Conecte-se conosco

Acre

Câmara de Brasileia dedica sessão a Damião Santiago

Publicado

em

Damião Santiago, de camiseta azul no centro da plenária - Foto: Assessoria

Damião Santiago, de camiseta azul no centro da plenária – Foto: Assessoria

É com muito pesar que esta casa legislativa realiza a 36ª sessão ordinária, que aconteceu na manhã desta terça feira 19. “Damião Santiago Pereira” era um assídua frequentador e espectador, sempre com olhar atento as discussões na tribuna, deixaria de assistir para sempre uma das coisas que mais gostara de fazer. Acompanhava sempre em plenária os debates entre vereadores quando era dedicado a sua profissão, Damião era funcionário da TV gazeta deixou esposa e filhos. Seu falecimento aconteceu no dia 13 de novembro de 2013. Deixando imensuráveis saudades a seus familiares, e a esta instituição Câmara Municipal de Brasileia, a vereadores e servidores desta casa do povo e por este motivo que a câmara municipal de Brasileia vem através de sua assessoria de comunicação externar condolência a família da Damião Santiago.

Minuto de silêncio em homenagem ao falecido Damião Santiago, que raramente perdia uma sessão na Câmara - Foto; Assessoria

Minuto de silêncio em homenagem ao falecido Damião Santiago, que raramente perdia uma sessão na Câmara – Foto; Assessoria

Grande expediente:

Benedito Rocha - PMDB

Benedito Rocha – PMDB

Benedito Rocha – PMDB:

Bil Rocha iniciou seu discurso cumprimentando os ouvintes do mercado municipal, o público presente na plenária.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a secretaria de obras realize a coleta de lixo na rua Antônio Lopes bairro Eldorado, segundo o vereador as pessoas estão reclamando que a coleta de lixo passa apenas uma semana e duas não passa.
  2. Pediu que a secretaria de obras realize reposição de lâmpadas queimadas na rua Antônio campo bairro Eldorado.
  3. Solicitou também que a secretaria de obras realize um trabalho de capina no bairro três botequins precisamente na rua beira rio.
  4. Solicitou que a secretaria de administração do estado informe o nome dos funcionários permanentes e provisórios que trabalham no município de Brasileia.
  5. Finalizou suas indicações solicitando que a secretaria de educação esclareça sobre o porquê da paralização do programa asinhas da florestaria no município.
Carlinhos do Pelado - PSB

Carlinhos do Pelado – PSB

Carlinhos do Pelado – PSB:

Ao usar a tribuna iniciou Cumprimentou a todos, falou sobre a rua do bairro Leonardo Barbosa que corre o risco de ser apartada pelo rio, disse que a Câmara só pode pedir ao poder executivo providências urgentes para aquela situação.

Indicações:

  1. Ainda na tribuna o vereador solicitou que a Secretaria de Obras tome providências com relação ao esgoto da Rua Bariri, Bairro Cageacre, moradores reclamam que resíduos do esgoto está voltando para as casas.
  2. Pediu que a Secretaria de Obras faça manutenção no esgoto da Travessa Belém.
  3. Indicou que a Prefeitura tome providência com relação ao esgoto da Avenida Rolando Moreira, próximo ao Tend Tudo, segundo moradores o mau cheiro constante.
  4. O vereador sugeriu que a Câmara veja a possibilidade de produzir uma cartilha contendo as leis municipais e que seja divulgada.
  5. Finalizou solicitando que a Prefeitura tome providências com relação ao bairro Leonardo Barbosa.
Fernanda Hassem - PT

Fernanda Hassem – PT

Fernanda Hassem – PT:

