Flash
Câmara de Brasileia durante sessão debate sobre Hospital regional do Alto Acre, falta de água no município, infraestrutura e Resex
Por Fernando Oliveira/ASCOM
Presidida pelo Vereador Presidente, Rogério Pontes, a 33° Trigésima Terceira Sessão Ordinária do 3° ano Legislativo. Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, José Cordeiro Barbosa, nesta, terça-feira,29.
Participaram o Vereador, Antônio Francisco(PT), Vereador, Charbel Saady(PP), Vereador Mário Jorge(MDB), Vereador Joelso Pontes(PP), Vereador Rosildo Rodrigues(PT), Vereador Zé Gabriele(PSB), Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT) Vereador e o 2° Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB) e o Vereador Vice Presidente, Marquinho Tibúrcio(PSDB).
No Grande expediente, os parlamentares usaram a tribuna da casa do povo para debater os assuntos mais relevantes de interesse da comunidade.
Veja o que disseram
Vereador Antônio Francisco (PT), Destacou a sua preocupação com a falta de água no município, falou da organização da Vila Quixadá no km 26, reivindicou melhorias de ramais para a Prefeitura de Brasileia e disse estar concluindo o relatório sobre limites territoriais no Alto Acre
“Estamos muito preocupadas com a falta de água no município, e a tendência é piorar com o inverno, mesmo tendo muita água o seu tratamento é mais difícil. Precisamos saber quais são os encaminhamentos para tomar providências e melhor a distribuição de água em Brasiléia.
Estivemos na última sexta-feira no km 26, reunimos com os moradores, onde discutimos a organização da comunidade, colocando nome de Vila Quixadá e nomeando ruas e avenidas.
Quero pedir que a prefeitura retome os trabalhos de melhoramentos de ramais e que a Secretaria de Obras faça Limpeza nas laterais dos ramais do km 13 e do Polo.
Quero dizer que estamos trabalhando na conclusão do relatório final dos limites territorial”, Frisou.
Vereador e Líder na Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), Propôs o governo do estado descentralizar os recursos da saúde para o Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana em Brasileia e questionou qual seria a solução para os moradores que moram na Reserva Extrativista Chico Mendes-Resex.
“Vou falar sobre a questão do hospital. As problemáticas continuam se arrastando, em minha opinião o governo tem que descentralizar os recursos, que seja direito no hospital. Peço que seja encaminhado um expediente para o Secretário de Estado de Saúde, solicitando que ele veja a possibilidade de descentralizar o recurso para o hospital de Brasiléia, com isso vai minimizar bastante e resolver as problemáticas, se esse recurso chegar direto ao hospital.
Não encontraram ainda uma solução para o problema da Reserva Extrativista Chico Mendes. Qual é a solução? Qual é a saída? É garantir uma renda para quem mora lá, ninguém que viver só pela sobrevivência, é justo que o seringueiro tenha um filho na faculdade, tenha uma moto e um carro. Eu sugeriu que cada seringueiro que cuida de uma colocação receba um salário do Governo Federal.
Sobre o abastecimento de água, o governo precisa de ter uma bomba com uma maior capacidade, a população não pode continuar passando por esse transtorno”, enfatizou
Vereador Joelson Pontes (PP), O Parlamentar lembrou o concurso público realizado pelo município em 2015 e fez reivindicações para a Secretária de Obras do Município
“Dia 21 de Dezembro vence o concurso de 2015. Quero pedir a prefeitura que faça a convocação, pois existe demanda no município.
Solicito ainda que a Secretária Municipal de Obras possa atender a linha 10 no seu Oseias com melhoramento de ramal. E uma ponte no ramal do 59.
Sugiro que seja feita uma visita ao Depasa para averiguar a falta de água”, disse.
Vereador Vice Presidente, Marquinhos Tibúrcio (PSDB), Pediu melhoramento de ramais, construção de banheiros, quadras poliesportivas na zona rural de Brasileia, e lembrou que Moto Uber é ilegal.
“Quero falar do ramal do km 60 e também do assentamento, eles precisam de melhoria em seus ramais. Solicito também melhoramento de ramal na parte que compreende o seu Chico Leal até a Cajazeira.
Peço também para a prefeitura que construa um banheiro ou providencie um banheiro químico para atender os feirantes em frente ao Bradesco. Solicito a construção de uma quadra de areia para a escola do km 68.
Estão querendo criar o moto Uber em Brasiléia, que é ilegal e com isso prejudica as famílias que trabalham de moto taxistas”, Frisou.
Vereador José Gabrielle (PSB), O parlamentar criticou os critérios do governo federal para beneficiar os municípios com recursos de ramais, onde segundo o vereador o município de Brasileia recebeu o menor valor desses recursos.
“Gostaria de fazer comentários sobre os recursos de ramais. Brasiléia é o segundo município com maior quantidade de ramal, o valor que a Prefeitura de Brasileia recebeu é o menor de todos, que não dar pra fazer 11 km de ramais. Não sei quem escolheu o ramal 19, é um dos melhores em acesso, tem outros em situação pior. Brasiléia tem quase 2 mil km e vai ser feito 10 km. Brasiléia ganhou 5 vezes menos que Epitaciolândia que é bem menor em termo populacional e em ramais. Sugiro criar uma comissão e buscar explicações dos responsáveis.
Peço informações à Secretaria de Saúde sobre a unidade de saúde do km 68.
Agradeço ao poder executivo por atender minhas indicações, tem sido praticamente todas atendidas”, Ressaltou.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT), Fez indicações para melhoramento de ramais e pontes, e falou dos desafios de investimentos em tecnologia com sustentabilidade.
