Na noite do ocorrido, Evanildo havia terminado o culto, fechado a igreja e estava caminhando para casa quando foi abordado por Emilson, que reclamava da passagem pelo seu quintal
Emilson e o filho adolescente foram detidos, acusados de agressão física e lesão corporal, já que Evanildo e as duas mulheres apresentavam ferimentos. Foto: captada
Ithamar Souza
O pastor evangélico Emilson Leandro da Silva, de 47 anos, foi preso, e seu filho, menor de 17 anos, apreendido, acusados de agressão física contra o também pastor Evanildo Leandro da Silva, de 54 anos, Rosyane Cristiana dos Santos, de 48 anos, e Érica Cristina Santos Silva, de 33 anos. O caso aconteceu na noite deste domingo (6), na Rua Ayrton Senna, no bairro Ayrton Senna, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
Segundo informações de familiares dos envolvidos, a rixa seria entre Emilson, que é pastor evangélico, e Evanildo, também pastor evangélico e irmão do acusado. De acordo com os relatos, as desavenças entre os dois não são recentes. Emilson não aceita que a família de Evanildo passe por dentro do terreno dele para chegar à sua casa.
Na noite do ocorrido, Evanildo havia terminado o culto, fechado a igreja e estava caminhando para casa quando foi abordado por Emilson, que reclamava da passagem pelo seu quintal. Durante a discussão, Emilson teria empurrado o irmão. Rosyane, esposa de Evanildo, correu para ajudar o marido, e a filha do casal, Érica, também interveio ao ver o adolescente, filho de Emilson, supostamente agredindo Rosyane.
Emilson teria deliberadamente soltado seu cachorro, que atacou Érica, Rosyane e Evanildo. Para conter o animal, Evanildo agarrou o cachorro pelo pescoço, mesmo sendo mordido no peito. As duas mulheres auxiliaram Evanildo, golpeando o animal com uma ripa, até que ele soltasse as vítimas e fugisse.
A Polícia Militar foi acionada e enviou três viaturas para o local, a fim de controlar a confusão generalizada entre os familiares. Emilson e o filho adolescente foram detidos, acusados de agressão física e lesão corporal, já que Evanildo e as duas mulheres apresentavam ferimentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi chamado e enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros às vítimas. Evanildo, Érica e Rosyane foram atendidos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. Após receberem alta médica, eles foram levados para a Delegacia de Flagrantes (Defla), onde prestaram depoimento ao delegado de plantão.
Emilson teria deliberadamente soltado seu cachorro, que atacou Érica, Rosyane e Evanildo. Para conter o animal, Evanildo agarrou o cachorro pelo pescoço, mesmo sendo mordido no peito. Foto: captada
A Assessora de Eventos da Prefeitura de Assis Brasil, Leila Ferreira, esteve reunida com o diretor Sérgio Siqueira e a equipe da Fundação Elias Mansour para alinhar uma importante parceria em alusão aos 50 anos de fundação do município.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto comemorativo do cinquentenário, que será entregue ao presidente Minoru Kinpara. A proposta tem como foco a construção de um amplo trabalho de resgate histórico, reunindo fatos marcantes, registros e memórias que contam a trajetória de Assis Brasil ao longo dessas cinco décadas.
O objetivo da reunião foi planejar ações voltadas à elaboração de um projeto especial que destaque a evolução do município, sua identidade cultural e a valorização de seus pontos turísticos e patrimônios históricos. A iniciativa busca fortalecer o sentimento de pertencimento da população e evidenciar a importância de Assis Brasil no contexto regional.
Em breve, a equipe técnica estará no município para realizar levantamentos e coletar informações que irão compor o material comemorativo. O conteúdo será apresentado durante as celebrações oficiais do aniversário da cidade, que acontecem no mês de maio.
A Prefeitura de Assis Brasil reafirma, com essa parceria, o compromisso de preservar a história local e promover ações que valorizem a cultura e o desenvolvimento do município.
A decisão foi tomada após 107 cursos de medicina (30% do total de todo o país) apresentarem resultados ruins no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que mede o nível de conhecimento dos alunos na área de atuação. O resultado foi divulgado no mês passado.
Entre as sanções estão a proibição de abertura de vagas e o cancelamento do vestibular em faculdades que tiraram notas muito baixas. As punições variam de acordo com a pontuação, que vai de 1 a 5.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nessa terça-feira (10), no Auditório do Horto Florestal, a 4ª Reunião do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Rio Branco (COMPARB).
O encontro reuniu representantes do Poder Público e da sociedade civil com o objetivo de apresentar o andamento das ações da política municipal de bem-estar animal, alinhar procedimentos administrativos e fortalecer o funcionamento do Conselho.
A reunião foi conduzida pela secretária municipal de Meio Ambiente e presidente do COMPARB, Flaviane Stedille, que destacou a importância do diálogo institucional para o avanço das políticas públicas voltadas à causa animal.
O encontro foi conduzido por Flaviane Stedille, que destacou a importância do diálogo para fortalecer as políticas de proteção animal. (Foto: Secom)
“O fortalecimento do Conselho é fundamental para garantir transparência, participação social e efetividade nas ações de proteção e bem-estar animal. Estamos estruturando a política municipal com responsabilidade, planejamento e diálogo permanente com a sociedade”, afirmou a secretária.
Durante o encontro, foram apresentados informes sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria, incluindo o andamento de projetos relacionados à proteção animal, a estruturação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, o funcionamento dos serviços de controle populacional e as medidas adotadas no combate aos maus-tratos.
Também foram discutidos pontos relacionados à organização administrativa do Conselho, com proposta de revisão do Regimento Interno e criação de grupos de trabalho para aperfeiçoar os instrumentos normativos e acompanhar propostas legislativas voltadas à causa animal.
A reunião reuniu poder público e sociedade civil para atualizar as ações de bem-estar animal e fortalecer o Conselho. (Foto: Secom)
A equipe técnica da Secretaria apresentou ainda relatório sintético das ações de fiscalização, destacando o fluxo de atendimento às denúncias, os desafios enfrentados e a necessidade de ampliar a articulação com outros órgãos públicos, universidades, conselhos profissionais e o Ministério Público.
Outro ponto destacado foi a recente criação da Diretoria de Bem-Estar Animal no âmbito da Semeia, estrutura administrativa específica voltada ao planejamento, coordenação e acompanhamento das políticas públicas destinadas à proteção e defesa dos animais no município.
Ao final, os conselheiros discutiram o calendário anual de reuniões, com a definição de encontros ordinários periódicos ao longo do ano.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Semeia, reafirma seu compromisso com a construção de uma política pública sólida, participativa e integrada, voltada à promoção do bem-estar animal e à responsabilização de práticas de maus-tratos no município.
Você precisa fazer login para comentar.