A vereadora usou seus quinze minutos na tribuna Cumprimentando a todos, externou condolências à morte do Senhor Damião Santiago. falou sobre o atendimento itinerante que será realizado na escola Fontinele de Castro nos dias 22/23 e 24 este mes. Falou sobre a paralisação do programa Asinhas da Florestania, disse que o atendimento só foi feito por três meses e pais de alunos estão reclamando porque não tiveram explicações e professores estão sem receber. Falou sobre o terreno dos taxistas que foi doado no ano passado pela prefeitura e os taxistas estão desassistidos segundo informações o terreno foi invadido. A vereadora ainda na tribuna apresentou documentos que comprovam o aumento das taxas de IPTU no município.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação a vereadora solicitou que a PM disponibilize policiais para atuar nos domingos na feira livre, de acordo com a vereadora estão acontecendo brigas bem cedo.
  2. Pediu também que a Prefeitura tome providências com relação à situação do ramal do Pólo, em dias de chuva, os feirantes trazem seus produtos a pé.
  3. Concluiu solicitando que a Prefeitura tome providências com relação a sujeira das calçadas do município.
Erizete Lima - PT

Erizete Lima – PT

Erizete Lima – PT:

Em uso a tribuna Cumprimentou a todos, a vereadora falou sobre o pesar da morte do Sr. Damião. Falou sobre a problemática na rede de telefonia do município conforme ela e preciso que providências seja tomada urgentes. Falou ainda sobre a quadra de grama sintética do bairro Eldorado, de acordo com a vereadora o mato está tomando de conta e a comunidade não está utilizando o espaço. A vereadora destacou mais uma vez sobre as péssimas condições da Avenida Marinho Monte. Falou sobre o tardio reenvio do PPA e da LOA e que os dois projetos estão comprometidos por culpa do Executivo.

Indicações:

  1.  Ainda na tribuna a vereadora pediu uma Moção de Pesar a família do Sr. Damião Santiago e da Srª Fátima ambos faleceram na última semana.
  2. Solicitou que o Governo e Secretaria de Esportes realize um levantamento de instituições e Associações de bairros e produtores rurais e entregue kits esportivos para essas Instituições, este ano ainda não aconteceu.
  3. Sugeriu que a Câmara municipal realize uma audiência pública para discutir sobre os problemas de telefonia móvel no Acre e principalmente no município.
  4. Solicitou que a Prefeitura realize a reposição dos bancos da Praça Gabriel Mendes.
  5. Solicitou também a Prefeitura instale bancos na praça Hugo Poli.
  6. Pediu que a Prefeitura tome providências com relação a praça da grama sintética que disponibilize para a comunidade.
Joelson Pontes - PP

Joelson Pontes – PP

Joelson Pontes – PP:

Iniciou cumprimentou a todos, falou sobre o pesar da morte do Sr. Damião, registrou a data de 17 de novembro de 110 anos à categoria de território acreano. Falou sobre a problemática da erosão do bairro Leonardo Barbosa. Falou que esta Casa já enviou documentos para a Anatel relacionada à operadora VIVO e nada foi resolvido segundo ele a péssima qualidade no serviço persiste. Fez comentários também sobre o programa Asinhas da florestaria que funcionou apenas por três meses. Destacou sobre a Avenida Marinho Monte e os problemas enfrentados pelos comerciantes por conta das péssimas condições da Avenida.

Indicações:

  1. Em sua primeira indicação solicitou que a secretária de Educação venha esclarecer sobre a paralisação do programa Asinhas da florestania.
  2. O vereador pediu que a Prefeitura acelere as melhorias no ramal do km 17 que sai no km 26 e no ramal do km 38.
  3. Sugeriu que a Prefeitura tome providência com relação a um bueiro do km 26, próximo ao Senhor Chico Caxexa.
  4. Finalizou sugerindo que a Prefeitura veja possibilidades de contemplar com melhoreis as famílias da beira do rio do km 59.
Marivaldo Oliveira - PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB

Marivaldo Oliveira – PMDB:

Falou sobre o pesar da morte do Senhor Damião, parabenizou a prefeitura pela premiação do campeonato de futebol que aconteceu no último sábado. Falou sobre o programa Ruas do povo de acordo com ele algumas ruas já estão comprometida. O vereador disse que o saneamento básico no estado do Acre é precário. Falou ainda da problemática da Avenida Marinho Monte.

