Acre
Câmara de Brasileia Realiza 15ª Sessão Ordinária de 2014
Assessoria – CMB
A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira (27) a Décima Quinta Sessão Ordinária de 2014. Com a presença de Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações em prol dos munícipes de Brasiléia. E a presença do Senhor Ailson Bastos – Presidente da COOPLAC, que foi convidada pela casa, para prestar informações sobre o funcionamento do laticínio.
Vereador Bil (PMDB) apresentou algumas reivindicações:
- Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, faça o recolhimento do lixo na rua 12 de outubro;
- Que este Poder, encaminhe ao gabinete do Senador Sérgio Petecão um documento, para saber qual a probabilidade do mesmo locar emenda para que seja construída uma quadra sintética no Residencial Jatobá;
- Solicita ao Setor Responsável, que providencie com urgência a iluminação da Ponte Wilson Pinheiro;
- Solicita que este Poder encaminhe um documento para a Federação de Futebol do Estado do Acre, solicitando informações detalhadas sobre os gastos que foram feitos com o dinheiro arrecadado pelos clubes que participaram do campeonato.
Vereador Carlinhos do Pelado (PSB) apresentou algumas reivindicações:
- Solicitou que a Prefeitura, providencie a melhoria do Ramal do Porvir;
- Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, tome providências quanto a falta de iluminação pública no Centro do município de Brasiléia;
- Que este Poder encaminhe para a Secretaria de Ação Social municipal e a SEDS, um documento explicando a real situação das 12 famílias que estão na invasão do Bairro José Braúna, para que possa ser visto a possibilidade de inclui-las no aluguel social;
- Solicitou que a Assembleia Legislativa, faça uma audiência pública no Seringal Rubicon, para que seja esclarecido a real situação daquela localidade, e saber o ponto de vista dos moradores da comunidade;
- Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, providencie o melhoramento do Ramal do km 59, bem como na ponte da mesma localidade;
- Solicitou que a Prefeitura através do Setor Competente, tome providências quanto ao estado em que se encontra a Rua Maria de Anunciação de Paula Moreira, que a mesma possa fazer melhorias na localidade.
Vereadora Fernanda Hassem (PT) apresentou algumas reivindicações:
“Parabeniza a atuação do Ministério Público no município de Brasiléia”
- Solicita para a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, informações de como será feito o processo seletivo para o Programa Asinhas da Florestania;
- Solicita para a Secretaria de Obras, que realize a limpeza de todas as calçadas do município de Brasiléia.
- Que este Poder, encaminhe ao Gabinete do Senador Jorge Viana um documento solicitando informações de como está o Projeto da construção da Biblioteca Pública do município de Brasiléia;
- Solicita que a Prefeitura, tome as providências necessárias quanto aos prédios municipais que estão abandonados no município servindo para práticas ilegais;
- Que a Secretaria de Obras, providencie iluminação Pública para as ruas: Odilon Pratagi, Doze de Outubro, Gabriel Acácio e Avenida Geny Assis;
- Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, informe a este Poder, o horário de funcionamento das Unidades de Saúde do km 26 e 68;
- Que a Secretaria de Saúde, providencie algo para que os portadores de hepatites do município não fiquem totalmente desassistidos, bem como campanhas e outros meios que possa ser oferecido pela secretaria para os mesmos.
Vereador Joelso Pontes (PP) apresentou algumas reivindicações:
- Solicitou para a Prefeitura através da Secretaria de Obras, que seja concluído o serviço do Bairro Francisco José Moreira nas proximidades do Senhor Bau;
- Solicitou que a Prefeitura, contemple as ruas que não foram incluídas no Programa Ruas do Povo;
- Que a prefeitura tome providências, mediante a situação dos moradores do ramal do km 59;
- Solicitou que a Prefeitura através do Setor Competente, providencie serviços de limpeza em geral para a Comunidade do Nazaré, e que disponibilize um ônibus para atender as pessoas que ali residem;
- Que a Prefeitura encaminhe a este Poder, cópias que comprovem a inclusão da mesma no Programa de Resíduos;
- Solicitou que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, disponibilize um transporte escolar para os alunos do km 35;
- Solicitou que a Prefeitura, faça a abertura da Rua Maria das Neves Araújo Moreira.
Vereador Marquinhos (PSDB) apresentou algumas reivindicações.
- Solicitou que a Secretaria de Obras, providencie a retirada dos acúmulos de lixo nas proximidades da Feira Livre Maria Florêncio;
- Que a Secretaria de Obras, faça um paliativo na Rua Ernestino Amaral no Bairro Alberto Castro;
- Solicitou ao responsável pelo Programa Luz Para Todos, que veja a possibilidade de instalar uma rede de energia no Ramal do Belmonte no km 13;
- Solicita ao Governo do Estado, informações de como está o desenvolvimento do Projeto da Nova Ponte que ligará os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
Comentários
Acre
Criança de 8 anos é internada em estado grave após comer bombom suspeito em Rio Branco

