Flash
Câmara de Brasileia durante sessão debate sobre Hospital regional do Alto Acre, falta de água no município, infraestrutura e Resex
Por Fernando Oliveira/ASCOM
Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 33° Trigésima Terceira Sessão Ordinária do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,29.
Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Mário Jorge(MDB), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB) e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB).
No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.
Veja o que disseram
Vereador Antônio Francisco (PT), Destacou a sua preocupação com a falta de água no município, falou da organização da Vila Quixadá no km 26, reivindicou melhorias de ramais para a Prefeitura de Brasileia e disse estar concluindo o relatório sobre limites territoriais no Alto Acre
“Estamos muito preocupadas com a falta de água no município, e a tendência é piorar com o inverno, mesmo tendo muita água o seu tratamento é mais difícil. Precisamos saber quais são os encaminhamentos para tomar providências e melhor a distribuição de água em Brasiléia.
Estivemos na última sexta-feira no km 26, reunimos com os moradores, onde discutimos a organização da comunidade, colocando nome de Vila Quixadá e nomeando ruas e avenidas.
Quero pedir que a prefeitura retome os trabalhos de melhoramentos de ramais e que a Secretaria de Obras faça Limpeza nas laterais dos ramais do km 13 e do Polo.
Quero dizer que estamos trabalhando na conclusão do relatório final dos limites territorial”, Frisou.
Vereador e Líder na Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), Propôs o governo do estado descentralizar os recursos da saúde para o Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana em Brasileia e questionou qual seria a solução para os moradores que moram na Reserva Extrativista Chico Mendes-Resex.
“Vou falar sobre a questão do hospital. As problemáticas continuam se arrastando, em minha opinião o governo tem que descentralizar os recursos, que seja direito no hospital. Peço que seja encaminhado um expediente para o Secretário de Estado de Saúde, solicitando que ele veja a possibilidade de descentralizar o recurso para o hospital de Brasiléia, com isso vai minimizar bastante e resolver as problemáticas, se esse recurso chegar direto ao hospital.
Não encontraram ainda uma solução para o problema da Reserva Extrativista Chico Mendes. Qual é a solução? Qual é a saída? É garantir uma renda para quem mora lá, ninguém que viver só pela sobrevivência, é justo que o seringueiro tenha um filho na faculdade, tenha uma moto e um carro. Eu sugeriu que cada seringueiro que cuida de uma colocação receba um salário do Governo Federal.
Sobre o abastecimento de água, o governo precisa de ter uma bomba com uma maior capacidade, a população não pode continuar passando por esse transtorno”, enfatizou
Vereador Joelson Pontes (PP), O Parlamentar lembrou o concurso público realizado pelo município em 2015 e fez reivindicações para a Secretária de Obras do Município
“Dia 21 de Dezembro vence o concurso de 2015. Quero pedir a prefeitura que faça a convocação, pois existe demanda no município.
Solicito ainda que a Secretária Municipal de Obras possa atender a linha 10 no seu Oseias com melhoramento de ramal. E uma ponte no ramal do 59.
Sugiro que seja feita uma visita ao Depasa para averiguar a falta de água”, disse.
Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Pediu melhoramento de ramais, construção de banheiros, quadras poliesportivas na zona rural de Brasileia, e lembrou que Moto Uber é ilegal.
“Quero falar do ramal do km 60 e também do assentamento, eles precisam de melhoria em seus ramais. Solicito também melhoramento de ramal na parte que compreende o seu Chico Leal até a Cajazeira.
Peço também para a prefeitura que construa um banheiro ou providencie um banheiro químico para atender os feirantes em frente ao Bradesco. Solicito a construção de uma quadra de areia para a escola do km 68.
Estão querendo criar o moto Uber em Brasiléia, que é ilegal e com isso prejudica as famílias que trabalham de moto taxistas”, Frisou.
Vereador José Gabrielle (PSB), O parlamentar criticou os critérios do governo federal para beneficiar os municípios com recursos de ramais, onde segundo o vereador o município de Brasileia recebeu o menor valor desses recursos.
“Gostaria de fazer comentários sobre os recursos de ramais. Brasiléia é o segundo município com maior quantidade de ramal, o valor que a Prefeitura de Brasileia recebeu é o menor de todos, que não dar pra fazer 11 km de ramais. Não sei quem escolheu o ramal 19, é um dos melhores em acesso, tem outros em situação pior. Brasiléia tem quase 2 mil km e vai ser feito 10 km. Brasiléia ganhou 5 vezes menos que Epitaciolândia que é bem menor em termo populacional e em ramais. Sugiro criar uma comissão e buscar explicações dos responsáveis.
Peço informações à Secretaria de Saúde sobre a unidade de saúde do km 68.
Agradeço ao poder executivo por atender minhas indicações, tem sido praticamente todas atendidas”, Ressaltou.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT), Fez indicações para melhoramento de ramais e pontes, e falou dos desafios de investimentos em tecnologia com sustentabilidade.
“Estou fazendo duas indicações, um para o km 52, ramal do Café e do Zé Careca. Faço também a reiteração de um pedido para melhoria de pontes.
O estado brasileiro está passando por muitas dificuldades na questão de novos investimentos em tecnologia. Produzir dentro com sustentabilidade é um grande desafio.
Sobre a reserva extrativista Chico Mendes, precisamos de investimentos tecnológicos, para desenvolver as áreas de florestas e manter o homem do campo. Estamos encerrando um ciclo sem alternativas para a sociedade.
Sobre a energia: temos uma rede de energia mais cara do Brasil e sem qualidade.
Hospital de Brasiléia: precisamos saber qual o valor do recurso destinado para o hospital de Brasiléia, pois lá sempre falta tudo”, disse.
Vereador Rozevete Honorato (PSB), Solicitou da Secretária de Obras uma correção no ramal do km 75, fez solicitação de tapa buracos na Rua José Meireles e a construção de uma ponte sobre o Rio Xapuri.
“Venho solicitar da Secretaria de Obras que seja feito uma correção em um trecho do km 75 e um tapa buraco na Rua José Meireles. Peço também a construção de uma ponte no Rio Xapuri, colocação Paraguaçu.
A falta de água virou rotina em Brasiléia, eu não culpo a gerência e nem funcionários. Peço providências ao setor competente, pois não podemos continuar sem água”, Concluiu.
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.














Você precisa fazer login para comentar.