Rosildo Rodrigues - PT

Rosildo Rodrigues – PT

Rosildo Rodrigues – PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre o pesar da morte do Sr. Damião, falou da importância desta casa participar dos conselhos municipais, falou do encontro em Belém para os extrativistas e solicitou o apoio desta casa para essa viagem. Falou da preocupação com os problemas do município. Fez um reconhecimento à presidente Luíza Carlota da AMOPREBE, pelo carinho e dedicação com os moradores da reserva e ao Presidente do Sindicato Joao lima pela compromisso com os moradores da reserva.

Indicações:

  1. Solicitou que a Superintendência do INCRA disponibilize os títulos definitivos das comunidades Pão de açúcar, Três meninas e fortaleza, conforme o vereador o documento que eles possuem não contempla as necessidades daquelas comunidades.
  2. Pediu que a Prefeitura faça reparos no ramal do Porvir saindo no Senhor João de oliveira.
  3. Indicou que a Prefeitura realize melhorias no ramal da Castanheira km 52.
  4. O vereador sugeriu que representantes da Empresa Transacreana participe da próxima sessão para falar sobre o transporte de má qualidade que circulam.
  5. Sugeriu também que a Câmara de vereadores realize uma audiência pública para falar sobre o aumento do IPTU no município.
  6. O vereador Propôs ainda que a Prefeitura faça um campo de futebol intermunicipal.
  7. Finalizou solicitando que a Prefeitura ofereça subsídio da borracha nativa para os seringueiros.
Tereza com Certeza - PT

Tereza com Certeza – PT

Tereza com Certeza – PT:

Cumprimentou a todos, falou sobre o pesar da morte do Sr. Damião, falou ainda sobre a problemática da Avenida Marinho Monte. Falou que foi procurada por pais de família que foram demitidos da prefeitura sem justa causa. Fez comentários também sobre o programa Asinhas da florestaria conforme a vereadora a paralização do programa deixou vários alunos desassistido.

Indicações:

  1. Ainda em seu pronunciamento solicitou que a Prefeitura faça um serviço de tapa buracos no Ramal do km 67, Porto Carlos, precisamente na ladeira do 14 e um bueiro estourou.
  2. Pediu que a Prefeitura faça a coleta de lixo na rua Maria Esther, Bairro Eldorado.
  3. Finalizou solicitando que a Prefeitura coloque iluminação pública nas ruas do bairro Eldorado.
DSC_0169

Mário Jorge Fiesca – PSB

Iniciou seu discurso na tribuna Cumprimentando a todos na plenária e no mercado Municipal. falou sobre o pesar da morte do Senhor Damião Santiago. O vereador destacou sobre uma matéria publicada no site sentinela da fronteira relacionada a Avenida Marinho Monte, segundo a matéria as obras da avenida caminham a passos lentos, de acordo com o vereador a avenida marinho montes e competência do governo federal (DNIT) executa-la. Outra questão importante pontuada pelo vereador foi com relação a ORLA do rio, conforme ele as obras da orla também estão paradas, disse que no período das cheias do rio acre as obras já feitas até agora corre um grande risco de ficar comprometida.

Ordem do dia:

Foi apresentado uma proposta de emenda modificando artigos do projete de lei nº 014 de 26 de setembro de 2013 de autoria do poder executivo municipal. Que cria a coordenadoria municipal da mulher.

Na ocasião a vereadora Fernanda Hassem (PT) relatora da comissão de justiça e redação apresentou uma proposta de emenda modificativa nº 03 de 2013 do projeto nº 014 de 26 de setembro de 2013 de autoria do poder executivo municipal. Modificando o artigo 1ª ao 4ª e a nomenclatura da coordenadoria alterando de coordenadoria da mulher para “organismo municipal de políticas para mulheres” (OPM).

