Brasil
ButanVac abre vagas para testes em humanos
Abertas as inscrições para quem tiver interesse em se tornar voluntário da fase 1 para os testes da nova vacina contra a Covid-19
Abertas as inscrições para quem tiver interesse em se tornar voluntário da fase 1 para os testes com a ButanVac – a nova vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19. Quem quiser participar precisa preencher o formulário que está disponível no site do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Essa é a primeira fase dos estudos clínicos, então é o momento em que a pesquisa vai analisar a segurança e os efeitos da dosagem da vacina. Por enquanto, a participação vai contar com apenas 418 voluntários maiores de 18 anos e que ainda não tenham sido vacinados contra a Covid-19. Um detalhe é que serão priorizados os moradores da região de Ribeirão Preto, para facilitar o acompanhamento médico dos voluntários.
Nas próximas etapas, que vão analisar a eficácia da vacina, o número de voluntários vai subir para cinco mil e todos vão ser vacinados da mesma forma e sem o uso de placebo. Os resultados da ButanVac vão ser comparados com os das outras vacinas que já estão sendo usadas no país. O endereço para se inscrever nos testes é hcrp.usp.br.
=
Comentários

Brasil
Câmara e Senado elegem suas presidências nesta quarta-feira
Esplanada tem esquema de segurança redobrado para a ocasião
A capital federal já está com tudo pronto para a posse de deputados e senadores nesta quarta-feira (1). Um esquema de segurança foi montado e revisado e já conta, inclusive, com grades instaladas na frente do Congresso, na Esplanada dos ministério.
O objetivo do esquema é evitar qualquer tipo de problema ou tentativa de invasão e quebra-quebra como a que ocorreu no dia 8 de janeiro. A posse dos parlamentares será a primeira missão do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Sandro Avelar, já que a intervenção em vigor no DF termina amanhã (31).
Dentro do Congresso, a segurança também será reforçada. Com mais detectores de metais e restrições de acesso: somente para profissionais credenciados, assessores e familiares.
Na Câmara, a posse está marcada para às 10h. Às 16h30, está marcada a sessão para eleger a Mesa Diretora. Até agora, na Câmara não há candidatura oficialmente formalizada, isso pode ser feito até uma hora antes da eleição, ou seja, até as 15h30, mas os anúncios já foram feitos pelos partidos. Arthur Lira, do PP, atual presidente é candidato à reeleição. Chico Alencar do PSOL também vai concorrer.
Já no Senado, a sessão de posse está marcada para as 15h. Em seguida, eleição da Mesa, para escolha do presidente. Com sessão convocada para a manhã de quinta-feira (2) para escolha dos demais cargos da mesa. Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura.
O atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB. Inclusive o PT, quando anunciou o apoio, disse que o faria por conta da conduta de Pacheco de defender a democracia após os ataques golpistas de 8 de janeiro.
O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.
O mandato da Mesa Diretora é de dois anos. Na quinta-feira, às 15h, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Comentários
Brasil
MEC divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza.
Portal Acesso Único reúne informações dos três programas
O Ministério da Educação disponibilizou na internet os editais dos primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para acessar informações sobre os três programas, os estudantes devem utilizar o Portal Acesso Único. Os calendários de inscrições foram antecipados, conforme anúncio feito em dezembro pelo MEC.
O novo prazo de inscrição para o Sisu é de 16 a 24 de fevereiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro. Antes, o resultado estava previsto para sair em 7 de março. As inscrições para o Prouni serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. E para o Fies, terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.
Segundo o MEC, em todos os processos seletivos, a classificação tem por base a nota obtida na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
“Para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever”, informou o Ministério da Educação.
Veja as datas
Sisu
Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
Resultado: 28 de fevereiro
Prouni
Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
Resultados: 7 de março (1ª chamada); e 21 de março (2ª chamada)
Fies
Inscrições: 7 a 10 de março
Resultado: 14 de março.
Comentários
Brasil
Em meio à crise de confiança, governo Lula nomeia 122 militares para o GSI

Palácio do Planalto, local que abriga o Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
Segundo portaria, integrantes das Forças Armadas vão ocupar cargos de secretário, assistente, especialista e supervisor
Em meio à desconfiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os militares, o governo federal nomeou, nesta segunda-feira (30), 122 membros das Forças Armadas para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
As nomeações, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), são assinadas por Leonardo Pinheiro Rua, diretor-adjunto do Departamento de Gestão do GSI, vinculado à Presidência da República. Pela portaria, os militares vão atuar nos cargos de supervisor, assistente, secretário e especialista.
Dos 122 militares nomeados, apenas um integrante foi alocado para o posto de assistente no Escritório de Representação do órgão no Rio de Janeiro — é o caso do sargento João Antônio de Farias Nascimento. Os demais foram lotados no GSI da Presidência da República, em Brasília.
A descrença do presidente fez com que, até o momento, 95 membros das Forças Armadas, lotados no GSI e em outros órgãos da Presidência da República, fossem dispensados.
As nomeações ocorrem após declarações que demonstram desconfiança de Lula em relação aos militares. Durante um café da manhã com jornalistas, o presidente disse que contratou pessoas em quem confia para os cargos de ajudantes de ordem, posto que era ocupado por militares no governo anterior.
Na sequência, o presidente afirmou estar convencido de que alguém facilitou a entrada de extremistas durante a invasão, em 8 de janeiro, das sedes dos Três Poderes, em Brasília. “Teve muita gente conivente, muita gente da PM conivente, muita gente das Forças Armadas conivente”, disse Lula.
Comentários
- Acre2 dias atrás
Homem apanha em público de sua mulher por suposta traição em Brasiléia e viraliza na internet
- Extra2 dias atrás
Acidente envolvendo carro e moto registra uma vítima fatal em Brasiléia
- Acre1 dia atrás
Em Brasiléia: vídeo de briga entre dois homens viraliza na internet com o tema “tudo por causa de um banho”
- Extra2 dias atrás
Peruanos de vários vilarejos próximo à fronteira ainda buscam único posto de gasolina em Assis Brasil
- Flash16 horas atrás
Polícia boliviana prende dois Brasileiros envolvido nos roubos da cidade de Cobija-Pando
- Flash15 horas atrás
Dois chilenos são presos por briga e por causarem congestionamento na ponte entre Brasiléia e Epitaciolândia
- Acre2 dias atrás
Alunos do Colégio Militar Estadual Tiradentes são destaque no I Campeonato Open Desporto Escolar
- Flash2 dias atrás
Aeronave da Força Aérea Boliviana cai próximo a Cobija e pilotos escapam após ejetar