Menina relatou ter recebido doces de um homem desconhecido durante apagão; quadro clínico indica possível intoxicação
Uma criança de 8 anos foi internada em estado grave no Pronto-Socorro de Rio Branco após ingerir um bombom possivelmente envenenado na noite deste domingo (15), na Rua da Caixa d’Água, no bairro Recanto dos Buritis, na região do Segundo Distrito da capital acreana.
Segundo relato da mãe, Salviana Leite de Souza, a menina estava brincando em via pública, próximo à residência da família, quando retornou para casa apresentando sinais de mal-estar. Ao ser questionada, a criança contou que havia recebido bombons de um homem desconhecido durante um apagão registrado na região.
De acordo com a menina, ela consumiu os doces e voltou a brincar normalmente. Minutos depois, começou a apresentar sintomas preocupantes e decidiu voltar para casa, momento em que a mãe acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Uma ambulância foi enviada ao local e, após os primeiros atendimentos, a criança foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco com falta de ar, taquicardia e pupilas contraídas, sinais que podem indicar um quadro de intoxicação.
Devido à gravidade, a menina foi levada diretamente para a emergência pediátrica da unidade, com suspeita de ingestão de substância tóxica ou entorpecente.
De acordo com um profissional de saúde que acompanha o caso, os sintomas são compatíveis com possível intoxicação, mas a confirmação depende de exames laboratoriais.
Até o momento, a ocorrência não havia sido registrada pela polícia.
Comentários
Acre
IRPF 2026: Receita Federal divulga calendário de restituição; veja

A Receita Federal divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), as datas referentes ao valor a restituir do Imposto de Renda, exercício 2026, ano-base 2025. Os pagamentos serão realizados em quatro lotes, entre maio e agosto deste ano. Confira:
1º lote — 29 de maio de 2026
2º lote — 30 de junho de 2026
3º lote — 31 de julho de 2026
4º lote — 28 de agosto de 2026
Segundo a Receita Federal, as restituições serão disponibilizadas ao contribuinte pela ordem de entrega das declarações.
Terão prioridade na restituição pessoas com mais de 80 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores e, posteriormente, quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por recebê-la via Pix.
Datas e regras
A Receita Federal divulgou, ainda, as regras para o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2026. O prazo para enviar a declaração se inicia em 23 de março e termina às 23h59 de 29 de maio.
Quem não entregar ou atrasar a entrega dos documentos ao Fisco terá de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou, no valor máximo, equivalente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.
O cronograma de pagamento dos lotes de restituição começa em 29 de maio e vai até 28 de agosto, sendo pagos em quatro lotes.
O contribuinte já pode ir organizando os documentos para prestar as contas com o Leão, sobretudo os que comprovam a renda. Inclusive, o prazo para as empresas realizarem o informe de rendimentos referente ao ano-calendário 2025 venceu no último dia 27.
Em 2025, foram entregues milhões de declarações do IR dentro do prazo, o que representou aumento de % em relação ao número de 2024.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Acre
PRF apreende mais de 74 quilos de skunk durante fiscalização na BR-317, no Acre

Droga era transportada em carro rebocado; suspeitos foram presos e encaminhados à Polícia Federal em Epitaciolândia
Uma ação da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de mais de 74 quilos de skunk durante fiscalização na BR-317, no município de Xapuri, no interior do Acre. A ocorrência foi registrada na tarde da última sexta-feira (13).
De acordo com a polícia, a equipe realizava fiscalização de rotina quando identificou um veículo Renault Sandero de cor preta que rebocava um Renault Clio branco. Durante a passagem por um redutor de velocidade, o dispositivo de reboque, conhecido como “cambão”, se soltou, obrigando os veículos a parar.
Após a situação, os policiais abordaram os automóveis. O condutor do veículo rebocado tentou seguir viagem e desobedeceu à ordem de parada, mas acabou sendo interceptado pela equipe.
Durante a abordagem, os agentes questionaram o motorista sobre o conteúdo de várias caixas no interior do carro. O suspeito informou que transportava entorpecentes e recebeu voz de prisão no local.
Na vistoria realizada no veículo rebocador, os policiais encontraram uma pistola de airsoft escondida no porta-luvas. O condutor assumiu a propriedade do objeto.
Ao todo, foram apreendidos 74,4 quilos de skunk, além de quatro aparelhos celulares e objetos pessoais. Os dois veículos utilizados na ação também foram apreendidos. O Renault Clio permaneceu na unidade operacional devido a problemas mecânicos e será removido posteriormente.
Diante da ocorrência, a Polícia Federal foi acionada para dar apoio no encaminhamento do caso.
Os suspeitos, a droga e os veículos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia, onde foi realizado o registro do flagrante por tráfico de drogas.










Você precisa fazer login para comentar.