ORDEM DA VOTAÇÃO;

Vereador Rosildo Rodrigues PT votou a favor da emenda.

Vereador Joelso Pontes PP votou a favor da emenda.

Vereadora Fernanda Hassem PT votou a favor da emenda.

Vereador Benedito lima PMDB votou a favor da emenda.

Vereador Carlinhos do Pelado PSB votou a favor da emenda.

Vereador Marivaldo Oliveira PMDB votou a favor da emenda.

Vereadora Tereza com Certeza PT votou favorável à emenda.

Vereadora Erizete lima PT votou favorável à emenda.

Dessa forma a emenda modificativa de “autoria” da vereadora Fernanda Hassem foi aprovada.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Acreanos lotam casas lotéricas sonhando com o prêmio de R$ 1 bilhão na Mega da Virada

Publicado

em

O último dia para concorrer ao maior prêmio das loterias de todos os tempos movimentou intensamente as lotéricas no Acre na manhã desta quarta-feira (31). Com a expectativa em torno do maior prêmio já oferecido pela Loteria Federal, filas se formaram desde as primeiras horas da manhã, reunindo apostadores movidos pela esperança de transformar a vida com um possível prêmio de R$ 1 bilhão, pela capital.

Entre os sonhos mais citados estão a conquista da casa própria, estabilidade financeira, viagens e a chance de ajudar familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade. “O sonho daquela casa própria, o sonho de ter muito dinheiro na conta, viagens. O acreano veio fazer a fezinha e acreditando na sorte também”, destacou o repórter David Medeiros ao acompanhar a movimentação nas casas lotéricas.

Um dos entrevistados foi o motoboy Moisés Santos, que não escondeu o esforço para garantir sua aposta. Ele manteve o tom bem-humorado ao justificar a ida à lotérica.“Rapaz, estamos aqui, né? Quem está esperando seu café da manhã, peço perdão logo aqui. Porque eu tenho que jogar, rapaz. Tenho que me arriscar. A vida de motoboy não é fácil, né? Mas estamos aqui pra concorrer nesse prêmio de um bilhão”, pontuou.

Ao falar sobre o que faria caso fosse o ganhador, Moisés detalhou planos de investimento e ações sociais.“Rapaz, se eu ganhasse um bilhão. Eu investiria em galerias. Eu investiria em apartamentos. Duas redes de supermercados. Entendeu? E ajudaria as pessoas aí. Pelo menos comprando mil e quinhentos sacolões para dar pras famílias carentes”, afirmou.

Outro apostador, Jeronias Araújo, destacou prioridades mais imediatas e solidárias.“Rapaz, a primeira coisa é um bilhão de reais. Eu pagaria todas as minhas dívidas. Ajudaria meus filhos. E também os meus irmãos. E fazia uma doação pro Hospital do Amor”, pontuou.

Já Alberto Ferreira contou que entrou em um bolão para aumentar as chances e também falou sobre seus planos.“Primeiramente, ajudaria a família. Ajudaria a família a fazer um passeio pelo Brasil e pelo mundo. Fui com o bolão. Uns cem reais. Quem sabe a sorte não está com nós”, finalizou.

 

ASSISTA AO VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Iteracre chega a 2026 fortalecido, com gestão madura e expansão recorde da regularização fundiária no Acre

Publicado

em

O ano de 2026 marca uma nova fase de fortalecimento e amadurecimento do Instituto de Terras do Acre, que inicia o período com planejamento consolidado, metas ousadas e bases sólidas construídas nos últimos anos. O crescimento contínuo das entregas e a ampliação das frentes de atuação demonstram o desenvolvimento institucional do Iteracre e a consolidação de uma política fundiária eficiente, estruturada e voltada para resultados concretos.

