento de ações futuras e troca de experiências com outros serviços veterinários oficiais que já são livres da doença sem vacinação.

“É possível ver como estão os andamentos de projetos de todos os países, a boa troca de informação com representantes de outros estados do Brasil, as metas de vigilância nas propriedades, a interação do setor público e privado, e também a importância  de a sociedade manter o Acre sem febre aftosa”, explica Alexandre Fernandes.

Além do Brasil, participam dos eventos: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Argentina, Suriname, Venezuela e Uruguai.

Ao receber o reconhecimento, o estado ganha novas oportunidades de negócios de exportação. Foto: Luã Garcia/Idaf

Área livre de febre aftosa sem vacinação

O Acre recebeu o selo de reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação em 27 de maio de 2021, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa).

O trabalho, realizado pelo governo do Estado, por meio do Idaf, por entidades privadas ligadas ao setor e principalmente pelos produtores, contribuiu para colocar o Acre entre os cinco estados brasileiros que possuem esse status internacional.

A certificação representa um marco para a pecuária acreana, que hoje está apta a atender os mercados consumidores mundiais mais exigentes quanto às questões sanitárias. As exportações já são uma realidade, estando o Acre habilitado a exportar para diversos países do mundo.

Comentários

Continue lendo