“Estou fazendo duas indicações, um para o km 52, ramal do Café e do Zé Careca. Faço também a reiteração de um pedido para melhoria de pontes.
O estado brasileiro está passando por muitas dificuldades na questão de novos investimentos em tecnologia. Produzir dentro com sustentabilidade é um grande desafio.
Sobre a reserva extrativista Chico Mendes, precisamos de investimentos tecnológicos, para desenvolver as áreas de florestas e manter o homem do campo. Estamos encerrando um ciclo sem alternativas para a sociedade.
Sobre a energia: temos uma rede de energia mais cara do Brasil e sem qualidade.
Hospital de Brasiléia: precisamos saber qual o valor do recurso destinado para o hospital de Brasiléia, pois lá sempre falta tudo”, disse.
Vereador Rozevete Honorato (PSB), Solicitou da Secretária de Obras uma correção no ramal do km 75, fez solicitação de tapa buracos na Rua José Meireles e a construção de uma ponte sobre o Rio Xapuri.
“Venho solicitar da Secretaria de Obras que seja feito uma correção em um trecho do km 75 e um tapa buraco na Rua José Meireles. Peço também a construção de uma ponte no Rio Xapuri, colocação Paraguaçu.
A falta de água virou rotina em Brasiléia, eu não culpo a gerência e nem funcionários. Peço providências ao setor competente, pois não podemos continuar sem água”, Concluiu.
Comentários
Flash
Prefeito de Manaus e forte pretenso pré-candidato a governador do AM, Davi Almeida convida Bocalom para disputar o Governo do Acre pelo Avante
O prefeito de Manaus, Davi Almeida, confirmou sua pretensão de pré-candidatura ao Governo do Amazonas pelo Avante e, durante encontro político realizado nesta quinta-feira (5), convidou o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre, Tião Bocalom, para disputar o Governo do Acre pela legenda.
O convite ocorreu em Manaus, onde Bocalom cumpriu agendas oficiais, e fez parte de uma articulação mais ampla para fortalecer o Avante na Região Norte. Reconhecido como uma das principais lideranças do partido no país, Davi Almeida vem ampliando sua influência regional a partir da gestão da capital amazonense e do protagonismo político que exerce no Norte.
O convite a Bocalom leva em consideração sua atuação à frente da Prefeitura de Rio Branco e sua liderança no cenário municipal e estadual, especialmente no comando da Associação dos Municípios do Acre. A articulação sinaliza o movimento do Avante para reunir gestores com perfil executivo e forte presença política nas disputas majoritárias que se aproximam.
Tião Bocalom está atualmente filiado ao Partido Liberal.
Comentários
Flash
Homem é ferido com golpe de canivete no peito pela ex-esposa no Segundo Distrito de Rio Branco
Mulher foi presa em flagrante por tentativa de homicídio; vítima foi socorrida pelo Samu e está fora de risco
O peão de fazenda Cosme Sousa Pinheiro, de 40 anos, foi ferido com um golpe de canivete no peito na noite desta quinta-feira (5), na rua Coronel Honório Alves, no bairro 15, região do Segundo Distrito de Rio Branco. A autora do ataque, segundo a Polícia Militar, é a ex-esposa da vítima, Juliana Andrade da Frota, de 31 anos, que foi presa em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.
De acordo com testemunhas, Cosme teria passado o dia ingerindo bebida alcoólica em um bar próximo e, no início da noite, retornou à residência do casal. Juliana estava em frente ao imóvel conversando com familiares enquanto cortava uma maçã com um canivete.
Ainda conforme os relatos, movido por ciúmes, Cosme passou a proferir ofensas verbais contra a mulher e, em seguida, teria avançado para agredi-la fisicamente. O padrasto de Juliana interveio para tentar conter a situação.
Durante a confusão, Juliana utilizou o canivete que segurava e desferiu um golpe no peito do marido. Cosme caiu na calçada e pediu ajuda. Após o ocorrido, a mulher deixou o local.
Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local, foi estabilizada e encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
Policiais militares do 2º Batalhão atenderam a ocorrência, colheram informações e realizaram buscas na região. Juliana foi localizada em uma parada de ônibus na mesma rua, onde recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Flagrantes (Defla).
O caso está sendo apurado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e deverá ser encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Na delegacia, Juliana afirmou à equipe de reportagem que é mãe de três filhos com Cosme e que possui diversos boletins de ocorrência registrados contra ele. Segundo a mulher, a vítima é natural do estado de Mato Grosso e havia chegado a Rio Branco há cerca de três dias. Ela relatou ainda que possui medida protetiva contra o marido e que, sempre que ele aparece, ocorrem discussões e conflitos, embora, segundo ela, a situação nunca tivesse chegado a um desfecho tão grave quanto o registrado nesta quinta-feira.
Comentários
Flash
MIDR reconhece a situação de emergência em Cruzeiro do Sul e outras cidades afetadas por desastres
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (5), a situação de emergência em nove cidades afetadas por desastres nos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:
Passam por um período de estiagem os municípios de Itatira e Paramoti, no Ceará, e Camalaú, na Paraíba. Já Pau dos Ferros e Várzea, no Rio Grande do Norte, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Por outro lado, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, foi atingida por inundações, enquanto Itaberaba, na Bahia, e Joanésia, em Minas Gerais, por enxurradas e deslizamentos, respectivamente. O município de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, foi castigada por fortes chuvas.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Os municípios com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar apoio financeiro ao MIDR por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho enviados e, após a aprovação, publica portaria no DOU com os valores a serem liberados.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Com informações do MIDR

















Você precisa fazer login para comentar.