A Câmara Municipal de Brasiléia realizou na manhã desta terça-feira (27) a Décima Quinta Sessão Ordinária de 2014. Com a presença de Vereadores do Poder Legislativo, que usaram a Tribuna para apresentação de indicações em prol dos munícipes de Brasiléia. E a presença do Senhor Ailson Bastos – Presidente da COOPLAC, que foi convidada pela casa, para prestar informações sobre o funcionamento do laticínio.
Vereador Bil (PMDB)
Vereador Bil (PMDB) apresentou algumas reivindicações:
Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, faça o recolhimento do lixo na rua 12 de outubro;
Que este Poder, encaminhe ao gabinete do Senador Sérgio Petecão um documento, para saber qual a probabilidade do mesmo locar emenda para que seja construída uma quadra sintética no Residencial Jatobá;
Solicita ao Setor Responsável, que providencie com urgência a iluminação da Ponte Wilson Pinheiro;
Solicita que este Poder encaminhe um documento para a Federação de Futebol do Estado do Acre, solicitando informações detalhadas sobre os gastos que foram feitos com o dinheiro arrecadado pelos clubes que participaram do campeonato.
Vereador Carlinhos do Pelado (PSB)
Vereador Carlinhos do Pelado (PSB) apresentou algumas reivindicações:
Solicitou que a Prefeitura, providencie a melhoria do Ramal do Porvir;
Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, tome providências quanto a falta de iluminação pública no Centro do município de Brasiléia;
Que este Poder encaminhe para a Secretaria de Ação Social municipal e a SEDS, um documento explicando a real situação das 12 famílias que estão na invasão do Bairro José Braúna, para que possa ser visto a possibilidade de inclui-las no aluguel social;
Solicitou que a Assembleia Legislativa, faça uma audiência pública no Seringal Rubicon, para que seja esclarecido a real situação daquela localidade, e saber o ponto de vista dos moradores da comunidade;
Que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, providencie o melhoramento do Ramal do km 59, bem como na ponte da mesma localidade;
Solicitou que a Prefeitura através do Setor Competente, tome providências quanto ao estado em que se encontra a Rua Maria de Anunciação de Paula Moreira, que a mesma possa fazer melhorias na localidade.
Vereadora Fernanda Hassem (PT)
Vereadora Fernanda Hassem (PT) apresentou algumas reivindicações:
“Parabeniza a atuação do Ministério Público no município de Brasiléia”
Solicita para a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, informações de como será feito o processo seletivo para o Programa Asinhas da Florestania;
Solicita para a Secretaria de Obras, que realize a limpeza de todas as calçadas do município de Brasiléia.
Que este Poder, encaminhe ao Gabinete do Senador Jorge Viana um documento solicitando informações de como está o Projeto da construção da Biblioteca Pública do município de Brasiléia;
Solicita que a Prefeitura, tome as providências necessárias quanto aos prédios municipais que estão abandonados no município servindo para práticas ilegais;
Que a Secretaria de Obras, providencie iluminação Pública para as ruas: Odilon Pratagi, Doze de Outubro, Gabriel Acácio e Avenida Geny Assis;
Solicitou que a Prefeitura através da Secretaria de Obras, informe a este Poder, o horário de funcionamento das Unidades de Saúde do km 26 e 68;
Que a Secretaria de Saúde, providencie algo para que os portadores de hepatites do município não fiquem totalmente desassistidos, bem como campanhas e outros meios que possa ser oferecido pela secretaria para os mesmos.
Vereador Joelso Pontes (PP)
Vereador Joelso Pontes (PP) apresentou algumas reivindicações:
Solicitou para a Prefeitura através da Secretaria de Obras, que seja concluído o serviço do Bairro Francisco José Moreira nas proximidades do Senhor Bau;
Solicitou que a Prefeitura, contemple as ruas que não foram incluídas no Programa Ruas do Povo;
Que a prefeitura tome providências, mediante a situação dos moradores do ramal do km 59;
Solicitou que a Prefeitura através do Setor Competente, providencie serviços de limpeza em geral para a Comunidade do Nazaré, e que disponibilize um ônibus para atender as pessoas que ali residem;
Que a Prefeitura encaminhe a este Poder, cópias que comprovem a inclusão da mesma no Programa de Resíduos;
Solicitou que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, disponibilize um transporte escolar para os alunos do km 35;
Solicitou que a Prefeitura, faça a abertura da Rua Maria das Neves Araújo Moreira.
Vereador Marquinhos (PSDB)
Vereador Marquinhos (PSDB) apresentou algumas reivindicações.
Solicitou que a Secretaria de Obras, providencie a retirada dos acúmulos de lixo nas proximidades da Feira Livre Maria Florêncio;
Que a Secretaria de Obras, faça um paliativo na Rua Ernestino Amaral no Bairro Alberto Castro;
Solicitou ao responsável pelo Programa Luz Para Todos, que veja a possibilidade de instalar uma rede de energia no Ramal do Belmonte no km 13;
Solicita ao Governo do Estado, informações de como está o desenvolvimento do Projeto da Nova Ponte que ligará os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
O tradicional Bloco Urubu Cheiroso abriu a terceira noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco, neste domingo, animando foliões de todas as idades. O prefeito Tião Bocalom, o vice-prefeito Alysson Bestene e as primeiras-damas, Kely Bocalom e Roberta Lins, acompanharam o bloco pela avenida e também caíram no samba.
O prefeito destacou a relevância de resgatar o Carnaval para as famílias, reforçando que a festa deve ser alegre e segura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito ressaltou a importância do resgate do Carnaval voltado para as famílias, destacando que a festa deve ser marcada por alegria e segurança.
“Eu estou muito feliz. Pessoas vieram agradecer pelo resgate desse carnaval da cidade e das famílias. Graças à organização, todos podem brincar à vontade, crianças, idosos e cadeirantes, sem riscos. Isso me alegra o coração.”
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a novidade deste ano foi a eliminação dos camarotes, aproximando ainda mais o público da festa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para o diretor-presidente da Fundação Gabibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, a principal novidade deste ano foi a ausência de camarotes, trazendo o povo ainda mais próximo da folia:
“Toda a estrutura deste ano foi pensada para o povo. A avenida está lotada, sambando e pulando o carnaval no chão.”
O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que trazer de volta o Carnaval tradicional valoriza a cultura local e celebra a alegria de toda a população de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O vice-prefeito Alysson Bestene reforçou que o resgate do Carnaval tradicional é símbolo da alegria do povo de Rio Branco:
“Essa festa popular na Praça da Revolução foi feita com muito amor e carinho. A gestão do prefeito Tião Bocalom coloca as famílias em primeiro lugar, garantindo um Carnaval seguro, alegre e inclusivo. Queremos uma cidade cada vez mais moderna e desenvolvida para todos.”
A festa de Momo continua nesta segunda-feira, a partir das 18h30, com o desfile dos blocos de samba.
A terceira noite do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, realizada neste domingo (15), foi marcada por muita animação, inclusão e cuidado com a saúde. A ação contou com a participação do grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, formada majoritariamente por idosos e idosas, que marcaram presença na folia com disposição, alegria e exemplo de qualidade de vida. A noite foi dedicada especialmente ao Carnaval das crianças e dos idosos, fortalecendo o caráter familiar e intergeracional do evento.
Ação faz parte das iniciativas da Prefeitura de Rio Branco e destaca a importância de se manter ativo em todas as etapas da vida, especialmente na melhor idade. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando a importância de manter-se ativo em todas as fases da vida, especialmente na terceira idade. Além de prestigiar o evento carnavalesco, a Saúde Municipal também esteve presente com orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.
Fabiano Rodrigues destaca que ações como essa incentivam hábitos saudáveis. (Foto: Átilas Moura/Secom)
De acordo com o profissional de educação física Fabiano Rodrigues, responsável pelo grupo da Academia da Saúde da Policlínica Barral y Barral, ações como essa são fundamentais para estimular hábitos saudáveis.
“A importância, como eu sempre falo, é sair do sedentarismo, sair de casa e aproveitar a vida. Quem teve a sorte de envelhecer precisa que esse processo seja feito com saúde, praticando exercício físico e tendo bons hábitos. O carnaval é uma ótima oportunidade, um evento organizado, tranquilo e seguro. A gente traz o grupo para curtir e também para espalhar a energia boa que eles têm, fruto da prática regular de atividade física”, destacou.
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, frequentar a Academia da Saúde mudou sua rotina e trouxe mais qualidade de vida. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Para a aposentada Valdenora Teixeira, de 65 anos, participar da Academia da Saúde transformou a rotina e a forma de viver.
“É muito bom, porque a gente está sempre na ativa, fazendo atividade física, e isso melhora a nossa saúde. A Academia da Saúde Barral y Barral é tudo de bom, o professor entende a gente, é muito legal”, relatou.
Participação dos idosos junto às crianças e famílias reforça o compromisso da prefeitura com a saúde, o envelhecimento ativo e a convivência entre todas as gerações. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A presença dos idosos, ao lado das crianças e das famílias, reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, do envelhecimento ativo e da prevenção, consolidando o evento como um espaço de convivência, cuidado e alegria para todas as gerações.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, iniciou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) uma força-tarefa de limpeza nas áreas centrais da capital, após as noites de Carnaval. As equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes, com o objetivo de garantir a organização e a limpeza dos espaços públicos utilizados durante a folia.
Equipes atuam principalmente na Praça da Revolução e em vias adjacentes (Foto: Secom)
De acordo com o secretário Tony Roque, os trabalhos contemplam a Praça da Revolução e arredores, incluindo a avenida Getúlio Vargas, rua Floriano Peixoto, rua Marechal Deodoro, a Gameleira e o Calçadão da região central.
“Todo o perímetro está inserido na programação especial de limpeza pós-Carnaval”, destacou o secretário”.
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. (Foto: Secom)
Cerca de 50 servidores participam diariamente da operação, entre garis, coletores, motoristas e encarregados. Os serviços começam entre 6h30 e 7h e seguem até às 11h. As equipes realizam varrição, catação e retirada de resíduos, principalmente lixo leve, descartado durante as festividades. Após essa etapa inicial, caminhões compactadores da coleta regular do município entram em ação para recolher o material acumulado.
Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo. (Foto: Secom)
Além da área central, a prefeitura também atuou de forma específica no bairro Tucumã, onde houve programação carnavalesca no domingo (15). Segundo a secretaria, aproximadamente 40 trabalhadores foram mobilizados desde às 6h30 exclusivamente para a limpeza do local. A meta é concluir os trabalhos até às 11h30.
Após a finalização do serviço no Tucumã, as equipes retornam para reforçar a limpeza na região da Praça da Revolução, onde a programação de Carnaval segue até terça-feira. A Prefeitura destaca que a ação faz parte do planejamento para manter a cidade limpa e organizada durante todo o período festivo.
Você precisa fazer login para comentar.