De acordo com dados oficiais da instituição, o estado saiu de 4.750 títulos entregues em 2023 e alcançou 7 mil títulos em 2025, um avanço expressivo que comprova a evolução técnica, administrativa e operacional do Iteracre. Esse desempenho projeta 2026 como um ano de expansão ainda maior, com foco na ampliação das áreas regularizadas, no fortalecimento das parcerias institucionais e no impacto direto sobre o desenvolvimento social e econômico do Acre.

O trabalho segue avançando nos municípios de Assis Brasil, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Epitaciolândia, Rio Branco e Rodrigues Alves, com forte atuação em áreas urbanas. Nessas localidades, a regularização fundiária garante segurança jurídica às famílias, impulsiona a valorização imobiliária e amplia o acesso a políticas públicas, crédito e investimentos, fortalecendo o ordenamento urbano e a cidadania.

Em Xapuri, 2026 será marcado por entregas aguardadas há mais de 35 anos. As áreas do Mutirão, do Aeródromo e do Corpo de Bombeiros entram na fase decisiva de regularização por meio de uma parceria entre o governo do estado, via Iteracre, a Secretaria do Patrimônio da União, a Prefeitura de Xapuri e a Assembleia Legislativa, com apoio do líder do governo. A iniciativa representa uma mudança estrutural na realidade de muitas famílias e contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico do município.

Nos municípios isolados de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, o Iteracre inicia 2026 dando continuidade às análises técnicas realizadas, com poligonais já identificadas e consideradas viáveis para regularização. A atuação nessas regiões reforça o compromisso do governo em garantir o direito à terra mesmo nas áreas de mais difícil acesso, ampliando a presença do Estado e promovendo inclusão social.

No campo, o foco permanece em áreas estratégicas para a produção e para a história do Acre. O Seringal Morungaba, em Tarauacá, segue como prioridade na regularização fundiária, com a concessão de títulos definitivos a trabalhadores rurais, fortalecendo a produção, garantindo segurança jurídica e promovendo dignidade às famílias. O Seringal Liege, em Feijó, localidade histórica ligada à extração da borracha e ainda hoje produtiva, integra o plano de trabalho de 2026 como símbolo da valorização da terra, da memória e da economia local.

O início de 2026 se dá justamente por essas áreas onde já existe um plano de trabalho em andamento. Somente nelas, a expectativa é de viabilidade para a entrega de cerca de 8 mil títulos definitivos. Paralelamente, o Iteracre atua de forma integrada com cartórios e com a Corregedoria de Justiça na identificação de novas áreas, ampliando o alcance da regularização fundiária e preparando o estado para novos avanços.

O cenário de 2026 reflete um Iteracre mais desenvolvido, mais experiente e com capacidade comprovada de planejamento e execução. A evolução no número de títulos entregues, aliada à expansão territorial das ações, confirma que a política fundiária do Acre entra em um novo patamar, promovendo segurança jurídica, desenvolvimento econômico e transformação social para milhares de famílias acreanas

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias aos seus lares após enxurrada

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, iniciou a partir das 8h desta quarta-feira 31, o processo de retorno das famílias que estavam abrigadas em unidades públicas do município em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro, provocada pelo transbordamento de igarapés na capital.

Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados para atender as vítimas da enxurrada: a Escola Municipal Álvaro Rocha e a Escola Municipal Anice Dib Jatene. As famílias que estão retornando para casa são aquelas diretamente atingidas pela enxurrada dos igarapés.

Durante o retorno, as famílias receberão novamente ajuda humanitária, com o objetivo de garantir condições mínimas para a retomada da rotina em seus lares.

A Prefeitura de Rio Branco reforça que continuará oferecendo toda a assistência necessária às famílias que estão retornando, por meio das equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais envolvidas, assegurando acompanhamento social e apoio contínuo neste processo de reconstrução.

A prefeitura de Rio Branco cumpre seu papel de socorro, acolhimento e assistência, mantendo o compromisso com a proteção e o bem-estar da população afetada por eventos climáticos extremos.

<p>The post Prefeitura de Rio Branco inicia retorno de famílias aos seus lares após enxurrada first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo