Extra
Câmara de Brasiléia aprova requerimentos para realização de audiências públicas para discutir reforma da previdência e BR 317
A quarta sessão ordinária do 3° ano legislativo da 14° legislatura da câmara de vereadores foi realizada na manhã desta terça-feira,07, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.
Participaram os vereadores Antônio Francisco (PT), Charbel Saady (PP), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB) e o Presidente Rogério Pontes (MDB).
Os vereadores presentes aprovaram por unanimidade dois requerimentos de autoria do vereador Rosildo Rodrigues do Partido dos Trabalhadores. Para realização de audiências públicas, para debater infraestrutura da BR 317 (Estrada do Pacifico) sentido Brasiléia/Assis Brasil e os trabalhos realizados na mesma pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).
O segundo requerimento do parlamentar que também foi aprovado pelo os demais colegas, é para discutir reforma da previdência juntamente com outras câmaras de vereadores em uma grande audiência pública a se realizada em Brasileia no próximo mês.
O Projeto da Prefeitura de Brasiléia que foi encaminhado para apreciação dos vereadores, que concede Auxilio Alimentação para professores e auxiliares da Educação do município ficou para ser votado pelos parlamentares na próxima sessão legislativa no dia 19.
No grande expediente os vereadores usaram a tribuna da câmara municipal para apresentar a suas reivindicações junto à comunidade.
Vejam o que disseram.
Solicitou melhorias para o Bairro Nazaré. Falou que o ramal da linha 9, está merece uma atenção, é que preciso cortar ladeiras, disse que o sofrimento é grande na localidade. Sugeriu que a prefeita Fernanda Hassem faça parceria com o governo do estado para realizar o corte das ladeiras na linha 9. Disse que a Secretaria de obras é muito dedicada.
E destacou a importância da câmara: “As pessoas não imaginam a importância que a Câmara tem, é um poder que é respeitado, estamos mais próximos da comunidade. Aprovamos projetos importantes para beneficiar a população. Sou defensor do parlamento. Temos que defender o parlamento e o nosso trabalho, não falemos de nos mesmo. Não cabe nós julgarmos um ao outro. Temos que cuidar com zelo do poder legislativo, porque está em defesa do povo”disse o vereador.
Vereador Jurandir Queiroz (Pros)
Agradeceu a Deus por mais uma oportunidade de trabalho na Câmara municipal. E fez indicação para o Bairro Jatobá, a rua do ex – prefeito Alvanir que segundo o vereador se encontra numa situação desconfortável. E voltou pedir melhorias para as ruas do Nazaré, principalmente a rua que dar acesso à casa da dona Natália.
“Peço que a Secretaria de Obras informe o calendário de coleta de lixo do Bairro Nazaré e peço também a construção de uma arquibancada para o campo do Nazaré. Ali no Marcos Galvão 1 tem uma espécie de T , tem um espaço no escuro na frente da igreja, solicito iluminação “disse o vereador.
E parabenizou a prefeita Fernanda pelas atividades no município. E destacou sua participação na abertura do ano letivo da rede municipal de ensino.
Vereador Presidente Rogério Pontes (MDB)
Iniciou seu pronunciamento na tribuna parabenizando o Secretário municipal de obras de Brasiléia e vice prefeito Carlinhos do Pelado pelo trabalho.
E destacou também a viagem da prefeita Fernanda Hassem á Brasília em buscar recursos para o município. “Tenho orgulho fazer parte dessa base liderada pela prefeita Fernanda Hassem”. E disse ainda que em breve será aprovado o projeto que trata do auxílio alimentação dos funcionários da educação.
Vereador Rosildo Rodrigues (PT).
Na tribuna o paramentar reiterou uma reivindicação pra EMBRAPA fazer trabalho de recuperação pastagem. Isso porque A Embrapa tem muitas técnicas para recuperar pastos, porque muitas produtores perderam o capim brizantão. Solicitou também o curso de qualificação na área de mecânica. E Pediu ao SEBRAE realizar um seminário sobre alimentação.
E solicitou que prefeita Fernanda Hassem que se reúna com os sindicatos e associações e parceiros para realizar o dia primeiro de Maio no km 26. E também a Secretaria de Agricultura que possa começar a planejar a feira do peixe.
“Não pude participar da abertura do ano letivo, eu quero registrar que pela primeira vez, a prefeitura vai comprar da agricultura familiar para a merenda escolar, é importância para os alunos saber que alimentação vem da sua própria casa, ou seja, que ele mesmo ajudou o seu pai a plantar e colher. Isso faz a diferença “disse o vereador.
Rosildo parabenizou ainda a equipe da coorpegrão spor organizar a produção. Quero pedir a cooperacre para ver a questão da compra extrativista. Saber do governo do estado e federal sobre subsídio da borracha.
Vereador Rozevete Honorato(PSB).
Ao usar a tribuna do parlamento municipal fez agradecimentos a Secretaria de Obras pelos trabalhos realizados. “São pessoas compromissadas! Quero tornar público, que a prefeita Fernanda está viajando para levantar recursos e resolver o problema dessa ponte” disse o vereador. Que fez uma indicação para o ramal do Polo, para que a Secretaria de obras realizasse melhoria na ladeira.
Fez outra indicação pra o poder executivo, colocar quebra-molas nas proximidades da escola Os Pastorinho. Reforma ou reparo na Praça Valdemir Lopes, a pedido do morador Manoel Crispim. E voltou a pedir melhorias para a comunidade do picadão, onde na localidade tem 4 pontes , sendo uma delas segundo o vereador Rozevete precisa de ser construída do zero, as demais apenas reforma.
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.